Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

5 maneiras de refrescar sua casa durante os dias quentes de verão

por Dufrio Refrigeração • 15/12/2017
Compartilhar:

Em praticamente todas as regiões do país as estações estão cada vez mais misturadas, o que significa que a qualquer momento pode bater aquele calor de rachar. Mas quando já se sabe que o verão está chegando, é hora de equipar a casa para garantir dias mais agradáveis. Veja as diversas maneiras de refrescar a casa e ter o ambiente climatizado mesmo nos meses mais quentes do ano.

1 – Use e abuse das cores claras para ajudar a refrescar a casa

Quanto mais escura a cor, mais ela absorve energia. Isso porque se por um lado as cores claras – branco, bege, marfim, e até mesmo tons pastéis – refletem qualquer incidência de luz, como um verdadeiro espelho, as escuras as absorvem. E luz é energia.

Por isso, uma dica é “vestir” a casa de cores claras para refrescar a casa. Troque cortinas, mantas, tapetes, roupa de cama, toalhas, capas de almofada etc por tecidos claros e leves. Invista no algodão cru, voil, malhas e tudo o que secar rapidamente e absorver bem o suor.

Fuja dos tons escuros, mesmo nos acessórios, dos tecidos sintéticos e das texturas pesadas e grossas. Se possível, pinte as paredes de branco ou marfim.

2 – Espalhe bacias e tigelas de água pelos cômodos

Quando a umidade do ar está baixa o sistema respiratório sofre, o que ocorre com frequência no verão. Espalhar bacias e tigelas de água pelos recintos ajuda a refrescar a casa, já que a água evapora refrescando a casa, mas também melhorando a umidade do ar.

No entanto, não esqueça que o verão é a estação mais propícia para a proliferação de mosquitos pernilongos que colocam seus ovos na água limpa e parada. Por isso, troque os vasilhames todos os dias, esfregando bem a cada troca.

Uma outra opção, mais bonita e decorativa, são as fontes elétricas ou não. Elas são encontradas em diversos tamanhos e padrões, ajudando a enriquecer a decoração. E como não deixam a água parada, cumprem bem a função de refrescar a casa e melhorar a umidade do ar sem sem se tornarem criadouro do Aedes aegypti.

3 – Ventiladores melhoram a circulação do ar

Apesar de os ventiladores não refrescarem completamente a casa, já que a temperatura permanece a mesma, eles melhoram a circulação do ar. No entanto, é bom tomar cuidado com alguns aspectos. Tanto o aparelho quanto o ambiente devem estar muito bem limpos, caso contrário ele apenas vai espalhar mais poeira – o que pode gerar alergias, por exemplo.

A dica é apontar o ventilador para fora do ambiente, embora a temperatura exterior tende a ser mais quente que a do interior da casa. Pode parecer estranho, mas essa é uma forma de evitar um pouco a troca de ar entre os ambientes.

Já durante o dia, a dica é fazer justamente o contrário: aponte-o bem em sua direção, mas coloque uma bacia com gelo entre vocês. Assim você estará reduzindo um pouco a temperatura do ar que seja ventilado. Você pode até não refrescar a casa toda assim, mas pelo menos você ficará mais confortável.

Tanto o ventilador quanto o ambiente devem estar muito bem limpos, caso contrário o aparelho apenas vai espalhar mais poeira – o que pode gerar alergias, por exemplo.

4 – Trocar as lâmpadas também ajuda a refrescar a casa

Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, está mais do que na hora de trocar todas elas pelas eletrônicas ou as de LED, ainda mais econômicas e duráveis. Além de refrescar a casa, já que a chamada luz fria realmente gera menos energia, você também estará economizando muito na conta de luz. Com certeza um investimento que vale a pena.

5 – Instale um bom ar-condicionado

O ar-condicionado ainda é a melhor forma de refrescar a casa durante o verão – ou em qualquer época do ano, já que você regula a temperatura de acordo com seu conforto térmico. De acordo com os especialistas, a temperatura ideal para refrescar a casa gira em torno dos 23ºC.

Outra vantagem é que o ar-condicionado espanta mosquitos, principalmente quando age em conjunto com outras formas de prevenção, como telas e mosquiteiros, repelentes e os cuidados básicos para evitar criadouros de larvas em locais com água limpa e parada.

Além disso, o ar condicionado é ideal para refrescar a casa também à noite, beneficiando a noite de sono de crianças, adultos e idosos. Aparelhos com a tecnologia Inverter, por exemplo, são muito mais silenciosos, consomem até 60% menos energia do que os tradicionais e ainda podem purificar o ar em até 99%, removendo vírus, bactérias, poeira, poluição e microrganismos. Você refresca a casa e ainda ganha um ar muito mais saudável e confortável.

O ar-condicionado proporciona maior conforto térmico, deixando o ambiente mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o frequentam.

Aproveite para refrescar a casa durante o verão com as ofertas da Dufrio. Lá você encontra a maior variedade de aparelhos de ar condicionado, de todos os tamanhos e modelos, sempre com os melhores preços. Venha conferir!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento