Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Confira os benefícios de ter um ambiente climatizado

por Dufrio Refrigeração • 05/07/2017 • 05/07/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

À medida que as temperaturas começam a subir, o ar-condicionado pode parecer mais uma necessidade do que um luxo. Todos nós estivemos em situações, seja no local de trabalho ou em casa, em que o ventilador não parece ser o suficiente e tudo o que você quer fazer é sair ao ar livre ao invés de estar preso entre quatro paredes.

Felizmente, o ar-condicionado pode deixar o ambiente mais agradável, mantendo-o  refrigerado em temperaturas quentes e aquecido quando as temperaturas estão mais baixas. Mas como um ambiente climatizado pode trazer benefícios não só para o seu conforto, como para sua saúde? É sobre isso que falaremos hoje!

Continue lendo e descubra.

Como os condicionadores de ar criam um ambiente climatizado

Antes de falar dos benefícios de um ambiente climatizado, é preciso entender como um ar condicionado funciona. De maneira geral, sistemas de refrigeração e climatização têm o mesmo funcionamento e finalidade de refrigerar ou aquecer o ambiente.

O funcionamento se baseia em trocas térmicas, o ar que vai ser climatizado é induzido por um ventilador a passar por uma serpentina de cobre, que por sua vez está com temperatura suficiente para troca de calor com o ambiente. O fluido refrigerante que é utilizado no sistema hermeticamente fechado tem a função de transferir o calor, e após passar pela serpentina, o ar em contato é direcionado para o ambiente com a temperatura selecionada.

Esse processo é feito por um sistema composto por compressor, evaporador, condensador e componente de expansão que são as principais peças utilizadas para os diversos tipos de sistema de refrigeração e climatização.

Seu trabalho consiste basicamente em um compressor funcionando como o “coração do sistema”, responsável por bombear o fluido refrigerante para a condensadora, que por sua vez libera calor para o ambiente externo para que o fluido se torne líquido (por esse motivo, no verão quando passamos por locais onde tem unidades condensadoras, elas estão liberando ar quente).

Então, o fluido em estado líquido passa pelo componente de expansão e começa a se transformar novamente no estado gasoso, passando pelo evaporador sendo necessário retirar calor do ambiente interno para concluir o processo de evaporação, e é nesse momento que o ar que está no ambiente interno é induzido a passar pela serpentina, e após passar por ela o ar troca calor e volta ao ambiente a ser climatizado com a temperatura selecionada.

Por fim o fluido volta para o compressor reiniciando o ciclo. Quando o ciclo frio for invertido para quente as funções do evaporador e condensador se invertem simultaneamente.

Confira o funcionamento do ar-condicionado na ilustração abaixo:

Mas então, quais os benefícios de um ambiente climatizado?

Para falar disso, vamos separar os benefícios em duas partes:

Ar-condicionado para ambientes comerciais

As grandes cidades estão repletas de prédios comerciais e proporcionar a climatização adequada nesses locais pode trazer muitos benefícios. O ar-condicionado pode ser considerado um item indispensável para todos os tipos de ambientes, principalmente os comerciais, mas é preciso ficar atento na hora da escolha do condicionador de ar, pois ele precisa atender a necessidade do local onde será instalado.

Um aspecto importante que geralmente passa despercebido é que um ambiente climatizado também proporciona bem estar e faz bem para saúde. Isso porque o ar-condicionado conserva o ar limpo e livre de poluição, tornando-o mais saudável para pessoas principalmente aquelas que tem problemas respiratórios.

Além disso, o ar-condicionado também reduz a irritabilidade e cansaço causado pelas altas temperaturas. Assim, contribui na produtividade dos usuários e diminui o risco de erros em suas atividades. É por isso que manter um ambiente climatizado está começando a se tornar mais um dever do que um luxo.

Ar-condicionado para residencias

O ar-condicionado em casa está começando a se tornar mais popular ao longo dos últimos anos. Mais pessoas estão começando a perceber os benefícios que ele traz e estão começando a usá-los mais. Além do benefício principal de controlar a temperatura dentro de sua casa e manter um ambiente climatizado, existem muitas outras vantagens que discutiremos.

A qualidade do ar da sua casa também pode ser significativamente melhorada. As modernas unidades de ar condicionado possuem sistemas de filtragem de purificação de ar que ajudam na redução de bactérias e poeiras, e melhoram o ambiente para aqueles que sofrem de alergias. Elas também ajudam a proporcionar uma noite de sono tranquila e agradável, garantindo mais disposição para realizar as atividades diárias.

Os benefícios de ter um ar-condicionado para climatizar ambientes são infinitos, mas para assegurá-los, é importante ficar atento à manutenção e à limpeza do aparelho que deve ser realizada periodicamente.

O que você está esperando? Converse com um dos nossos consultores e escolha o melhor modelo para o seu caso!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

17K

90

Dicas

O controle do ar-condicionado não funciona: o que fazer?

898

0

Comercial

O que é BTUS? Qual a potência certa para seu ar-condicionado?

2K

2

Dicas

Como realizar a carga de fluido frigorífico em aparelhos de ar-condicionado split?

1 Comentário

Deixe o seu comentário!