Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado janela: tire suas dúvidas sobre este equipamento

por Dufrio Refrigeração • 03/07/2017 • 03/07/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Escolher o ar-condicionado certo para o seu caso é crucial para garantir o máximo de conforto para sua casa ou escritório, garantindo um ambiente mais agradável e proporcionando bem estar as pessoas que o frequentam. Além disso, um aparelho de ar-condicionado vai te ajudar a combater de maneira eficaz a proliferação de fungos e alérgenos, mantendo o ar do ambiente limpo e livre de poluição.

Para quem já acompanha o blog, já falamos por aqui sobre os principais modelos de ar condicionado e como cada um funciona. No post de hoje, vamos responder a uma pergunta muito comum de quem está pesquisando qual aparelho comprar: o ar-condicionado de janela serve para o meu ambiente?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo conosco e descubra como fazer a melhor escolha!

Como funciona o ar-condicionado de janela?

O nome pode parecer estranho, mas você provavelmente já viu um ar-condicionado de janela. São aqueles modelos mais tradicionais, compostos de uma peça só, que é colocado na parede do imóvel com parte para fora e parte para dentro.

Esse foi o primeiro modelo comercializado em larga escala para atender casas e escritórios. O funcionamento dele segue o mesmo princípio dos modelos mais novos: retirar o calor de dentro do ambiente e jogar para fora.

Alguns modelos oferecem facilidades, como controle remoto, filtros que eliminam bactérias e avisos de manutenção, o que garante maior bem-estar para quem o utiliza.

Quando o ar-condicionado de janela é indicado?

O ar-condicionado de janela possui também suas vantagens.  Além de ser mais simples de instalar que o modelo Split (falaremos dele mais na frente), por ser uma tecnologia que já está há tempo no mercado, você encontrará modelos mais em conta. Ele também pode ser encontrado tanto na tensão 110V quanto 220V, o que evita de você ter que fazer qualquer alteração na rede elétrica do imóvel.

Mas é preciso ter em mente alguns detalhes antes de comprar o seu, são eles:

  • Alguns prédios não permitem alterações na fachada, e o ar-condicionado de janela pode ser um problema nesse caso;
  • A potência desse modelo chega somente a 30.000 BTUs, fazendo com que o ar-condicionado de janela seja indicado para ambientes menores. Veja aqui como calcular a quantidade de BTUs que você precisa;
  • Como ruído dele é alto, em quartos e escritórios, onde o barulho pode atrapalhar o conforto das pessoas presentes, ele não é o modelo mais indicado;
  • Esse modelo também consome mais energia, por isso, se você não quer se preocupar com sua conta de luz, melhor pesquisar por outras opções.

Quais outras opções de ar-condicionado podem servir para o meu caso?

Se você leu até aqui e chegou à conclusão de que o ar-condicionado de janela não é o melhor para seu caso, abaixo apresentamos outros dois modelos que podem atender tudo que você precisa. São eles:

Ar-condicionado portátil

Como o nome já diz, esse modelo pode ser carregado de um ambiente a outro e portanto não precisa de nenhum tipo de instalação especial. Indicado para quem não pode alterar a fachada do imóvel ou quer ter um pouco mais de mobilidade. Contudo, esse modelo tem uma capacidade ainda menor que o de janela, e vai ser indicado só para quem não precisa de muita potência (nada acima de 14.000 BTUs);

Ar-condicionado Split

Os modelos Split são o que há de mais novo no mercado. Ao contrário do modelo de janela, eles são separados em duas partes (motor resfriador e a parte que efetivamente expele o ar frio no ambiente), o que, para começar, diminui o ruído consideravelmente.

Além disso, o Split possui uma potência maior que seus dois concorrentes, sendo indicado para grandes ambientes. Há ainda os modelos Split Inverter, que além dessas vantagens listadas acima, possui a melhor eficiência energética que você vai encontrar no mercado, ou seja, o menor consumo de energia elétrica.

E agora, já está pronto para escolher o melhor ar-condicionado? Tem mais alguma dúvida? Fale com um dos nossos consultores.

Recomendados para você

1K

1

Refrigeração

Como escolher os melhores equipamentos de refrigeração para sua empresa?

5K

0

Residencial

Ar-condicionado portátil é bom ou ruim?

4K

13

Comercial

3 motivos para investir em um equipamento Smart Inverter da LG!

6 Comentários

  1. Ademilson disse:

    Tenho um ar condicionado de Janela, quero saber se posso usar ele dentro do quarto em cima de uma mesa? Sem ter que abrir buraco no quarto?

  2. Izabel cristina disse:

    Tenho um ar de janela modelo splige nao ta gelando muito oque sera quer é pfv

  3. Chris disse:

    Boa noite!

    Gostaria de um ar condicionado split, mas toda a minha casa é 110V. É seguro o uso de transformador de 220V para 110V? Se sim, há algum tempo limite para o aparelho ficar ligado? OBS: parece que não há split fabricado em 110V.

    Muito obrigado!

Deixe o seu comentário!