Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado janela: tire suas dúvidas sobre este equipamento

por Dufrio Refrigeração • 03/07/2017
Compartilhar:

Escolher o ar-condicionado certo para o seu caso é crucial para garantir o máximo de conforto para sua casa ou escritório, garantindo um ambiente mais agradável e proporcionando bem estar as pessoas que o frequentam. Além disso, um aparelho de ar-condicionado vai te ajudar a combater de maneira eficaz a proliferação de fungos e alérgenos, mantendo o ar do ambiente limpo e livre de poluição.

Para quem já acompanha o blog, já falamos por aqui sobre os principais modelos de ar condicionado e como cada um funciona. No post de hoje, vamos responder a uma pergunta muito comum de quem está pesquisando qual aparelho comprar: o ar-condicionado de janela serve para o meu ambiente?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo conosco e descubra como fazer a melhor escolha!

Como funciona o ar-condicionado de janela?

O nome pode parecer estranho, mas você provavelmente já viu um ar-condicionado de janela. São aqueles modelos mais tradicionais, compostos de uma peça só, que é colocado na parede do imóvel com parte para fora e parte para dentro.

Esse foi o primeiro modelo comercializado em larga escala para atender casas e escritórios. O funcionamento dele segue o mesmo princípio dos modelos mais novos: retirar o calor de dentro do ambiente e jogar para fora.

Alguns modelos oferecem facilidades, como controle remoto, filtros que eliminam bactérias e avisos de manutenção, o que garante maior bem-estar para quem o utiliza.

Quando o ar-condicionado de janela é indicado?

O ar-condicionado de janela possui também suas vantagens.  Além de ser mais simples de instalar que o modelo Split (falaremos dele mais na frente), por ser uma tecnologia que já está há tempo no mercado, você encontrará modelos mais em conta. Ele também pode ser encontrado tanto na tensão 110V quanto 220V, o que evita de você ter que fazer qualquer alteração na rede elétrica do imóvel.

Mas é preciso ter em mente alguns detalhes antes de comprar o seu, são eles:

  • Alguns prédios não permitem alterações na fachada, e o ar-condicionado de janela pode ser um problema nesse caso;
  • A potência desse modelo chega somente a 30.000 BTUs, fazendo com que o ar-condicionado de janela seja indicado para ambientes menores. Veja aqui como calcular a quantidade de BTUs que você precisa;
  • Como ruído dele é alto, em quartos e escritórios, onde o barulho pode atrapalhar o conforto das pessoas presentes, ele não é o modelo mais indicado;
  • Esse modelo também consome mais energia, por isso, se você não quer se preocupar com sua conta de luz, melhor pesquisar por outras opções.

Quais outras opções de ar-condicionado podem servir para o meu caso?

Se você leu até aqui e chegou à conclusão de que o ar-condicionado de janela não é o melhor para seu caso, abaixo apresentamos outros dois modelos que podem atender tudo que você precisa. São eles:

Ar-condicionado portátil

Como o nome já diz, esse modelo pode ser carregado de um ambiente a outro e portanto não precisa de nenhum tipo de instalação especial. Indicado para quem não pode alterar a fachada do imóvel ou quer ter um pouco mais de mobilidade. Contudo, esse modelo tem uma capacidade ainda menor que o de janela, e vai ser indicado só para quem não precisa de muita potência (nada acima de 14.000 BTUs);

Ar-condicionado Split

Os modelos Split são o que há de mais novo no mercado. Ao contrário do modelo de janela, eles são separados em duas partes (motor resfriador e a parte que efetivamente expele o ar frio no ambiente), o que, para começar, diminui o ruído consideravelmente.

Além disso, o Split possui uma potência maior que seus dois concorrentes, sendo indicado para grandes ambientes. Há ainda os modelos Split Inverter, que além dessas vantagens listadas acima, possui a melhor eficiência energética que você vai encontrar no mercado, ou seja, o menor consumo de energia elétrica.

E agora, já está pronto para escolher o melhor ar-condicionado? Tem mais alguma dúvida? Fale com um dos nossos consultores.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
35 Comentários
  1. Ademilson disse:

    Tenho um ar condicionado de Janela, quero saber se posso usar ele dentro do quarto em cima de uma mesa? Sem ter que abrir buraco no quarto?

  2. Izabel cristina disse:

    Tenho um ar de janela modelo splige nao ta gelando muito oque sera quer é pfv

  3. Chris disse:

    Boa noite!

    Gostaria de um ar condicionado split, mas toda a minha casa é 110V. É seguro o uso de transformador de 220V para 110V? Se sim, há algum tempo limite para o aparelho ficar ligado? OBS: parece que não há split fabricado em 110V.

    Muito obrigado!

  4. Fernando Fidalgo disse:

    Quero aproveitar o ar condicionado de janela que tenho, é possível usar somente o compressor e a condensadora dele, juntamente com uma evaporadora split?

  5. Nilson Costa disse:

    Amigo tenho um ar condicionado de janela ele esta gelando bem porem o ventilador dele esta fraco quase nao faz vento e possivel arrumar tenho ele a oito anos

    • Olá Nilson, como vai ? Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo se for possível, pois você tem o produto a bastante tempo.Ficamos a disposição! 🙂

  6. Renato Rodrigues disse:

    Prezados(as) comprei dois ar de janela de 12.000 btus de vcs através das lojas Americanas.

    Minha dúvida é a seguinte, posso ligar e desligar o aparelho atraés de um djuntor, sem passar pela fase de ventilação?

    É que os aparelhos ficaram com os botões muito alto.

  7. Alexandre disse:

    Olá!

    Eu gostaria de saber se o ar condicionado janela eletrônico pode usar a tomada tripolar de 20a sem disjuntor? Porque eu tenho caixa de 6 disjuntores na minha casa.

    • Olá Alexandre, como vai? Orientamos que consulte um técnico especializado para identificar se é possível realizar este processo sem prejudicar seu ar condicionado. Ficamos a disposição!

  8. Zenilda disse:

    Queria saber se posso usar dentro de casa sem fazer buraco na parede

  9. Rafael disse:

    Boa noite tudo bem? Posso colocar um ar de janela na parte de baixo da parede? Pois na parte de cima n tem como .

    • Olá Rafael, como vai?
      Aparelho deve ser instalado, em relação ao chão, a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m. Se não for possível, deve-se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede. Ficamos a disposição!

  10. Milla disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se posso instalar o ar condicionado de janela sem o suporte?

  11. Juliano Abreu disse:

    Comprei um ar condicionado janela há mais de 30 anos e nunca o instalei. Será que ainda funciona? Como posso testa-lo?

  12. Roberto disse:

    Meu ar condicionado inovare 10500BTUS, não esta dando partida na turbina que joga o ar frio, só da partida e fraca quando impulsiono com a mão, será defeito no capacitor?
    o ventilador do evaporador esta normal.

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Não trabalhamos com a marca Inovare, mas sempre indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso do seu produto!

      Ficamos a disposição =)

  13. paulo dantas disse:

    Boa tarde!

    Vou fazer uma pequena cobertura por cima do ar condicionado para
    ficar abrigado da chuva(na parte externa), qual a distancia que devo deixar,
    entre o aparelho e a cobertura?

    • Olá Paulo, tudo bem?

      A distância para instalação de uma cobertura para a condensadora do seu ar condicionado, depende muito de qual modelo você possui. Por isso indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça uma análise mais precisa de qual a melhor distância para a instalação.

      Ficamos à disposição =)

  14. Crislayne disse:

    Olá, meu ar condicionado janela foi instalado embaixo da janela do meu quarto, gostaria de saber se tem problema fazer uma bancada acima dele. Obg.

    • Olá Crislayne, tudo bem?

      Sempre indicamos que a instalação e manutenção do aparelho, seja feita com base no que consta no manual do produto, feito pelo fabricante.

      Ficamos à disposição

  15. Susy Souza disse:

    Olá, meu vizinho precisou levantar mais o muro… A caixa do meu ar condicionado ficou encostado no muro. Isso interfere na qualidade do ar?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Susy

      É importante que sua condensadora tenha algum espaço para a circulação de ar, lembrando que é sempre aconselhado não obstruir as hélices onde ocorre a troca do ar.
      Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

  16. Sidonio Caetano disse:

    Boa tarde amigo,eatou em dúvida quanto ao meu ar condicionado consul 7.500 comprado ai com vocês da dufrio,ele tem duas entradas de ar correto, uma dessas entradas durante o dia entra claridade do dia como se tivesse todo aberto emquanto que a outra não entra claridade do dia como se tivesse totalmente fechado isso é normal.

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Sidonio

      Aconselhamos que você entre em contato com o técnico que efetuou a instalação pra você.
      Assim ele poderá lhe dizer com mais assertividade o que está ocorrendo.

      Att Equipe Dufrio!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento