Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Capacidade do ar-condicionado: por que nem sempre o maior número de BTUs é o melhor para o seu ambiente

por Dufrio Refrigeração • 14/11/2017
Compartilhar:

Quanto maior a capacidade do ar-condicionado melhor a climatização do seu ambiente, certo? Errado! O que parece óbvio pode não necessariamente corresponder à realidade. Embora essa seja uma crença popular, a verdade é que na prática o aparelho deve estar bem dimensionado com o tamanho da área a ser climatizada.

A primeira coisa a se  levar em conta na hora de comprar o seu equipamento, é a quantidade de BTUs. Ela é a unidade habitualmente utilizada no Brasil para medir a capacidade do ar-condicionado. Veja como fazer esse cálculo e economizar fazendo a compra certa.

Veja como o número de BTUs indica a capacidade do ar-condicionado

Repare bem: sempre que você vê uma oferta de ar-condicionado você encontra várias informações sobre o equipamento e, geralmente bem destacada, a sigla BTUs. Esse destaque não é à toa: ela corresponde a British Thermal Unit, ou “unidade termal britânica” em inglês.

Mas como é realizado o cálculo para um climatizar um ambiente?

Para que possa ser realizado o cálculo de Btus deve ser levado em conta a metragem quadrada do ambiente. Porem temos alguns fatores que devem ser levados em considerações para o correto cálculo são eles:

  • Quantidade de pessoas no ambiente.
  • Quantidade de aparelhos eletrônicos (computadores, cafeteiras, televisores e etc.).
  • Incidência solar no ambiente (manhã, tarde ou dia todo).
  • Existência de forro (mineral , PVC, madeira e etc.).
  • Quantidade de aberturas no ambiente (Janelas, portas de vidros )

Se você está achando muito complicado calcular tudo isso, nem precisa se preocupar, pois existem  softwares específicos para a realização desse cálculo.

Mas o que acontece se eu superdimensionar a capacidade do ar condicionado?

Hoje há uma oferta imensa de aparelhos no mercado, justamente para atender às situações mais variadas. Se você comprar um equipamento insuficiente para o tamanho e características do seu ambiente, seu consumo de energia será elevado devido a dificuldade do equipamento em atingir a temperatura de conforto, consequentemente não climatizando o ambiente no qual está instalado.

Além disso ele pode ter a sua vida útil reduzida, justamente por estar sendo forçado além da sua capacidade. O desgaste das peças é maior e exigirá manutenção mais frequente.

No entanto, se a capacidade do ar-condicionado for maior do que a necessidade do ambiente ele também aumentará o consumo de energia elétrica.

Basta analisar os selos de eficiência energética de dois aparelhos de uma determinada marca e com a mesma classificação energética, com as potências de 9.000 BTUs e 12.000 BTU, por exemplo.

Você vai notar que dois consomem 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Ou seja, o aparelho de 9.000 BTUs consome menos energia por mês do que o de 12.000 BTUs. Ressaltamos que isso é uma suposição, visto que esses dados podem mudar conforme a marca.

Isso significa que se você superdimensionar a capacidade do ar condicionado estará desperdiçando seu dinheiro – desde a compra de um aparelho mais caro até a conta mais alta de energia elétrica.

Vantagens de comprar a capacidade do ar condicionado correta

Quando a capacidade do ar-condicionado é escolhida de acordo com o cálculo térmico, ele climatiza o ambiente no tempo certo, economizando energia e tendo menos desgaste nos equipamentos.

Lembre-se que contas de energia elevadas referente a equipamentos de ar condicionado pode ser resultado de  equipamento mal dimensionado, mal instalados,antigos ou que  necessitam de manutenção. Hoje há vários aparelhos no mercado, como os de tecnologia inverter, que têm alto índice de eficiência energética.

Agora que você já sabe como calcular a capacidade do ar condicionado, conheça a grande variedade de aparelhos da Dufrio e escolha o que melhor atende às suas necessidades!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
15 Comentários
  1. Denilson Forato disse:

    Boa Tarde,
    Quais os ap. de AC que mais vendem por capacidade, selo Procel e gases usado?

    sds

  2. Anderson Beretta disse:

    Olá boa tarde. Tenho um ambiente de uns 62m2 e gostaria de saber o que é melhor para esse ambiente? Um ar condicionado de 36000 btus ou 2 ares de 18000 btus cada em locais separados?

    Att
    Anderson Beretta

  3. Marcos Antonio Carvalho Carvalho disse:

    Boa tarde, por gentileza o meu ar é springer silentia 21000btus, o menor grau de refrigeração deste é 18 dai para cima, o que gostaria de saber é se no menor grau(18) refrigera mais, ou almentando para mais de 18 refrigerara mais?…

  4. Robson disse:

    Olá,bom dia . Meu ar condicionado e de 12.000 BTUs.
    Gostaria de saber se há problemas em um ambiente de 5 mtrs quadrados

  5. Dario disse:

    Essa tese se aplica para os equipamentos inteveter também? visto que o compressor trabalha em diferentes níveis?

    • Olá!
      Para sua dúvida um especialista irá entrar em contato via e-mail.

      Ficamos a disposição!

      • Breno disse:

        Prezados, tenho essa mesma dúvida. Essa tese se aplica para os equipamentos inverter também? Considerando que o inverter pode chegar a baixos níveis rotativos e, consequentemente, baixo consumo. No meu ambiente, pela calculadora, indicou 9.000 BTU – 4,20 x 3,15, uma janela, 2 pessoas, sol pela manhã, cidade de elevada temperatura.

        • Olá Breno, tudo bem?

          Sim, a calculadora se baseia na quantidade de btus necessária para refrigerar o local descrito, indiferente da tecnologia de trabalho do Split já que a capacidade de refrigeração de ambos é a mesma, o que muda entre eles é a tecnologia que gera mais economia no consumo de energia elétrica.

          Ficamos à disposição =)

  6. alcides disse:

    No apto em que moro, no Rio de Janeiro, o sol da tarde é infernal. Pensei em comprar um split inverter, mas um técnico me sugeriu que usasse o modelo tradicional, porque o inverter, diante de uma temperatura muito quente, costuma entender como superaquecimento e simplesmente não liga. Isso procede?

  7. patricia disse:

    boa noite. como faço para enviar um projeto para analise da necessidade de ar condicionados?

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento