Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Instalação e manutenção do ar-condicionado, a importância de realizá-las

por Dufrio Refrigeração • 17/08/2017
Compartilhar:

Não basta comprar, é preciso muita atenção na  instalação e manutenção do ar-condicionado para que o aparelho trabalhe em sua melhor performance. Por isso, sempre que o assunto for instalação e manutenção, opte pela mão de obra especializada. Curiosos e amadores podem até parecer serviços mais baratos, mas com o tempo a economia acaba saindo cara.

Gastos desnecessários de energia, baixo nível de funcionamento e redução da vida útil são apenas alguns dos problemas que podem ser decorrentes de instalações e manutenções mal feitas. Conheça agora todos os aspectos que envolvem esses serviços e como podem melhorar o funcionamento do aparelho.

Para o ar-condicionado a instalação e manutenção bem feitas são essenciais

A boa instalação do ar condicionado é muito importante para o funcionamento adequado de todo o sistema, mas ela deve responder a uma série de critérios. O primeiro passo, antes mesmo da compra, é definir a capacidade adequada do ar condicionado em relação ao ambiente que deve ser climatizado.

Os aparelhos têm sua capacidade definida em BTU/H, uma unidade de medida britânica, que correspondem a determinadas dimensões de ar a ser refrigerado. Uma boa dica é usar uma calculadora de BTU/H para escolher o melhor modelo de acordo com a sua necessidade.

Instalação do ar-condicionado – Dicas

Uma vez escolhido e comprado o aparelho, na hora da instalação é preciso ficar atento à instalação elétrica, já que a tensão disponível no local e a tensão na qual ele deve funcionar devem ser compatíveis. Caso  seja preciso mexer na rede elétrica, a dica é procurar um profissional especializado para fazer a alteração, mas é sempre bom lembrar que há modelos 110V e 120V.

Se o aparelho escolhido for um split, ele terá uma evaporadora, que deverá ser instalada internamente, em local onde o fluxo de ar seja paralelo à maior dimensão do ambiente, longe de fontes de calor e de equipamentos eletrônicos, e nunca atrás de móveis, cortinas ou qualquer objeto que impeça o fluxo de ar.

Já a condensadora deve ser instalada externamente, levando em consideração a posição da evaporadora de forma racionalizar tanto a utilização do conjunto quanto dos tubos usados. Ela deve ficar onde haja a menor incidência possível de raios solares, mas com boa ventilação. No entanto, evite locais como garagens, becos e corredores.

Outro cuidado essencial é em relação à drenagem da água, que é feito por gravidade. Se não for possível, a instalação de uma pequena bomba pode ser a melhor solução para evitar goteira e infiltrações. Não use recipientes inadequados, como baldes.

O técnico especializado deverá, ao final da instalação de ar condicionado, fazer um teste completo, incluindo possíveis vazamentos.

 Manutenção do ar-condicionado – Benefícios e tipos

A manutenção regular do ar condicionado garante seu perfeito funcionamento evitando panes, economia de energia e maior vida útil de todas as peças, evitando trocas ou problemas com o equipamento como um todo. Além disso, há também benefícios para a saúde, evitando a proliferação de fungos e bactérias, além de fumaça, poluição e poeira que prejudicam a qualidade do ar consumido. A limpeza dos filtros deve ser feita a cada 15 dias, lavando-o em água corrente e retirando a poeira do aparelho com pano seco.

Mesmo assim, é preciso realizar  a manutenção preventiva uma vez por ano com um técnico especializado, que irá fazer uma limpeza profunda. Em locais de grande movimentação de pessoas, como locais públicos, lojas, clínicas, hospitais e escolas, por exemplo, a manutenção preventiva ar condicionado deve ser realizada a cada seis meses. A manutenção preventiva visa reduzir ou evitar a manutenção corretiva.

A manutenção preditiva, mais utilizada em grandes sistemas de climatização, é baseada na observação de sinais emitidos pelo equipamento e permitem entender sua condição operacional. Dessa forma, é possível fazer um prognóstico do final de vida útil de cada componente, a seu tempo. Esses sinais e tendências são avaliadas através de ensaios estatísticos oferecidos por dados colecionados em levantamentos.  As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva tem sido a ferrografia, vibração, ultrassom e termografia.

Já a manutenção corretiva, por outro lado, tem como objetivo consertar problemas já existentes e também só deve ser realizada por mão de obra especializada, no próprio local ou na oficina de reparo. Ela corrige falhas e recupera a performance de sistemas e/ou equipamentos que tenham diminuído sua capacidade de realizar funções previstas em seu projeto inicial.

Viu como tanto ar condicionado instalação e manutenção são serviços essenciais e precisam ser realizados por pessoal especializado? Dessa forma não só a performance é otimizada, como a própria vida útil do aparelho.

E você, já teve problemas por causa de instalação ou manutenção de ar condicionado mal feita? Compartilhe conosco a sua experiência, a Dufrio quer muito saber a sua opinião!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
7 Comentários
  1. Patrícia disse:

    Eu comprei ar condicionado no Magazine Luiza e a nota fiscal veio da dufrio… Queria saber se perco a garantia se contratar um eletricista da minha confiança para fazer a instalação ou precisa ser indicado por vcs

  2. Stefani Moreno de Melo Oliveira disse:

    COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
    ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE – EMS

    Escola Municipal de Saúde

    Orçamento para contratação de empresa especializada em instalação,manutenção preventiva e/ou corretiva, bem como a Limpeza em aparelhos de ares-condicionados, incluindo os materiais e reposição de peças.

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Patrimonio 00100505638389
    Gree Condicionador Ar Tipo Split Walt
    Modelo GWC12 MB

    01

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Springer Mider Portátil
    Modelo MPH 12CRV1=7898554870841

    01

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Consul Air Master 3000

    02

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Gree Split Piso /Teto
    Modelo GUCN48tf1AD
    01

    Serviço Quantidade

    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Springer Silver Maxi
    Modelo 38XCD030515MS
    SERIE 0111B05835
    01

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção corretiva e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    Carrier Modelo 38XCB030515MC
    01

    Serviço Quantidade
    Contratação de serviços de manutenção e limpeza
    Aparelho de Ar Condicionado
    LG Modelo TSUH2425MA1

    01

    DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS:

    • Limpeza do filtro de ar de retorno;
    • Troca de peças que estão com algum defeito, desgaste ou outro tipo de problema.
    • Conserto das peças e reparos gerais;
    • Troca do filtro para ar-condicionado;
    • Limpeza da bandeja de água de condensação;
    • Limpeza do sistema de drenagem de água de condensação
    • Limpeza do gabinete do evaporador;
    • Recarga na carga de gás refrigerante R-22
    • Verificação no comando do equipamento;
    • Testes finais de funcionamento e performance.

    LOCAL E PRAZO DE EXECUÇÃO:
    – Os serviços deverão ser executados no endereço abaixo, no prazo 10 dias, após a retirada da ** nota de empenho no mesmo local da prestação de serviço realizada.
    CONDIÇÕES GERAIS DA PROPOSTA:
    – Os proponentes deverão indicar garantia do equipamento ofertado garantia do serviço. Os equipamentos deverão ter garantia contra peças trocadas e serviços de reparos executados.
    – O produto deverá atender aos dispositivos da Lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e às demais legislações pertinentes.

    • Olá Stefani, tudo bem?

      Infelizmente não trabalhamos com instalação e manutenção de Ar Condicionado, mas sempre indicamos que a manutenção seja feita por um técnico autorizado pela marca dos seus aparelhos.

      Ficamos à disposição

  3. Laura Zillmer Russo disse:

    Bom dia ,

    Gostaria de solicitar um orçamento para Kit carga com gás e Rele para um ar-condicionado da marca ELGIN.

    Att,

    Laura Zillmer Russo

    • Letícia disse:

      Olá Laura, tudo bem?

      Você pode entrar em contato diretamente com o nosso televendas através dos números 4007-1853 ou 0800 008 8500.
      Se preferir, também estamos no WhatsApp: 51 4000-1975.

      Nosso atendimento durante a Black Friday será:
      Quinta: 08h às 02h | Sexta: 07h às 00h | Sábado: 08h às 18h

      Será um prazer lhe atender!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento