Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Manutenção do ar-condicionado: o que você precisa saber

por Dufrio Refrigeração • 18/07/2017
Compartilhar:

Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do aparelho, como também evitar riscos à saúde, estender seu tempo de vida útil e economizar dinheiro com reparos imprevistos  — que também podem causar a parada completa da unidade.

Um ar-condicionado exige atenção para garantir que está operando em sua máxima eficiência e qualidade. Para que você conheça os três principais tipos de manutenção que seu aparelho pode sofrer, descrevemos elas abaixo, informando os benefícios de cada uma e quando cada deve ocorrer. Acompanhe!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é indicada, quando o equipamento apresenta falhas ou desgastes deixando de funcionar como o esperado. Esse procedimento é composto por um conjunto de métodos que visam restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.

O grande problema desse tipo de manutenção é que ele diminui o ciclo de vida do aparelho e que você estará a mercê da sorte, podendo ter um ar-condicionado quebrado durante os períodos em que o sistema é mais utilizado.

É por isso que o ideal é que a manutenção corretiva só aconteça em raras ocasiões. Mas como conseguir isso? Investindo nas manutenções preventivas e preditivas do equipamento.

Manutenção preventiva

Por parecer mais caro ter que gastar com a manutenção do ar-condicionado sem que ele esteja com defeito. Porém, sem dúvidas, este é o procedimento mais barato e garantido. A manutenção preventiva tem o objetivo de corrigir os defeitos antes que eles se manifestem ou que causem danos maiores.

Pense no seu carro, por exemplo. Não é muito melhor trocar o óleo do motor, as pastilhas de freios e outras peças antes que elas causem danos (que podem ser graves) ao carro? Em qualquer equipamento, como seu computador ou máquina de lavar, vale o mesmo princípio, então não seria diferente com a manutenção do ar-condicionado.

A grande vantagem da manutenção preventiva está no fato de que ela pode ser programada, evitando assim que você não seja pego de surpresa. Os procedimentos que ela aplica podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos, reduzindo ao máximo as manutenções corretivas.

A manutenção preventiva de uma unidade de ar condicionado está principalmente ligada à sua limpeza periódica. Com ela, garante-se que o aparelho permaneça funcionando, mantendo sempre o mesmo nível de qualidade do ar.

Manutenção preditiva

Esta é uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma abreviação de Maximum Time Between Failures, que em português seria algo como “tempo Máximo entre falhas”.

Voltando ao exemplo do carro, há estudos feitos pelos fabricantes que determinam o tempo (marcado em meses ou quilômetros rodados) em que certa manutenções no veículo devem ser realizadas, como a própria troca de óleo já citada.

Para os aparelhos de ar condicionado vale o mesmo. Digamos que um fabricante determinou que o tempo de vida útil do filtro do ar-condicionado seja de 6 meses. Realizar a manutenção preditiva significa trocar o filtro antes desse prazo expirar, mesmo que aparentemente esteja tudo bem com ele, para garantir que nenhum problema ocorra com a unidade.

Como escolher uma empresa ou profissional para realizar a manutenção do ar-condicionado

Agora que você já conhece os diferentes tipos de manutenção do ar-condicionado, é preciso se preocupar com algumas dicas na hora de escolher um parceiro para cuidar do seu aparelho. Veja abaixo quais são elas:

  • Verifique a experiência da empresa ou do profissional no seu modelo: existem diferentes modelos de ar condicionado, e você vai querer alguém que entenda as especificidades de funcionamento do seu aparelho;
  • Veja o tempo de mercado da empresa e do profissional: quanto mais experiência no mercado o fornecedor tiver, melhor conhecimento ele terá sobre manutenção do ar-condicionado;
  • Procure por indicações e referências: indicações são a melhor forma de garantir que você está contratando um bom parceiro para cuidar do seu ar-condicionado. Veja com quem a empresa já trabalhou e converse com eles para saber se o serviço é realmente recomendável.

Com tudo isso, você terá uma unidade de ar condicionado eficiente, garantindo seu conforto térmico nas horas que mais precisar!

Gostou de aprender sobre a manutenção do ar-condicionado? Aproveite e leia também nosso post sobre porque é importante limpar os filtros do seu aparelho!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
16 Comentários
  1. Amisse caetano disse:

    Gosto muito dessas aulas

  2. Amisse caetano disse:

    Bom-dia, é assim eu neste momento estou a me formar na área de climatizacao e frio, entao precoso de melhor explicacao de como desmontar a parte do evaporado para puder fazer a limpeza dos filtros e como se faz as ligacoes electricas, depois a parte do condensador como identificar as principais falhas q possam causar probolemas do funcionamento normal do aparelho. Obrigado e um forte abraço.

  3. Amisse caetano disse:

    E tambem qual é o periodo estabelecido para uma manutencao preventiva sempre que for necessario?

  4. Amisse caetano disse:

    E como fazer o plano de manutencao?

  5. Jerri Adriani de Souza disse:

    Boa tarde! Tenho um ar condicionado de 60.000 btus Elgin piso teto, quando ligo ele, na hora que vai partir o compressor desarma o disjuntor e se eu ligar ele e apertar a contatora também desarma o disjuntor.
    Oque pode ser?

  6. Filippo Giovanni disse:

    Boa tarde, vocês sabem qual o período de manutenção obrigatória dos aparelhos em empresas da área de saúde?

  7. José João Vaz disse:

    O que eu posso saber mais sobre o inverter e a manutenção de Ac

  8. Marizete disse:

    Prezados,
    Solicitamos orçamento de manutenção preventiva semestral.
    São 7 aparelhos de ar-condicionado.
    Empresa: AAMED COMÉRCIO.
    Ficamos no aguardo.
    Obrigada
    Marizete
    AAMED

    • Olá Marizete, tudo bem?

      Infelizmente a Dufrio não dispõe do serviço de instalação, porém sempre indicamos que procure um instalador autorizado pela marca do produto!

      Ficamos a disposição para maiores dúvidas =)

  9. Guilherme disse:

    Boa tarde!
    Preciso de um orçamento para manutenção de ar condicionado. Por gentileza, encaminhem um email para que eu envie os detalhes do serviço.

    Grato,

    Guilherme

    • Tamires Otta disse:

      Olá Guilherme, tudo bem?
      Espero que sim!
      A Dufrio não efetua instalações e manutenções de aparelhos, somente a venda.
      Espero ter ajudado!
      Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento