Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante

por Dufrio Refrigeração • 08/06/2017
Compartilhar:

Muitas pessoas fazem um investimento em um novo aparelho de condicionador de ar, mas não sabem que é preciso realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado. Este equipamento é semelhante a um carro: ele precisa de cuidados e manutenções adequadas para funcionar corretamente.

Para que você entenda por que deve realizar sempre a manutenção preventiva do ar-condicionado, separamos abaixo os principais benefícios que ela traz à saúde e ao bolso de quem o utiliza.

Economia

Poupar dinheiro é uma das principais razões pelas quais uma pessoa deve realizar a manutenção preventiva do ar condicionado. Uma unidade de ar condicionado que está funcionando de forma eficiente, significa menos dinheiro gasto na conta de luz. A manutenção também é importante para evitar a necessidade de reparações ou até mesmo a troca do aparelho antes do seu tempo de vida útil.

Ar mais saudável

Um aparelho de ar-condicionado devidamente mantida não só manterá o ambiente fresco, mas evitará problemas com a qualidade do ar. Por isso, é importante realizar a limpeza do filtro, pois  um condicionador de ar sem a devida higienização é um terreno fértil para sujeira, mofo e bactérias causando problemas respiratórios e alérgicos para aqueles que vivem no ambiente.

Vida útil do aparelho

Quanto melhor uma pessoa cuidar sua unidade de ar condicionado, mais longo será o tempo de vida útil do aparelho, sendo capaz de funcionar bem e fornecer refrigeração e aquecimento para o ambiente desejado. Com a manutenção adequada, um equipamento pode funcionar bem ao longo de 10 anos. Considerando a quantidade de dinheiro que uma pessoa investe para adquirir e instalar um equipamento, faz sentido desejarem manter o ar condicionado funcionando bem durante o maior tempo possível.

Aumento da eficiência

Tal como acontece com a vida do sistema, uma unidade de ar condicionado bem mantida funcionará de forma mais eficiente. Unidades sujas ou que não passam por manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que uma máquina bem mantida.

A manutenção será muito mais rápida  e tranquila se forem tomadas as medidas preventivas para manter o sistema funcionando sempre bem.

Menos reparos de emergência

A maioria das unidades de ar condicionado pode precisar de reparos de emergência de tempos em tempos. As unidades bem mantidas são menos propensas a falhar durante os meses de menor uso (maio a setembro). Manter uma unidade atualizada em todas as inspeções e verificações de manutenção significa menos preocupação de que a unidade estrague quando mais ela for mais necessária.

Peças sob garantia

No caso de um problema, a parte ou componente em questão ainda pode estar sob uma garantia. Esta é outra razão importante para realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado em uma base regular. Mantenha uma lista de todas as datas de validade da garantia e verifique as peças antes dessa data para garantir que não haja problemas antes que seja tarde demais. Isso reduz gastos uma vez que as peças sob garantia geralmente podem ser corrigidas sem custos e que elimina a necessidade de contratar pessoal especializado para fazer a correção do aparelho.

Por muitas razões óbvias, a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante. Agendar verificações regulares e acompanhar a solução de problemas menores ajudará os usuários a desfrutar  todo o conforto oferecido pelo condicionador de ar sem a preocupação de que ele falhe. É provável que uma unidade bem mantida tenha problemas menos sérios, o que significa menos custos e mais saúde para usar o ar-condicionado!

Conheça os aparelhos de ar condicionado da Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
5 Comentários
  1. Fellipelli disse:

    Manutenção preventiva do ar condicionado

  2. ALESSANDRA disse:

    Orçamento de manutenção preventiva de aproximadamente 5 ar condicionados da marca Carrier.
    Empresa CTS – Rua Jequitinhonha,137

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento