Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Saiba como limpar o filtro do ar-condicionado split

por Dufrio Refrigeração • 15/08/2017
Compartilhar:

Nada como chegar em casa e relaxar do calor escaldante da rua em um ambiente climatizado. Mas esse conforto tem seu preço: limpar filtro do ar condicionado regularmente. A falta de manutenção adequada do aparelho pode acarretar em diversos problemas, como um maior consumo de energia, menor vida útil das peças e sua consequente necessidade de reposição, e até a proliferação de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Dentro de casa, o próprio usuário pode limpar filtro do ar-condicionado uma vez por mês e, uma vez por ano, um técnico especializado deve fazer uma limpeza mais profunda e higienização do aparelho. Já comerciantes devem reduzir esse período, já que o ar condicionado costuma ficar ligado por mais horas durante o dia. Em alguns casos pode ser necessário limpar filtro do ar-condicionado a cada duas semanas.

Ar condicionados bem higienizados também reduzem a emissão de poluentes e melhoram a qualidade do ar para toda a família. É sempre bom lembrar que a limpeza também deve ser feita nos períodos de ociosidade, ou seja, mesmo para quem não usa o equipamento na função quente durante o inverno. Como o acúmulo de poeira ocorre independente do uso, nós separamos essas dicas para limpar filtro do ar-condicionado e conseguir a melhor performance do aparelho todos os dias.

Limpar filtro do ar condicionado é simples e necessário

Qualquer pessoa pode limpar filtro do ar-condicionado, mas um cuidado que nunca é demais é tirar o plug da tomada sempre que for feita uma limpeza ou qualquer tipo de manutenção no aparelho.

1 – Abra a tampa frontal do aparelho, com cuidado. Apesar das diferentes marcas, nos aparelhos split, por exemplo, geralmente basta pressionar os botões laterais com os dedos para que a trava se solte e o painel destrave. Levante-o com cuidado.

2 – Faça uma limpeza geral, usando apenas um pano seco e limpo para tirar a poeira do aparelho. Se ele estiver muito sujo, embeba o pano em água morna, abaixo de 48°C.

3 – Com o painel frontal aberto, o filtro está exposto. Retire-o com cuidado. Basta levantar a trava e puxá-lo com cuidado. A parte de alumínio, que fica protegida pelo filtro, é a área do aparelho que faz o condicionamento do ar e o termostato, e não deve ser mexida. Retire os dois filtros para limpeza.

4 – Use apenas água corrente para limpar filtro do ar-condicionado. A água deve ser jogada no sentido contrário ao da entrada de ar. Cuidado para não danificar o tecido, que além de fazer a filtragem da poeira, também trabalha por atrito e contato e com a energia estática gerada que faz as partículas de pó grudarem nele.  Não use nenhum tipo de produto químico, nem escovas ou aspiradores de pó.

5 – Faça também a limpeza do pré filtro, retirando com cuidado e lavando-o com cuidado, da mesma forma.

6 – Deixe o filtro secar naturalmente ou batendo suavemente para retirar o excesso de água. Você também pode secá-lo suavemente com um pano macio e limpo.

7 – Recoloque o pré-filtro e o filtro no aparelho encaixando com cuidado. Feche o painel frontal e limpe o aparelho por fora com um pano seco e macio.

Cuidados extras aumentam a vida útil do ar condicionado

Não esqueça de sempre o manual de fábrica, onde as empresas disponibilizam as características do produto e qualquer cuidado específico que deva ser tomado em relação ao modelo.

A manutenção preventiva que é uma limpeza mais profunda, só deve ser realizada por técnicos especializados. Nela, são limpas também as partes internas do aparelho. Ela é necessária para garantir a qualidade do ar e deve seguir regras definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde e prolongar a vida útil do equipamento.

Mantenha sempre portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver em uso, a menos que você faça uso também de uma cortina de ar. Esse aparelho, muito usado em estabelecimentos comerciais e públicos onde há necessidade de as portas ficarem abertas, ajuda climatizar o ambiente otimizando o funcionamento do ar condicionado e reduzindo o gasto de energia.

Não fume em ambientes com ar-condicionado. A fumaça reduz a vida útil do aparelho e é prejudicial à saúde.

Quer saber mais sobre ar condicionados? Conheça todos os modelos e descubra qual o melhor para a sua casa ou negócio aqui, na Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento