Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Cortina de ar: você sabe para que serve esse aparelho?

por Dufrio Refrigeração • 28/07/2017
Compartilhar:

Em tempos de mudanças climáticas e estações cada vez mais agressivas, proporcionar conforto aos seus clientes é praticamente aumentar o tempo em que ele passa na sua loja. Se esse conforto vier acompanhado de economia energética para o empreendedor, então quem sai ganhando é a sustentabilidade do seu negócio. Nesse sentido, a cortina de ar pode ter um papel fundamental na sua estratégia de crescimento. Você já pensou nisso?

 

A presença do aparelho tem aumentado em estabelecimentos das mais diversas áreas, configurando um casamento perfeito com o ar-condicionado. Só que muita gente não sabe direito como ele funciona nem o que faz, e acaba perdendo uma boa chance de climatizar o ambiente e melhorar a experiência do usuário. 

 

Saiba mais sobre a cortina de ar e conheça todos os seus benefícios!

O que é Cortina de Ar? 

A cortina de ar é um tipo de equipamento cujo princípio de funcionamento é bastante fácil de entender: ele cria uma barreira de ar no local em que é instalado, impedindo que a temperatura interna seja influenciada pela externa. Dessa forma, a cortina de ar mantém o clima do escritório e da loja, por exemplo, sempre equilibrado. Mas é bom ressaltar que a cortina de ar não é um substituto para o ar condicionado, ao contrário: ela ajuda a torná-lo mais eficiente e econômico.

 

Basicamente, a cortina de ar foi criada para ajudar a manter a temperatura fresca em locais que, apesar de terem ar-condicionado, não podem ficar com portas e janelas fechadas – justamente como lojas e instalações comerciais. Como o ar de fora não entra e o ar de dentro, fresquinho, não sai, os ar-condicionados não precisam trabalhar no máximo, e acabam não só tendo a vida útil prolongada, exigindo menos reparos, mas também consumindo menos energia elétrica.

 

Cortina de ar e ar-condicionado: o casamento perfeito

 

Somente pelos motivos destacados, a cortina de ar já seria uma boa solução, porém ela também traz ainda outros benefícios. Como o equipamento fica instalado acima de portas e janelas, acaba evitando também a entrada de insetos e microrganismos, como bactérias – além de poeira e poluição. Ou seja, o ar fica muito mais limpo, a vida do ar-condicionado é prolongada e a conta de luz ainda vem mais barata. Tudo limpo e organizado pela própria força do ar. A cortina de ar acaba sendo amiga do meio ambiente, da saúde e do bolso.

 

A cortina de ar pode ser usada em praticamente em qualquer lugar público. Nos locais em que há grande circulação de pessoas e/ou grandes acessos (hospitais, estádios, cinemas, escolas, supermercados etc) as mais comuns são as de 150 cm – mais potentes e capazes de cobrir uma área maior.

 

É bom lembrar que ela deve ser colocada de forma a cobrir todo o vão da porta, então pode ser necessário combinar dois ou mais aparelhos. Nos lugares em que a circulação de pessoas é menor (bancos, bares, restaurantes, academias, etc) os modelos também menores, de 90 cm ou 120 cm, costumam dar conta.

 

Apesar de ainda ser menos comum, a cortina de ar também pode ter uso residencial, funcionando da mesma forma. Ela mantém a temperatura sempre fresquinha e ainda ajuda a reduzir até 35% do consumo de energia elétrica. Assim, o conjunto dos dois equipamentos deixa a sua casa muito mais saudável e fresquinha – e ainda colabora para manter o orçamento em dia. Enfim, o casamento perfeito.

 

Aproveite para conhecer modelos de ar condicionado na Dufrio!

 

Limpeza e manutenção correta da cortina de ar ajudam a economizar energia

 

No entanto, como qualquer outro equipamento, a cortina de ar também precisa de limpeza e manutenção adequada para cumprir sua função para gerar economia de energia. Os cuidados são simples, e devem ser feitos regularmente. Para isso, basta manter rotores e carcaça sempre limpos, livres de poeira, usando apenas pano seco. Evite solventes ou detergentes, que podem prejudicar o aparelho. Desligue a cortina de ar da tomada sempre que for fazer algum tipo de manutenção, mesmo a limpeza básica do dia a dia, assim você evita levar choque.

 

Também regularmente, reaperte os parafusos de fixação da cortina de ar. Fique especialmente atento a vibrações excessivas. Uma vez por ano, faça uma limpeza mais profunda, que deve ser realizada por um técnico especializado, porém sempre chame a equipe técnica caso note algum comportamento fora do normal.

 

Na hora da compra, prefira sempre aparelhos com certificação de energia e reconhecidos por sua eficiência, qualidade e segurança. A instalação só deve ser realizada por pessoal qualificado, já que sua eficiência depende de diversos fatores, como velocidade, quantidade de ar e a altura na qual a cortina será instalada.

 

Viu como a cortina de ar e o ar-condicionado são um casamento perfeito? Aproveite e encontre a cortina de ar perfeita para o seu caso na Dufrio e conheça os melhores modelos de ar-condicionados!

 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
6 Comentários
  1. José Luiz Cavaggioni disse:

    Estou procurando cortinas de ar que sejam embutidas, caso tenha necessito de catálogos com seleção e dimensões, para meu e-mail acima, obrigado

  2. Karina disse:

    Olá! É possível utilizar cortina de ar onde não há climatização? Por exemplo, em uma loja onde não tenha equipamento de ar condicionado, mas a cortina de ar funcionaria como barreira para poluição, insetos e odores. Ou a instalação da cortina depende do ar condicionado? Obrigada!

    • Olá Karina, como vai ? As cortinas de ar têm a função de trabalhar em conjunto com outros aparelhos de climatização. Na maioria dos casos esse equipamento funciona como um complemento para o ar-condicionado, com a finalidade de criar um ambiente de temperatura agradável.
      Ambos aparelhos cortina + ar condicionado, funcionam muito melhor quando estão juntos, complementando as suas funções.É importante entender que o condicionador de ar tem a finalidade de diminuir a temperatura de todo o local. Por outro lado, a cortina invisível trabalha apenas direcionando a corrente de vento. Ficamos a disposição! ?

  3. Jesion disse:

    Ela serve bem pra reduzir o ruído do trânsito? Meu público não lida bem com blindex, então queria optar pela cortina de ar.

    • Letícia disse:

      Olá Jesion

      Ela mantém a temperatura do ambiente, sua instalação ocorre na parte superior das portas de estabelecimentos, assim permitindo que as portas se mantenham abertas.

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento