Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Conheça os principais tipos de ar-condicionado e suas diferenças

por Dufrio Refrigeração • 13/07/2017
Compartilhar:

Um ar-condicionado possui uma grande contribuição para os níveis de conforto, conveniência e eficiência de um ambiente, seja uma casa ou escritório. Contudo, escolher modelo de ar condicionado certo é muito importante para garantir esses benefícios.

Existem muitos tipos diferentes de sistemas de ar condicionado disponíveis hoje, e cada um apresenta seu próprio conjunto de características positivas. Determinar qual será o melhor para a sua situação de vida pode parecer um pouco complicado, e é pensando nisso que fizemos o post de hoje!

Abaixo, apresentaremos os 6 principais modelos de ar-condicionado e quais são as características de cada um para que você saiba como fazer sua escolha!

Cupom de desconto para ar condicionado

1. Ar-condicionado portátil

Os  aparelhos de ar-condicionado portáteis são modelos independentes e fáceis de mover que se esfriam puxando ar do ambiente, removendo calor e umidade, e retornando o ar fresco para o seu espaço. Para esfriar adequadamente, eles devem ventilar o ar quente em outro local, geralmente fora do imóvel, por isso devem ficar próximos às janelas. Não há necessidade de instalação especial.

Os principais benefícios desse modelo são que você pode movê-lo para diferentes locais, não requer instalação permanente, e geralmente são opções acessíveis. Por isso são indicados para quem busca mobilidade. Contudo, algumas pessoas acham que os portáteis são barulhentos, e geralmente não são tão eficientes como outras opções de ar-condicionado.

Ar Condicionado Portátil Springer Nova 12000 BTUs Frio

2. Ar-condicionado de janela

Modelo mais clássico, o ar-condicionado de janela é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou, em alguns casos, através de um furo feito na parede. Esses aparelhos, então, ficam com o sistema de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de retorno de ar fresco voltado para dentro.

Geralmente são opções eficientes para climatizar quartos pequenos ou grandes. Contudo, por serem fabricados com uma tecnologia mais antiga, eles podem ser mais barulhentos e consumir mais energia. Os recursos que eles podem oferecer incluem temporizadores programáveis.

Ar Condicionado Janela Springer

3. Split tradicional

Popular por ser um seu sistema de climatização de alta eficiência, o ar-condicionado Split é um sistema silencioso e discreto para diversos tipos de ambientes, tanto residenciais quanto comerciais.

Esses sistemas possuem duas partes básicas: um condensador instalado ao ar livre e uma evaporadora compacta que é colocada estrategicamente dentro do espaço que você deseja climatizar.

Os aparelhos de ar condicionado Split são confortáveis por sua alta eficiência de refrigeração, operação silenciosa e perfis finos em seu espaço. Por isso, são indicados para quem quer um aparelho discreto, de fácil instalação, muito indiciados para climatizar ambientes residenciais e comerciais, de forma eficiente, deixando-os agradáveis e confortáveis.

Ar Condicionado Split Elgin ECO Plus 9000 BTUs

4. Split Cassete

O Split Cassete segue o mesmo estilo de funcionamento do Split comum, porém é adaptado ao teto do ambiente (no centro) e não nas laterais, o que libera espaços para artigos decorativos nas paredes. Esse modelo é bem discreto e conta com um alto desempenho, unido a baixo nível de ruído por ser embutido no forro. Por ficar instalado no centro do ambiente, ele também proporciona melhor climatização, sendo indicado para escritórios grandes, como os chamados open office, tendência que centraliza todos os departamentos de uma empresa em uma mesma área, sem divisão de paredes.

Ar Condicionado Split Cassete LG Inverter 17000 BTUs

 5. Sistemas VRF

O VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) é um sistema de múltiplas unidades internas, conectadas em um único sistema de unidades condensadoras. Ele surgiu em 1982, no Japão, sendo o primeiro sistema Multi-Split da história, com o objetivo de suprir as necessidades de controle de temperatura individualizado por ambiente de um edifício.

Com o crescimento constante do mercado de “Prédios Verdes” (Green Building) e com certificações LEED, a adesão ao VRF está cada dia mais comum. Ele funciona com uma unidade central ligada a múltiplas unidades internas para proporcionar climatização completa. Por isso é indicado para arrefecer edifícios, e não somente um ambiente.

Sistema VRF LG

6. Split Inverter

O Split Inverter é exatamente igual ao Split comum fisicamente, porém, em seu motor interno, ele possui uma peça chamado Inversor, que trabalha controlando o compressor do aparelho (responsável pelo fluxo do ar no circuito interno do mesmo) para que ele funcione de forma otimizada e reduza o consumo de energia.

Resultado: os Split Inverter possuem uma eficiência energética muito maior do que os demais modelos, reduzindo em até 60% o consumo de energia, ao mesmo tempo que apresenta melhor controle da temperatura. Além disso, ele apresenta baixo nível de ruído e ainda utiliza gás R-410ª , um gás ecológico que não agride a camada de ozônio. São indicados para quem tem o consumo de energia como um das suas principais preocupações.

Ar Condicionado Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter 9000 BTUs

Seja qual for sua escolha, um bom ar-condicionado vai ajudar a tornar seus dias de verão mais confortáveis. Pronto para comprar o seu?

Comente abaixo e nos conte qual opção se encaixa melhor no seu perfil!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
14 Comentários
  1. Helio disse:

    Ola !anb
    Tenho uma cafeteria ,e coloquei dois ar modelo sprit com 18 mil btu como temos a entrada principal e uma saida para outra area coloquei curtina , so que nao fuinfeliz pois cansei de gastar dinheiro e eles funcional uns meses depois param alem de nao refescar o ambiente de forma satisfatoria Como posso melhorar isso

  2. Rogério disse:

    Quais as diferenças entre oModelo piso teto e o split???

    • Olá Rogério, como vai? O piso teto como nome já diz esse é um modelo de ar-condicionado que permite a instalação no piso ou no teto no entanto para capacidades maiores de 18 a 80 mil BTUs. Ele é mais indicado para amplos espaços, geralmente empresas, restaurantes, bares, academias, lojas ou locais que tenham grande movimentação de pessoas. Já o Split tradicional são indicados para quem quer um aparelho discreto, de fácil instalação, muito indiciados para climatizar ambientes residenciais e comerciais, de forma eficiente, deixando-os agradáveis e confortáveis. Ficamos a disposição!

  3. Giselle augusto disse:

    Gostaria de ter um ar condicionado. Minha casa é pequena, não sei se o instalaria na sala ou quarto, nem o número de BTU. É possível me ajudar em relação ao modelo, preço, se ar condicionado portátil vale mais a pena. Por favor, aguardo resposta.

  4. George Palmer disse:

    Solicito orientação em relação a modelo(s) em que ocorra tanto a função refrigeração quanto a renovação do ar em ambiente fechado. Parece-me, a princípio, que o tipo split não atenderia o segundo quesito. Estou correto?

    Sds.

  5. Guilherme disse:

    Boa noite!

    Estou estudando recentemente sobre os diferentes tipos de sistemas de condicionamento de ar e suas diferenças, inclusive esse post me ajudou muito, muito obrigado!
    Entretanto, ainda possuo dúvida em relação a diferença dos sistemas VRF e Multi Slipt Inverter, já que ambos possuem múltiplas unidades internas conectadas à um único conjunto de condensadoras, ou até mesmo uma única condensadora, dependendo da quantidade de evaporadoras. Percebo que em alguns lugares o VRF é classificado como um tipo de Multi Slipt, mas outros não, portanto permaneço com o questionamento.

    Agradeço desde já pela atenção e aguardo um retorno.
    Obrigado!

  6. Luiza Nóbrega disse:

    Qual a diferença entre as marcas springer e springer midea nos aparelhos split inverter frio de 9000 btus

    • Letícia disse:

      Olá Luiza

      A marca Springer Midea é a mesma fabricante. Muda apenas os tipos e modelos dos aparelhos.
      Espero ter ajudado!

  7. Jonathan disse:

    Bom dia, qual a indicação de compra para refrigeração de ambiente com componentes eletrônicos que emitem demasiada quantidade de calor? Pelo cálculo que fiz na calculadora do site mostra que devo adquirir um modelo de 30/36 mil btu, o piso teto seria o mais adequado? Ele refrigeraria e removeria o calor que os aparelhos geram?

    • Letícia disse:

      Olá Jonathan, tudo bem?
      O mais interessante e aconselhado seria a visita de um técnico para avaliar a quantidade e tipos de equipamentos possui na sala, a metragem do local, quantidade de janelas e posição do sol. Todos esses tópicos são de extrema importância na escolha do seu condicionador de ar para um melhor funcionamento do aparelho e conforto no ambiente.

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento