Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Por que é importante limpar o filtro do ar-condicionado?

por Dufrio Refrigeração • 06/06/2017
Compartilhar:

O ar-condicionado é item essencial de muitas casas e escritórios modernos e o filtro é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema. Mas é preciso ficar atento quanto às condições de higiene deste.

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante por uma variedade de razões. Entre elas, podemos citar o conforto térmico, eficiência energética, proteção de componentes internos, longevidade do aparelho e até mesmo para preservar a saúde das pessoas que utilizam o equipamento.

Mas para que você entenda de uma vez por todas porque não pode deixar de lado a limpeza do filtro do ar-condicionado, falamos abaixo um pouco dos problemas de não realizar a higienização do filtro e como você mesmo pode fazê-la em casa ou no trabalho! Acompanhe:

Qual a função do filtro do ar-condicionado?

O filtro mantém a poeira atmosférica e outras partículas do ar longe do motor do ar-condicionado. Se o seu filtro estiver sujo, o sistema de ar condicionado poderá “sufocar” com a entrada de ar, já que suas bobinas estarão entupidas, gerando detritos  nos dutos de ar que podem espalhar impurezas em todo ambiente. Por isso é importante a limpeza do filtro do ar-condicionado.

Quando filtro está sujo impede o fluxo constante de ar limpo, assim os sistemas de aquecimento e resfriamento começarão a sobreaquecer e desligarão automaticamente. Se isso acontecer muitas vezes, o ar-condicionado pode estragar completamente. Além disso, seu sistema usará o excesso de energia para empurrar o ar, o que leva a um aparelho sobrecarregado de trabalho e contas de energia mais altas.

Quais problemas associados a um filtro sujo?

O filtro de ar entupido e sujo coloca força extra na unidade e fazem com que ela fique sobrecarregada. Quando os sistemas têm que trabalhar mais para esfriar ou aquecer, eles usam mais energia e geram custos altos na conta de luz. Com menos fluxo de ar devido a um filtro sujo, não é incomum que as bobinas da evaporadora obtenham um acúmulo de gelo e superaqueçam. Isso pode levar a falhas de todo o sistema ou mesmo a um incêndio.

Quando não há a higienização do condicionador de ar , regularmente, a taxa de resfriamento começará a diminuir ao longo do tempo. Não é incomum que a condensadora ou o evaporadora percam eficiência. 

A falta de limpeza do ar-condicionado também resultará em menor qualidade do ar interior, que desempenha um papel importantíssimo na saúde respiratória de quem convive diariamente com o aparelho. Mesmo se você tiver um filtro de alta eficiência, haverá a necessidade da limpeza, pois a poeira e detritos no ar do ambiente, podem levar a alergias e outros problemas respiratórios.

Por isso, limpar o filtro do ar condicionado irá garantir um ar interior mais limpo, reduzindo a incidência e a ocorrência de transtornos respiratórios, como asma, alergias e doenças relacionadas.

Importante ressaltar que o período recomendado para a limpeza depende do ambiente, da atmosfera e do tempo de operação do aparelho de ar-condicionado, por isso é importante ficar atento à inspeção visual. Veja as imagens abaixo:

Nessas imagens, temos situações em que a sujeira começa a interferir no funcionamento do aparelho, causando mau cheiro, vazamento de água e baixo resfriamento.

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Para garantir o melhor desempenho do seu aparelho, o filtro do ar-condicionado deve ser inspecionado e trocado regularmente. O ideal é que seja feita uma limpeza de mês em mês e a troca do filtro a cada 3 a 6 meses.

Limpar o filtro do ar-condicionado é uma tarefa bem simples, que os próprios usuários podem realizar facilmente. Contudo, pode contar com o auxílio de um profissional especializado para garantir que o filtro do ar-condicionado esteja em boas condições e não apresentem riscos ao seu bolso ou à sua saúde.

E para que você não tenha problemas com seu ar-condicionado, leia também nosso post sobre porque você deve trocar seu aparelho antigo por um novo!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
8 Comentários
  1. KATIA FECHINE disse:

    Prezados, solicito cotação de preços para os itens listados abaixo:

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 386 x 25,4 mm (medida real, favor não alterar na fabricação)” – 400 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 411 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 437 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 500 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 619 x 600 x 25,0 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Rolos de FILTRO MANTA CLASSE G3/2″” com 1,5 metros de largura x 20 metros de comprimento” – 30 unidades

    “Rolo de filtro manta classe G3/2″” com 1,5 metros de largura x 20 metros de comprimento” – 30 unidades

  2. Vera Teresa Silveira de Oliveira disse:

    Onde encontro o Filtro do Ar condicionado da Elgin modelo Srqi-12000-2,e Srqi-9000-2, obrigada.

  3. Vera Teresa Silveira de Oliveira disse:

    Onde encontro o Filtro do Ar condicionado da Elgin modelo Srqi-12000-2,e Srqi-9000-2, obrigada,já mandei e não me responderam.

  4. FRANCISCO SOARES LIMA disse:

    Prezado Senhores……..bom dia

    Qual o prazo de garantia, para o cliente que faz manutenção preventiva de seu ar condicionado (LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO)

    Abc,

    Fco Soares – (85) 9 8568.5094
    Fortaleza – Ce

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento