Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Por que é importante limpar o filtro do ar-condicionado?

por Dufrio Refrigeração • 06/06/2017 • 06/06/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

O ar-condicionado é item essencial de muitas casas e escritórios modernos e o filtro é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema. Mas é preciso ficar atento quanto às condições de higiene deste.

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante por uma variedade de razões. Entre elas, podemos citar o conforto térmico, eficiência energética, proteção de componentes internos, longevidade do aparelho e até mesmo para preservar a saúde das pessoas que utilizam o equipamento.

Mas para que você entenda de uma vez por todas porque não pode deixar de lado a limpeza do filtro do ar-condicionado, falamos abaixo um pouco dos problemas de não realizar a higienização do filtro e como você mesmo pode fazê-la em casa ou no trabalho! Acompanhe:

Cupom de desconto para ar condicionado

Qual a função do filtro do ar-condicionado?

O filtro mantém a poeira atmosférica e outras partículas do ar longe do motor do ar-condicionado. Se o seu filtro estiver sujo, o sistema de ar condicionado poderá “sufocar” com a entrada de ar, já que suas bobinas estarão entupidas, gerando detritos  nos dutos de ar que podem espalhar impurezas em todo ambiente. Por isso é importante a limpeza do filtro do ar-condicionado.

Quando filtro está sujo impede o fluxo constante de ar limpo, assim os sistemas de aquecimento e resfriamento começarão a sobreaquecer e desligarão automaticamente. Se isso acontecer muitas vezes, o ar-condicionado pode estragar completamente. Além disso, seu sistema usará o excesso de energia para empurrar o ar, o que leva a um aparelho sobrecarregado de trabalho e contas de energia mais altas.

Quais problemas associados a um filtro sujo?

O filtro de ar entupido e sujo coloca força extra na unidade e fazem com que ela fique sobrecarregada. Quando os sistemas têm que trabalhar mais para esfriar ou aquecer, eles usam mais energia e geram custos altos na conta de luz. Com menos fluxo de ar devido a um filtro sujo, não é incomum que as bobinas da evaporadora obtenham um acúmulo de gelo e superaqueçam. Isso pode levar a falhas de todo o sistema ou mesmo a um incêndio.

Quando não há a higienização do condicionador de ar , regularmente, a taxa de resfriamento começará a diminuir ao longo do tempo. Não é incomum que a condensadora ou o evaporadora percam eficiência. 

A falta de limpeza do ar-condicionado também resultará em menor qualidade do ar interior, que desempenha um papel importantíssimo na saúde respiratória de quem convive diariamente com o aparelho. Mesmo se você tiver um filtro de alta eficiência, haverá a necessidade da limpeza, pois a poeira e detritos no ar do ambiente, podem levar a alergias e outros problemas respiratórios.

Por isso, limpar o filtro do ar condicionado irá garantir um ar interior mais limpo, reduzindo a incidência e a ocorrência de transtornos respiratórios, como asma, alergias e doenças relacionadas.

Importante ressaltar que o período recomendado para a limpeza depende do ambiente, da atmosfera e do tempo de operação do aparelho de ar-condicionado, por isso é importante ficar atento à inspeção visual. Veja as imagens abaixo:

Nessas imagens, temos situações em que a sujeira começa a interferir no funcionamento do aparelho, causando mau cheiro, vazamento de água e baixo resfriamento.

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Para garantir o melhor desempenho do seu aparelho, o filtro do ar-condicionado deve ser inspecionado e trocado regularmente. O ideal é que seja feita uma limpeza de mês em mês e a troca do filtro a cada 3 a 6 meses.

Limpar o filtro do ar-condicionado é uma tarefa bem simples, que os próprios usuários podem realizar facilmente. Contudo, pode contar com o auxílio de um profissional especializado para garantir que o filtro do ar-condicionado esteja em boas condições e não apresentem riscos ao seu bolso ou à sua saúde.

E para que você não tenha problemas com seu ar-condicionado, leia também nosso post sobre porque você deve trocar seu aparelho antigo por um novo!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

740

0

Refrigeração

Frigobares: para que servem e quais os benefícios?

18K

23

Comercial

Meu ar-condicionado está fazendo barulho. O que pode ser?

3K

3

Dicas

Importância do Teste de Vazamento ou Estanqueidade – Primário e Secundário

2 Comentários

  1. KATIA FECHINE disse:

    Prezados, solicito cotação de preços para os itens listados abaixo:

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 386 x 25,4 mm (medida real, favor não alterar na fabricação)” – 400 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 411 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 437 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 500 x 500 x 25,4 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Filtro de ar com moldura de papelão meio filtrante em fibra sintética na cor branca com telas de proteção em ambos os lados classe G3. Dimensão: 619 x 600 x 25,0 mm (medida real,favor não alterar na fabricação)” – 300 unidades

    “Rolos de FILTRO MANTA CLASSE G3/2″” com 1,5 metros de largura x 20 metros de comprimento” – 30 unidades

    “Rolo de filtro manta classe G3/2″” com 1,5 metros de largura x 20 metros de comprimento” – 30 unidades

Deixe o seu comentário!