Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado split inverter: por que se fala tanto nele?

por Dufrio Refrigeração • 27/04/2017 • 27/04/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Possuir um ar-condicionado é sinônimo de conquista e conforto. Essa se tornou uma tendência devido à praticidade e ao conforto que a tecnologia oferece. Porém, com a evolução dos modelos de ar-condicionado, será que você sabe escolher o ar-condicionado ideal para a sua necessidade?

São diversos tipos, tamanhos e tecnologias diferentes disponíveis no mercado. Contudo, um dos mais procurados é o modelo split inverter. Quer saber o porque e quais as vantagens dessa opção? Continue lendo!

O que é um ar-condicionado split inverter?

O split inverter é um modelo de ar-condicionado desenvolvido para reduzir o consumo de energia do aparelho. Por esse motivo eles são tão populares.

O modelo split inverter conta com uma tecnologia que avalia a quantidade de calor no ambiente que precisa ser retirada para que ele seja resfriado. Quando a temperatura do local atinge o valor que você selecionou pelo controle remoto, a velocidade do compressor do aparelho — responsável pelo esfriamento do ar — é reduzida.

banner vi no blog

Assim, ele mantém a temperatura atual, o que significa que menos calor precisará ser retirado e, portanto, o ar-condicionado poderá fazer menos esforço. Isso ajuda a evitar grandes oscilações na tensão do aparelho, responsáveis pelo alto consumo de energia dos demais modelos.

Quais as vantagens de um split inverter?

Conheça abaixo algumas das vantagens do modelo split inverter e entenda porque ele é um dos mais vendidos do mercado:

  • Redução no consumo de energia: quando comparado ao modelo tradicional, o modelo inverter gasta até 60% a menos.
  • Temperatura estável: outra vantagem de um compressor eficiente é que a temperatura desejada é mantida sem oscilações;
  • Vida útil maior do aparelho: o split inverter não sofre o desgaste causado pelo “liga/desliga” do compressor, o que aumenta sua vida útil e tempo de uso;
  • Menos ruído: o ar-condicionado split inverter é consideravelmente menos barulhento do que outros modelos, visto que seu compressor opera em baixa rotação.
  • Mais sustentável: como esse modelo é o mais procurado, os fabricantes procuram sempre inovar e buscam aliar a tecnologia a características sustentáveis. Por exemplo, uso de filtros diferenciados, gás ecológico, aparelhos mais silenciosos, visual moderno, e outras funções amigáveis ao meio ambiente.

Como escolher o meu ar-condicionado?

Existem alguns detalhes importantes aos quais o consumidor deve se atentar na hora de escolher o seu ar-condicionado.

O primeiro é o ambiente e o local de instalação. Split significa “separado” e essa tecnologia diz respeito àqueles aparelhos que são compostos de duas partes, uma condensadora e outra evaporadora.

Enquanto a primeira é instalada externamente ao ambiente, fazendo o procedimento de refrigeração, a segunda fica na parte interna e é responsável por lançar o ar gelado no ambiente. Por isso, esses modelos são indicados para quem deseja reduzir o barulho causado pelo ar-condicionado, visto que a parte “barulhenta” fica externa ao ambiente.

Também é importante analisar a região da casa ou prédio onde o aparelho será instalado. Numa região de grandes oscilações de temperatura, como a Sudeste, o split inverter é uma boa opção justamente por se adequar a essas variações.

Já no Nordeste, onde as temperaturas se mantém mais estáveis e a variação é menor, é possível optar por um modelo convencional.

O número de aparelhos que serão instalados na casa ou estabelecimento também deverá ser avaliado. Vale ressaltar que apesar do split inverter ser um pouco mais caro que os modelos tradicionais, essa tecnologia te ajuda a economizar energia e possui maior durabilidade.

Logo, se você precisar de vários aparelhos na sua residência ou sala comercial, em um mesmo ambiente ou não, esse será um investimento mais econômico no longo prazo.

Quer conhecer os melhores modelos de ar-condicionado split inverter do mercado? Entre na nossa loja e conheça nossas opções!

Recomendados para você

293

0

Residencial

Como economizar energia utilizando ar-condicionado

71

0

Comercial

Qual modo o ar-condicionado gela mais?

3K

0

Ar Condicionado

Quais são os benefícios do ar-condicionado em academias?

9 Comentários

  1. Rudinei disse:

    Verdade que o inverter não tem menos rendimento q o convencional, isto é não atinge a temperatura selecionada no controle ??

  2. Flávia disse:

    Em locais que a energia oscila muito, o inverter é mais danificável que o aparelho de ar condicionado comum?

    • Olá, Flávia em locais com oscilação de energia são sempre um problema para equipamentos eletrônicos. Equipamentos Inverter algumas vezes podem queimar a placa da evaporadora, e aparelhos convencionais queimam o compressor da condensadora.
      O indicado seria instalar um ar-condicionado Inverter LG – por conta da qualidade superior das peças e da garantia de 10 anos no compressor (quando instalado por uma autorizada da marca). Sugerimos analisar a possibilidade de instalar um estabilizador no equipamento, na maioria dos casos isto resolverá os problemas de danificação do ar-condicionado.

  3. Felipe disse:

    Boa noite, ouvi falar que Ar-condicionado split inverter, são impróprios para região costeira ou próximo á praia devido a uma placa digital que existe na caixa umidificadora, é verdade ou mito?

  4. Milena disse:

    Olá..boa noite.. Aki no Nordeste o inverter da mais problema do que o convencional… Queria comprar um inverter..mas disseram q nao É adequado pro Nordeste..pq?

Deixe o seu comentário!