Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Você sabe o que deve fazer antes de instalar o seu ar-condicionado?

por Dufrio Refrigeração • 22/05/2017
Compartilhar:

Possuir um ar-condicionado é o sonho de muitos. Esse aparelho é responsável por climatizar espaços fechados, permitindo que a temperatura do ambiente seja regulada. É ele que garante noites mais confortáveis durante o verão e conforto térmico durante todo o ano.

Contudo, na hora de instalar o ar-condicionado, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente se você optou pelo modelo Split.

Acompanhe conosco e descubra quais são esses cuidados e como garantir o melhor desempenho do seu aparelho de ar condicionado!

Como funcionam e quais os benefícios dos modelos Split?

Os modelos Split são aqueles formados de duas partes: a evaporadora, responsável pela saída do ar no ambiente interno, e a condensadora localizada na parte externa.

As vantagens desse tipo de modelo são muitas. Além do ruído menor, já que o motor do aparelho fica na parte externa do ambiente, os aparelhos Split possuem as tecnologias mais modernas para o seu conforto. Uma delas é a tecnologia Inverter, que garante estabilidade da temperatura no ambiente e ainda uma redução de até 60% na conta de luz, se comparado com os modelos comuns.

O que eu devo fazer para instalar o ar-condicionado Split?

Para instalar o modelo Split ou Split Inverter na sua residência, é preciso tomar três cuidados: conhecer a estrutura que ele necessita, definir o local que será instalado e checar sua rede elétrica.

Veja abaixo os detalhes de cada um desses cuidados:

1) Conhecer a estrutura para o ar-condicionado

Como explicamos, no caso dos aparelhos Split, uma parte fica dentro e a outra fora de casa. Portanto, você deve ter isso em mente, lembrando que as duas partes serão ligadas por uma tubulação de cobre.

Quem está construindo uma residência não tem esse problema, visto que poderá planejar para que a tubulação fique dentro das paredes, assim como os cabos, fios elétricos e escoamento da agua do dreno. Contudo, se esse não é o seu caso, você deve pensar bem no lugar que colocará seu aparelho, visto que quanto maior a distância entre as partes, maior será o custo com mão de obra e material.

A tubulação que liga as duas partes do ar-condicionado utiliza:

  • Tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à potência do aparelho que você escolheu;

  • Tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a potência e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado instalado;

  • Tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa.

2) Definir o local de instalação do aparelho

Além de considerar as duas partes que compõe o aparelho de ar condicionado para instalação, é preciso pensar também que a tubulação dele não deve interferir nas tubulações de água e esgoto da casa, nem na rede elétrica.

Outra dica é evitar paredes que pegam muito sol. Isso pode acabar sobrecarregando o ar-condicionado.

Lembre-se que a evaporadora precisa ser higienizada de tempos e tempos e, portanto, ela deve ficar em um local de fácil acesso.

Já a parte condensadora tem que ser instalada em local bem arejado, de pé, e, se possível, onde não bata sol direto. Isso ajuda a aumentar a vida útil do equipamento. Tente deixar as duas partes o mais próximo possível para reduzir seus gastos.

3) Checar a rede elétrica da residência

Por último, é importante checar a rede elétrica da casa antes de fazer a instalação. Geralmente, os modelos Split exigem uma alimentação de 220v. Portanto, sua rede deve fornecer essa tensão. Caso contrário, você pode pedir uma alteração junto à distribuidora de energia responsável.

Uma boa dica é pedir para um eletricista checar a rede antes de instalar o aparelho. Mesmo os modelos Inverter, que consomem menos, podem exigir muito da rede elétrica da sua casa, e você não quer ter problemas depois de instalar o ar-condicionado, certo?

É importante ressaltar que, após a compra do aparelho de ar condicionado, é necessário procurar uma empresa ou profissional especializado, pois a instalação incorreta ocasiona uma série de defeitos no aparelho. Como, por exemplo: menor tempo de vida útil do condicionador de ar, elevado consumo de energia elétrica e até perda da garantia. 

E você, gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar o desempenho do seu aparelho de ar condicionado? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
8 Comentários
  1. Olá , como vai ? Agradecemos sua dica!

    • ronaldo disse:

      boa tarde.

      como funciona a instalação de ar split em predios, qual a norma que deve seguir quando chega no local e a infra ja esta toda pronta, precisa (obrigatoriedade) fazer algum procedimento antes de colocar a maquina?

  2. Renata disse:

    Meu construtor me sugeriu deixar o apto preparado para o caso de um dia eu querer colocar ar condicionado. Só que eu fiquei com um monte de ferro saindo da parede no meio da minha sala. É isso mesmo? Tenho que ficar com esses ferros expostos?

    • Olá Renata, tudo bem?

      Indicamos que você entre em contato com um técnico especializado em refrigeração, para que ele indique se o processo foi feito corretamente ou se você pode fazer alguma mudança, caso no futuro decida colocar um ar condicionado no seu apartamento.

      Ficamos à disposição

  3. SANDRA REGINA PASSOS DE BARROS disse:

    Boa tarde, tenho um ar condicionado split e quero trocar por um mais potente, moro no 5º andar:
    1) Posso usar as mesmas instalações,isto é, vai trocar o que ?
    2) Tenho disjuntores independentes haverá necessidade de trocar?
    3) Como escolher o tamanho correto?
    Agradeço desde já e aguardo

    • Olá Sandra, tudo bem?

      Indicamos que você entre em contato com um instalador autorizado, para que ele avalie seu espaço e indique melhor qual modelo e como fazer a instalação corretamente.

      Ficamos à disposição

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento