Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos: o que você deve saber

por Dufrio Refrigeração • 29/08/2017 • 29/08/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Você já percebeu que os ambientes hospitalares são todos refrigerados? UTIs, maternidades, quartos, enfermarias, recepção, etc, são sempre climatizados, e há bons motivos para isso: além do conforto e bem-estar, o ar-condicionado também ajuda a manter o ar mais puro, livre de bactérias, fungos e poluição. Muita gente não sabe, mas as bactérias se proliferam e se espalham com mais facilidade no calor, por isso as unidades de saúde procuram manter a temperatura ambiente baixa.

Então, imagine crianças e o pessoal da terceira idade que, de forma geral, são considerados mais frágeis. Em vez de “espalhar” gripes e resfriados, como alguns acreditam, o aparelho ajuda justamente a afastar microrganismos nocivos à saúde. E, se funciona em um hospital, imagine na sua casa. Então será mesmo que ar condicionado para bebê faz mal? Descubra agora tudo o que você deve saber sobre ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos e afaste de vez alguns mitos!

Ar-condicionado para bebê faz mal mesmo? 

Esse é um verdadeiro mito que ronda o universo dos ar-condicionados e que acaba atrapalhando o bem estar de muita criança. Antigamente acreditava-se que as crianças, principalmente as recém-nascidas, tinham a temperatura corporal mais baixa do que a do adulto. O resultado eram crianças que acabavam de vir ao mundo entulhadas de roupas, toquinhas, meias e luvas enquanto o sol brilhava forte lá fora.

Hoje os pediatras afirmam que mesmo bebês que acabaram de vir ao mundo, quando saudáveis, têm a mesma temperatura corporal de um adulto – portanto, o calor que você sente, ele sente também. O ambiente climatizado colabora para a saúde das crianças ajudando a manter o corpo em uma temperatura agradável, exigindo menos do organismo e evitando a perda de líquidos.

Ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos

Nas altas temperaturas do verão os cuidados devem ser redobrados com crianças de todas as idades e idosos para evitar a desidratação. E, acredite, o ar-condicionado pode ter um papel fundamental para manter a saúde por evitar a exposição a temperaturas extremas. De acordo com os médicos, como a temperatura corporal deve estar sempre em torno dos 36ºC, as células trabalham mais para regularizá-la sempre que há muito calor ou muito frio.

Por isso, quando está muito calor a recomendação é aumentar a ingestão de líquidos gelados para ajudar a resfriar o corpo, tomar banho com água em temperatura ambiente e procurar ficar em ambientes climatizados com ar condicionado entre 21ºC e 25ºC. Ao sair de um ambiente com temperatura controlada, os especialistas recomendam a hidratação para evitar choque térmico nos locais abertos.

Ventilador é melhor do que ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos?

Essa é uma dúvida recorrente, mas os especialistas afirmam que não. Desde que bem higienizado, o ar-condicionado é muito mais saudável para pessoas de todas as idades do que o ventilador. Um dos motivos é óbvio: quando o ventilador agita o ar ele também está propagando a poeira no ambiente, espalhando poluição e microrganismos.

No verão, é fundamental oferecer o máximo possível de conforto para idosos e crianças. Mesmo durante a noite, quando a temperatura já não está tão alta, o calor pode prejudicar a noite de sono, deixando-os irritadiços, cansados e até fazendo com que a imunidade baixe por causa do estresse gerado pela noite mal dormida. A qualidade do sono noturno é essencial para o equilíbrio do organismo e a reposição da energia gasta durante o dia.

Para amenizar o calor, o ar-condicionado para o bebê é a melhor opção. No entanto, é preciso que o filtro esteja sempre limpo, o vento gelado não esteja direcionado para cima do bebê ou do idoso para não ressecar as vias aéreas que causam coriza, tosse etc, e que o quarto não fique gelado. A temperatura ideal deve ser aquela em que quem está dormindo não chegue a suar mas também não precise ficar totalmente coberto com frio.

Dicas para o ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos

Você ja deve ter percebido que a qualidade do ar é fundamental, por isso a dica aqui é manter os filtros do ar condicionado sempre limpos e não deixar de realizar a manutenção preventiva periódica. Assim, pelo menos uma vez por ano chame um técnico especializado para fazer uma limpeza mais profunda no aparelho.

Por outro lado, você aumenta ainda mais a segurança do ar para seus filhotes e vovôs usando ar-condicionado que purifique o ar. Isso é ideal porque, você pode até não acreditar, mas dentro de casa é possível encontrar ainda mais poluentes do que no ambiente externo.

Isso acontece porque, além da poluição que entra com o ar de fora, há ainda exposição a compostos químicos tóxicos e até metais pesados que são encontrados em vários produtos usados no dia a dia. Na rua, a sujeira se dispersa graças ao vento, em casa, ela se concentra em diversos locais por mais que a residência esteja limpa.

Por isso, há diversos modelos de ar condicionados que chegam a eliminar até 99% das bactérias e impurezas do ar, inclusive com selo classe A de energia, atestando que o aparelho é bastante econômico.

Esses aparelhos têm um sistema de purificação do ar que, além de remover fungos e bactérias, removem o excesso de umidade do ar e ainda evita o acúmulo de umidade dentro do próprio aparelho, o que evita o aparecimento de microrganismos em seu interior. Há modelos que utilizam múltiplos níveis de filtragem, removendo até partículas microscópicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Viu como é mito que ar condicionado para bebê faz mal? agora, com essas dicas, você garante muito mais conforto, bem estar e qualidade de vida para quem você ama.

Quer conhecer mais sobre estes aparelhos? Na Dufrio você encontra uma grande variedade de ar condicionados. Mas se tiver alguma dúvida, pergunte à gente aqui, nos comentários!

Tags:

Recomendados para você

4K

5

Comercial

Conheça o ar-condicionado multi split, ideal para climatizar dois ou mais ambientes

5K

0

Refrigeração

Refrigerador Side by Side: o que é e vale a pena ter um?

2K

0

Dicas

Conheça os 3 tipos de detectores de vazamento em aparelhos de ar-condicionado

0 Comentário

Deixe o seu comentário!