Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Conheça o ar-condicionado multi split, ideal para climatizar dois ou mais ambientes

por Dufrio Refrigeração • 31/08/2017 • 31/08/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Quer deixar toda a sua casa climatizada? Não sabe como oferecer mais conforto climático para seus clientes em todos os recintos da sua loja, restaurante ou escritório sem precisar gastar uma fortuna? Muito provavelmente a solução para o seu problema é um ar-condicionado multi split, ideal para refrigerar dois ou mais ambientes. Se você ainda não conhece esse tipo de aparelho, vale a pena prestar bastante atenção em todas as vantagens que ele tem para oferecer e agregar mais valor aos seus serviços ou aumentar o seu bem-estar em casa.

Ar-condicionado multi split: flexibilidade com eficiência

De uma forma geral, tudo o que é multi tende a ser bom, e o ar-condicionado multi split não foge à regra. Isso porque ele oferece mais flexibilidade na climatização dos ambientes, já que ele funciona com apenas uma condensadora interligada a duas ou mais evaporadoras, podendo refrigerar até oito ambientes.

Multi Split Inverter da LG permite até 5 evaporadoras conectadas a apenas uma unidade condensadora.

Uma das vantagens é que não é preciso comprar aparelhos de ar-condicionado totalmente independentes para cada cômodo, o que, por si só, já significa economia. Por outro lado, há economia também de uso do espaço e de elementos visuais na parte externa do imóvel, que terá uma única condensadora.

Outro ponto positivo do ar-condicionado multi split é que é possível ter unidades internas de diferentes capacidades de BTU ou não. No entanto, se o ar-condicionado multi split tiver capacidade de 18.000 BTUs, por exemplo, a soma das evaporadoras ligadas simultaneamente não poderá ultrapassar essa medida.

Por exemplo, para a refrigeração de dois cômodos é possível ter duas evaporadoras de 9.000 BTUs ou uma de 9.000 e outra de 12.000 BTUs. Só que, quando estiverem ligadas ao mesmo tempo, neste último caso automaticamente elas reduzem a capacidade para atender à demanda toral da condensadora. Mas os aparelhos podem trabalhar na capacidade total se estiverem ligados em horários diferentes.

Escolha a melhor opção para você

Por isso, é importante ressaltar que as unidades são dependentes apenas em relação à capacidade escolhida da condensadora, fora isso, tudo pode ser customizado, de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, para salas com pouca movimentação, você pode escolher a opção de ar-condicionado multi split cassete, e piso-teto para os quartos. Além da circulação de pessoas pelo local, leve em consideração também o tamanho e o uso que é feito do ambiente na hora de escolher o modelo mais adequado.

Mas não daria no mesmo comprar apenas um ar-condicionado split megapotente e deixar as portas abertas refrigerando tudo? Na verdade, não. É claro que a prática é viável, mas a eficiência e economia ficam aquém do esperado. Isso porque há vários elementos que podem prejudicar a performance do aparelho e que devem ser analisados por um técnico especializado.

Nesse caso, entram aspectos como a disposição das paredes entre os cômodos, as qualificações técnicas do aparelho a ser utilizado, o tipo de forro do local, a exposição solar da estrutura, a quantidade de pessoas em circulação pelo lugar, a metragem das áreas a serem refrigeradas etc.

Conforme for, podem ocorrer vários problemas, como sobrecarga do aparelho, já que ele trabalhará por dois ou mais; refrigeração total abaixo do esperado; menor vida útil das peças e maior necessidade de manutenção por conta do uso excessivo; maior consumo de energia elétrica e consequente conta de luz mais cara o final do mês, entre outros.

Vantagens do ar-condicionado multi split

Já o ar-condicionado multi split oferece várias benefícios. Um deles começa logo na instalação do sistema que é mais simples por ser integrado. A manutenção também é reduzida, já que há apenas uma condensadora. Essa fato também reduz a poluição visual na parte externa, assim como é perfeita para quem tem pouco espaço do lado de fora da estrutura.

Como cada aparelho interno tem seu próprio controle remoto, podem ter temperaturas independentes, de acordo com a necessidade de conforto térmico. Também podem ser ligados todos ao mesmo tempo ou não, dependendo da sua necessidade. E, como há apenas uma condensadora, há também apenas um compressor – que como é rotativo, além de mais econômico também tem o ruído reduzido.

Além de tudo isso, o ar-condicionado multi split está disponível nas versões cassete, piso-teto, duto e hi-wall – de acordo com seu gosto pessoal, decoração, tamanho do ambiente e necessidade de refrigeração, podendo ser instalados juntos na mesma condensadora.

Com a tecnologia inverter, ainda mais economia com o ar-condicionado multi split

Se quiser aumentar ainda mais a economia com o ar-condicionado multi split, basta adquirir o aparelho com a tecnologia inverter. Além de utilizar gás ecológico, que é amigo do meio ambiente, ele ainda significa uma economia que pode chegar até  60% na conta de energia elétrica quando comparado ao modelo de ar-condicionado convencional.

Gostou de conhecer o ar-condicionado multi split? Viu como ele pode atender às suas necessidades, dando mais conforto térmico aos ambientes com mais economia? Aproveite e faça a sua escolha aqui, na Dufrio, e conheça as melhores marcas de ar-condicionado!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

435

6

Eletrodoméstico

Desumidificador de ar funciona? Quais os melhores modelos

1K

0

Comercial

Consumo de energia do ar-condicionado: saiba como economizar sem perder o conforto

84

0

Eletroportáteis

Qual é a melhor potência para aspirador de pó?

7 Comentários

  1. Agrimeron C Costa disse:

    Bom dia,

    Estou procurando uma solução de resfriamento/aquecimento de ambiente sem ou com pouca ventilação. Não uso ar condicionado pelo incômodo do vento frio.

    Estou mudando para uma casa, cujo os quartos tem saída para um pequeno corredor isolado da sala por uma porta. Pensei por um cassete potente neste corredor, considerando que as portas dos quartos pode ficar abertas a maioria do tempo e são bem próxima uma da outra. Por outro a porta que dá acesso ao corredor pode ficar fechada, isolando-o da sala e só deixando a comunicação com os quartos.

    Não me interessa os quartos refrigerados, mas com uma temperatura agradável no calor e frio, sem o inconveniente do ar e da ventilação das evaporadoras. Imagino que a evaporadora tipo cassette no corredor, vai ventilar pouco os quartos, mas baixa a temperatura pela circulção do ar em um ambiente relativamente fechado. Para mim isso seria suficiente.

    Essa solução seria conveniente para manter resfrescados os quartos, sem estarem refrigerados, o que não queremos? De fato só são utilizados com certa regularidade dois quartos, os demais não.

    Aguardamos parecer.

    Att.

    Agrimeron C Costa

    • Olá, Agrimeron recomendamos que você procure um projetista ou um técnico que estude o seu projeto para avaliar e verificar o que melhor atende a sua necessidade. Para mais dúvidas estamos a disposição.

  2. Artemia disse:

    Bom dia! Me ajudem por favor estou com uma dúvida cruel, gostaria de adquirir um ar condicionado Multi Split para dois quartos e uma sala, pois me interessei por usar uma só evaporadora, será que estou escolhendo a opção correta em termo de economia de energia e valores de custos, assim sendo qual seria o melhor BTUS e podem também indicar onde comprar e instador?Grata.

  3. Jefferson disse:

    Possuo três quartos e queria refrigerar os mesmos,qual capacidade ideal da unidade centro?

  4. Lubia Costa disse:

    Gostaria de saber pra refrigerar 2 quartos, quantos btu’s seriam necessários em um aparelho multi? Média de preço. Obg.

Deixe o seu comentário!