Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O climatizador de ar funciona igual a um aparelho de ar-condicionado?

por Dufrio Refrigeração • 24/01/2018
Compartilhar:

Procurando alternativas para refrescar sua casa? Uma delas é o climatizador de ar, um aparelho que chega a reduzir entre 2°C e 5°C a temperatura do ambiente. No entanto, uma dúvida comum é se o climatizador de ar funciona como um aparelho de ar ar-condicionado.Descubra agora tudo sobre o assunto e como conseguir a melhor a performance do climatizador de ar.

Climatizador de ar deixa a casa fresquinha

Em determinados dias ou regiões do país, nem sempre é preciso toda a potência do ar-condicionado. O climatizador de ar, por exemplo, refresca os ambientes, mas não chega a resfriá-los ou aquecê-los.Por isso, ele é bastante indicado para determinadas situações e períodos, como meias-estações; quando se deseja um ambiente apenas um pouco mais fresco, mas não gelado; para regiões mais secas e onde o calor no verão não é tão intenso.

O interessante é que, assim como alguns modelos de ar-condicionado, o climatizador de ar também tem modelos que podem aquecer o ambiente através da função quente e frio. Assim, ele continua funcional durante o inverno ou nos dias em que a temperatura cai abruptamente, por exemplo, deixando a casa mais agradável o ano inteiro.

Climatizador de Ar Portátil e Umidificador Midea Liva 220v

Climatizador de ar é bom e tem várias vantagens

Como o climatizador de ar costuma ser bastante procurado por quem já tem históricos de alergias, rinites ou qualquer outro problema respiratório, já que o seu funcionamento não retira a umidade do ambiente.

A forma como o ar-condicionado funciona pode ressecar o ar e acabar irritando as vias respiratórias, agravando um quadro já existente em algumas pessoas. Por outro lado, o ventilador apenas agita e joga o ar quente de volta.

Vários modelos de climatizadores de ar, entretanto, contam com purificadores de ar, que o deixam ainda mais saudável. Para isso, ele deve ter a função “ionizador”, que elimina microrganismos prejudiciais à saúde, como fungos, bactérias e ácaros.

Há ainda modelos que trazem também a função “umidificador”, ideal para locais onde a umidade do ar fica abaixo de 40%. Esse tipo de aparelho traz um compartimento para a colocação de água gelada e gelo, o que faz com que ele libere gotículas minúsculas de água no ar.

Nesse caso, a função é potencializada quando há renovação periódica do ar, através de uma janela ou porta aberta próxima à parte traseira do aparelho.

Ou seja, dependendo do modelo, na verdade você acaba pode contar com 4 funções em apenas um aparelho: climatizador, aquecedor, umidificador e purificador de ar.

Economia na compra e na conta de energia elétrica

Outra vantagem é a economia oferecida pelo climatizador de ar no consumo de energia. O aparelho é mais em conta, mas há ainda o baixo impacto na conta de luz, porque ele gasta menos energia elétrica do que um ar-condicionado, mesmo os mais econômicos. E, como não joga nenhum tipo de gás na atmosfera, acaba sendo também amigo do meio ambiente.

Vale lembrar também que o climatizador de ar é portátil, podendo ser levado de um cômodo para o outro sem necessitar qualquer tipo de adaptação e também para outras residências ou camping.

Usando o climatizador de ar no quarto das crianças

O climatizador de ar também é bastante indicado para o quarto das crianças, como bebês. De acordo com os especialistas, principalmente os bebês recém-nascidos não devem respirar o ar muito frio, porque pode ocorrer um ressecamento das vias aéreas, inclusive gerando sede e fazendo com que ele acorde com mais frequência.

É importante também que não haja transições muito bruscas de temperatura, como sair de um ambiente frio para passear ao sol, por exemplo. Como o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente entre 2°C e 5°C, supre bem as necessidades do bebê. Aqui, a dica é utilizar água fervida ou filtrada para abastecer o climatizador na função umidificador.

Como usar e onde instalar o climatizador de ar

Para aproveitar ao máximo o desempenho do climatizador de ar, a entrada de ar, localizada na parte traseira do aparelho, deve ficar a uma distância mínima de 15 cm da parede, de forma que o ar circule facilmente. Lembre-se de mantê-lo distante de qualquer coisa que possa bloquear a entrada ou saída de ar, como cortinas ou algum material solto. Para evitar vazamento da água do reservatório, mantenha o climatizador sobre uma superfície plana.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre se o climatizador de ar, conheça todos os modelos na Dufrio. Aqui, você não só encontra o que há de melhor em climatização de ambientes, mas também as melhores ofertas e promoções.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento