Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado inverter vale a pena? Saiba tudo sobre o esse equipamento

por Dufrio Refrigeração • 28/12/2017 • 28/12/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

O ar-condicionado inverter é uma das melhores novidades do mercado, graças às suas funcionalidades, economia de energia, baixo índice de ruído e alta performance. No entanto, nem todo mundo está familiarizado com as suas características e deixa de aproveitar suas vantagens por pura falta de conhecimento. Veja agora tudo sobre o ar-condicionado inverter e descubra porque ele tem sido tão procurado na hora da compra.

Como funciona o ar-condicionado inverter? 

Quem pensa que ar-condicionado é tudo a mesma coisa é porque não conhece o ar-condicionado inverter. Ele não funciona da mesma forma que os demais,  porém sua tecnologia é totalmente diferente da convencional – e é por isso que ele tem tantos diferenciais.

No sistema tradicional, o ventilador dentro da evaporadora suga o ar do ambiente e o compressor o faz passar por um conjunto de serpentinas, onde existe o fluido refrigerante (gás). É ele que vai aquecer (nos ar-condicionados quente/frio) ou resfriar o ar gradualmente.

Depois ele é novamente devolvido ao ambiente em um ciclo que se repete inúmeras veze, até que atinja a temperatura que você escolheu. Cada vez que o ar retorna ao aparelho, o termostato mede a sua temperatura, e quando percebe que chegou à temperatura escolhida, desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do aparelho. Quando a temperatura, depois de um tempo, começa novamente a variar, o termostato religa o compressor, recomeçando todo o ciclo.

O que acontece é que o ar-condicionado inverter mantém o compressor ligado em rotação variável – e com isso não há oscilação de temperatura, deixando o ambiente bem mais agradável. Além disso, ele utiliza um gás ecológico, o R410A, que não agride o meio ambiente nem prejudica a camada de ozônio.

Por que o ar-condicionado inverter é mais econômico? 

Como no sistema inverter no compressor não fica naquele “liga-desliga”, ele não produz picos de energia – os grandes vilões das contas de luz. Para se ter uma ideia, o ar-condicionado inverter chega a ser até 60% mais econômico do que os sistemas convencionais.

Outra vantagem desse sistema é que ele também é muito mais silencioso. Como o compressor não fica ligando e desligando toda hora porque trabalha em baixa rotação quando a temperatura se estabiliza, o índice de ruído cai bastante. Assim o ambiente fica muito mais agradável e silencioso.

Por que comprar um ar-condicionado inverter? 

Por tudo isso, o ar-condicionado inverter já se tornou o queridinho do mercado. O sistema é muito mais econômico, silencioso e mantém um conforto térmico muito maior, já que não há oscilação de temperatura. Além disso, o jato de ar é mais espalhado, favorecendo mesmo quem está mais próximo do aparelho.

Outro benefício é o gás ecológico. Além de não prejudicar o meio ambiente, ele não é tóxico, não é inflamável, e é exclusivo dos aparelhos que possuem a tecnologia inverter. Todas essas vantagens compensam o valor um pouco mais caro do ar-condicionado inverter, que é recuperado com a economia na conta de energia elétrica.

Como dimensionar ar-condicionado inverter? 

Para descobrir o melhor ar-condicionado inverter para a sua casa ou empresa, é preciso levar em consideração vários fatores. Você já deve ter ouvido falar em BTUs, a unidade de medição da capacidade do aparelho. De uma forma geral, quanto maior o ambiente a ser refrigerado, maior deve ser a capacidade do aparelho, mas há outras coisas que devem ser considerados.

É preciso levar em conta também a quantidade de pessoas que transitarão pelo local, de aparelhos eletrônicos, a quantidade de portas e janelas, a incidência de raios solares e a hora do dia em que ela é maior. Parece complicado, mas não é: basta usar a calculadora de BTUs.

Ar-condicionado inverter como escolher? 

Há vários modelos de ar-condicionado inverter, mas nem todos os fabricantes trabalham com essa tecnologia. No entanto, você pode encontrar ar-condicionado inverter split (high-wall, piso-teto), multi split (ideal para quem quer climatizar dois ou mais ambientes), cassete (que é instalado no forro e é perfeito para empresas ou grandes residências), quente/frio (com ciclos que permitem o uso do aparelho também durante o inverno), entre outros.

Lembre-se que há também aparelhos de ar-condicionado inverter com purificador de ar, que chegam a eliminar até 99% de fungos, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde; com a função noite, que eleva a economia para 74% em relação aos sistemas tradicionais; e muitas outras funcionalidades. É escolher o que melhor se encaixa no seu perfil.

Ar-condicionado inverter compensa? 

Ainda está na dúvida se o ar-condicionado inverter compensa? Se todas essas vantagens ainda não o convenceram, aproveite então e faça a comparação entre o consumo do ar-condicionado inverter e os aparelhos convencionais através da calculadora de consumo. Você verá que será muito mais fácil ter o retorno do seu investimento com a conta de energia bem mais em conta e um aparelho com tecnologia de ponta.

Venha conhecer todos os modelos de ar-condicionados inverter da Dufrio e aproveite nossas promoções para economizar ainda mais! 

Recomendados para você

1K

115

Dicas

Fluidos Refrigerantes Dugold

38

0

Refrigeração

Freezer expositor balcão: conservador ou congelador? Qual escolher?

449

0

Refrigeração

Frigobares: para que servem e quais os benefícios?

2 Comentários

  1. Edileuza disse:

    Bom dia!!comprei um central de da marca Elgin da ecoinverter até agora to amando é super silenciosa…queria saber se tanto faz eu ligar 9 da noite e desligar as 7 da manhã como desligar 12:00 vai dar o mesmo valor ou vai vim de acordo de quanto vc usar..ela é 12 mil bts…obigada

Deixe o seu comentário!