Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Temperatura ideal para cerveja: qual a ideal para a cerveja não congelar?

por Dufrio Refrigeração • 04/12/2017 • 04/12/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Apreciada em larga escala no Brasil (estamos entre os 20 países que mais consomem), a cerveja definitivamente tem boa aceitação e considerável predileção entre os brasileiros, embora seja bastante popular também em outras regiões do globo.

Quando consumida com responsabilidade (em suas versões “com álcool” e “sem álcool”, de acordo com o consumidor e cada caso) ela é frequentemente companheira de festejos, visita a restaurantes, bares e happy-hours.

Dados mostram também que ela está em segundo lugar dentre as bebidas preferidas por aqui.  Segundo pesquisa que já foi realizada pelo site MeSeems, que coleta e compartilha opiniões, isso ficou evidente, sendo que a cerveja é consumida ao menos às vezes por 35% dos que preferem esse tipo de bebida.

E a tradição é bebê-la bem gelada. Afinal, de clima tropical, normalmente nosso país propicia, em épocas quentes, esse tipo de prática.    Aliado a isso está o fator gosto (preferência) e sabor. Gelada a cerveja é, sem dúvida, mais atraente.

No entanto, é preciso prestar atenção à temperatura ideal para a cerveja não congelar. Se isso ocorre pode haver considerável alteração do aspecto e consistência e na gustação do produto.

Para apreciar a bebida no ponto certo, por isso, é imprescindível quer seja em um estabelecimento comercial ou em casa não desatentar quanto ao tempo de permanência no equipamento refrigerador ou ao controle de sua temperatura.

Veja algumas dicas importantes:

 

Mas, afinal, qual a temperatura ideal para a cerveja?

A temperatura ideal para a cerveja não congelar deve observar alguns cuidados. Ela nunca pode baixar de 0ª (temperatura em que se inicia o congelamento).

Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados.

O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).

Isso porque se a bebida congelar poderá até mesmo amargar, condição em que os apreciadores a consideram popularmente “choca”. O problema ocorre quando existe uma falha na “vedação”, como é chamada, já que, ao passar por congelamento, a latinha, por exemplo, pode sofrer alterações em suas propriedades de pressão interna, tendo a estabilidade diminuída.

A que tipo de equipamentos devo recorrer para isso?

A cerveja pode ser levada a um freezer (mas atenção: a aparelhos que tenham capacidade de funcionar no modo refrigerador, para não congelar realmente) ou geladeira convencional, porém dependendo da necessidade que se tem pode valer a pena recorrer a equipamentos específicos para a armazenagem e refrigeração desse produto.

Existem, por exemplo, opções de cervejeiras residenciais e comerciais que atendem muito bem a ambas as demandas.

Nesse caso a regulagem de temperatura é, muitas vezes, feita por um painel digital de controle, com opções que podem chegar a variar em mais de 4 níveis de ajustes.

Dessa forma as vantagens de ter cervejeiras é grande, pois oferecem controle apropriado de temperatura e funções próprias para gelar esse tipo de produto.

Cervejeiras residenciais

No caso de uso residencial pode ser interessante na possibilidade de ser uma casa de veraneio ou um espaço para reuniões, eventos familiares ou com amigos. Por isso cabe pensar na frequência com que ocasiões envolvendo o consumo da bebida podem acontecer e se é interessante investir nisso (principalmente em função da quantidade consumida em cada uma dessas situações).

Alguns modelos comportam, por exemplo, uma média de 75 latinhas, o suficiente para manter uma festa sempre bem abastecida, sem exigir espaço maior para armazenagem de produtos em uma quantia superior, que normalmente não é requerida nessas ocorrências.

Assim não se corre o risco de os convidados chegarem e não haver bebida gelada o suficiente ou de ter que repor e ficar esperando a bebida gelar (existem equipamentos compactos, ideal apenas para satisfazer essas pequenas demandas).

Cervejeira Consul Mais 82L Amarelo 220V

Cervejeiras comerciais

Já para o comércio o benefício pode ser muito evidente ao possibilitar entregar ao cliente a bebida sempre no ponto certo (a certeza disso), não correndo o risco de perder vendas por esse fator ou mesmo vender menos por ter somente mais produto em estoque, em temperatura ambiente e não procurada por alguns clientes.

Para estabelecimentos de comércio opções maiores também oferecem bom desempenho. Com tecnologia de refrigeração com fluxo de ar de trás para frente, alguns equipamentos conseguem gelar as cervejas mais rapidamente (e podem ser compartilhados com energéticos) para suportar a demanda de vendas do produto já em condições ideais para consumo (o que pode ser um diferencial em relação a outros pontos comerciais).

Proporcionando, ainda, degelo automático (sistema frost free) e ajustes de temperatura programados, podem comportar latas ou garrafas de 600ml e litro tranquilamente, sendo super práticos e vantajosos para o negócio.

Cervejeira Slim Inox Fricon Porta de chapa com visor 284L 220V

E então, descobriu qual a temperatura ideal para a cerveja? Interessado em um equipamento próprio para gelar cerveja em seu estabelecimento ou residência? Que tal navegar pelas opções de cervejeiras da Dufrio e verificar o que melhor se adapta às suas necessidades?

Ou aproveite e interaja conosco pelos comentários! Teremos o maior prazer   em tirar suas dúvidas e ajudar!

Recomendados para você

4K

0

Comercial

É verdade que o ar-condicionado espanta os mosquitos e pernilongos?

7K

20

Comercial

4 maneiras de fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado

2K

0

Refrigeração

5 informações importantes para congelar carnes suínas, bovinas e embutidos

2 Comentários

  1. Ana disse:

    O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante). Desculpa minha pergunta mas seria negativo ou positivo, adquiri uma cervejeira de 38l.
    Não sei em qual temperatura ideal deixar para as cervejas ficarem geladas. O ciclo de ciclagem termica não para , fica funcionando direto, hoje ela está em -3.

Deixe o seu comentário!