Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Quer ser um mestre cervejeiro? Veja as principais dicas para conservar melhor a cerveja.

por Dufrio Refrigeração • 24/07/2018
Compartilhar:

Consumida em considerável escala em território nacional, a cerveja é uma das bebidas mais tradicionais, em suas versões com álcool ou sem álcool (não sendo essa, claro, a única diferença entre os tipos existentes, como você verá brevemente adiante).

Apenas para se ter um exemplo de como ela é tradicional para o brasileiro, segundo dados de uma pesquisa do setor de economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a cerveja, ao lado da carne, foi um dos produtos mais responsáveis por aumento de vendas no mês de junho.

Em seu caso, por exemplo, a elevação de consumo foi de 30% a 50%.

Isso denota o quanto em comemorações, ocasiões especiais, happy-hours ou mesmo, em situações mais comuns do dia a dia e finais de semana ela é um item bastante comum para boa parcela dos consumidores.

Com essa realidade a atividade de “mestres cervejeiros” também cresceu bastante e não é incomum encontrarmos também quem deseja aprender mais sobre as formas de apreciar. Estabelecimentos comerciais, inclusive, também podem ter interesse em valer-se dessas informações para oferecer.

De olho nisso, que tal descobrir como conservar e gelar melhor a cerveja para que fique no ponto ideal para consumo?

Veja nossas dicas abaixo:

Tipos de cervejas e como conservá-las:

Existem, em geral, diferentes tipos de cervejas. A mais comum, a cerveja pilsen, por exemplo, é leve ao paladar e normalmente mais clara.

Já a chamada cerveja premium pode ser uma variação desse tipo ou da chamada Lager, que tem baixa fermentação.

Outros tipos são bock, weissbier (com maltes de trigo e cevada, com aromas como de cravo), Barley Wine e até mesmo os chamados “chopps de vinho” – dentre vários outros e há até mesmo as cervejas conhecidas como artesanais.

Para conservar , no entanto, o principal cuidado é não congelar. Por isso, exatamente, existem equipamentos ideais:

Para evitar aquela sensação de “cerveja choca” é importante, além de garantir que a cerveja não tenha estragado, que seja dado á devida atenção a temperatura, que é muito importante, pois uma vez que congelada a cerveja poderá passar por alterações e perder assim todo o seu sabor.

Outra atenção é quanto ao tipo de cerveja mesmo e a seu teor alcoólico. Quanto mais leve ela for ou com menor quantidade de álcool, mais recomendada pode ser uma temperatura mais baixa.

 

E qual o melhor equipamento?

Teoricamente a cerveja pode ser gelada em um equipamento que tenha boa capacidade de refrigeração, como um freezer.

No entanto, existe um tipo ideal de aparelho para essa finalidade: as cervejeiras. O diferencial dessa opção é seu atributo de temperatura. Normalmente entre -6ºC, -4, 0 e 2ºC ela permite que o usuário acerte a temperatura considerada ideal para este tipo de bebida, além de permitir que gele mais rápido, o que é um ponto a considerar para quem consome.

Tipos de cervejeira:

Basicamente é possível encontrar cervejeiras na linha de refrigeração comercial e na linha doméstica.

Mais comuns em estabelecimentos comerciais, os modelos maiores podem chegar à capacidade de 565 l, existindo modelos de 431l ou 284l, de acordo com a necessidade de cada local. Elas permitem regular a temperatura adequadamente para este tipo de bebida (normalmente contendo 4 set points de temperatura) e vêm com topo iluminado, para merchandising de marca, por exemplo.

Para o uso doméstico, alguns tipos de cervejeiras priorizam ainda mais aspectos como design, cores e tamanho, de modo que o equipamento possa se “moldar” bem ao desenho e disposição do ambiente. Existem, por exemplo, modelos em cores de destaque, como amarelo e vermelho, próprio de decorações mais arrojadas e/ou modernas.

Para os gostos mais tradicionais, há equipamentos em inox, normalmente em um tamanho médio de 82l, o que permite abastecer idealmente para o consumo ocasional doméstico e ao mesmo tempo ter um aparelho compacto.

E então, você já tem uma cervejeira para atender sua eventual demanda? Que tal conhecer os modelos existentes na Dufrio?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento