Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ventilador de Teto: o que saber antes de comprar

por Dufrio Refrigeração • 07/12/2021
Compartilhar:

Ventilador de Teto: preste atenção nessas 9 dicas importantes

 

Se você vem acompanhando as últimas publicações do blog, deve ter percebido que estamos dando destaque aos produtos que trarão mais conforto na próxima estação, como o ar-condicionado e o freezer vertical, além de mais benefícios à saúde, como foi o caso de nossa postagem com informações sobre o purificador de água.

O verão promete vir com tudo! E, caso um ar-condicionado não se encaixe no orçamento ou na lista de prioridades, o ventilador de teto pode ser uma ótima opção para lidar com o calor e trazer mais conforto térmico ao ambiente. Foi pensando nisso que a equipe Dufrio desenvolveu esse conteúdo.

De forma simples e prática, listamos os principais pontos de atenção que você deve ter em mente na hora de comprar um ventilador de teto. Continue lendo e descubra: a importância do tamanho do ambiente, o significado da vazão de ar, a verdadeira influência da quantidade de pás na qualidade da ventilação, e muito mais.

Vamos juntos? Boa leitura!

 

A importância do ambiente onde o ventilador será instalado

Assim como ocorre com o ar-condicionado, é necessário saber o tamanho da área que o equipamento será instalado para realizar uma compra certeira. Existem modelos adequados para áreas a partir de 16m², e é possível verificar essa informação na caixa do produto ou na descrição dos sites de e-commerce.

Quanto maior for o ambiente, maior será a necessidade de circulação de ar. Nesses casos, são indicadas as hélices mais largas. Atentar-se à área correta do espaço onde o ventilador de teto será colocado, portanto, é uma medida essencial para garantir a escolha de um modelo que melhor atenda às necessidades específicas do ambiente.

 

A taxa de vazão de ar e o desempenho do ventilador

Esse aqui é um dos pontos mais importantes! Para garantir um melhor desempenho do aparelho, é preciso prestar atenção à taxa de proporção de vazão do ar por segundo, que deve ser 10% da medida do cômodo. Por exemplo: caso o cômodo meça 20m², a taxa de vazão é de 2m³ por segundo. Geralmente, essas informações também podem ser encontradas na descrição do produto.

 

Identificação do consumo de energia

As informações referentes ao consumo de energia são bem fáceis de serem encontradas, visto que a maioria dos aparelhos é identificada com o Selo Procel de Economia de Energia. Através do Selo, é possível verificar o nível de eficiência energética do ventilador de teto e, dessa forma, comparar os gastos com energia de cada produto.

Este ventilador da Ventisol, por exemplo, possui o Selo de Classificação A, que representa o nível mais alto de economia. Caso esse ponto seja uma prioridade para você, preste atenção nas categorias A e B: elas requerem, aproximadamente, quatro vezes menos energia do que os selos C e D. Interessante, né?

 

A relevância da quantidade de pás

Ao contrário do que se pode imaginar, a quantidade de hélices do ventilador tem menos influência na capacidade de refrigeração do que os outros itens que apresentamos até agora. Isso significa que, mesmo que o ventilador tenha seis pás, a refrigeração pode não ser o suficiente caso a área e a taxa de vazão do ar não tenham sido consideradas e calculadas corretamente.

 

A potência do ventilador

O principal indicador que aponta para a força do ventilador de teto é o número de rotações por minuto (RPM), que normalmente fica entre 250 e 700 RPM. Quanto maior for esse número, mais forte será o vento produzido.

Atenção: não confunda o número de rotações por mundo com a taxa de vazão de ar, apresentada anteriormente. O primeiro faz referência à força do vento, enquanto a última diz respeito à capacidade do aparelho de fazer o ar circular pelo ambiente, tornando-o mais refrigerado.

 

Oportunidade de auxílio na iluminação

Como já sabemos, o ventilador de teto é um ótimo aliado para tornar qualquer cômodo mais fresquinho. Porém, suas vantagens não acabam aí! Alguns aparelhos contam com a possibilidade de instalar uma ou mais lâmpadas. Esse ventilador de teto da Arno, por exemplo, tem globo de vidro com suporte para duas lâmpadas, oferecendo uma ótima capacidade de iluminação.

 

Controle de velocidade e acionamento

Por mais que a função de controle de velocidade não seja um atributo decisivo, caso você esteja na dúvida entre dois ou mais aparelhos e um deles tiver essa opção, recomendamos que você opte por ele.

O controle de velocidade auxilia na rotação das pás, e é possível encontrar modelos com até 6 velocidades. Em se tratando do acionamento da função, normalmente ele se dá por interruptor, puxando uma cordinha, pelo controle remoto ou por sistema inteligente (via aplicativo no smartphone). Nada mau, não é mesmo?

 

Nível de ruído

Os modelos de ventilador de teto nem sempre são os mais silenciosos, e é normal que exista um certo nível de ruído característico. Contudo, alguns fatores que influenciam nessa questão são o motor e o tipo de material com que o aparelho é feito. Caso esse ponto seja um atributo decisivo para a sua compra, lembre-se de verificar essas informações na descrição do produto.

 

Segurança na instalação

Por mais que diversos modelos de ventilador de teto contem com um manual de instruções bastante didático e sejam fáceis de instalar, a equipe Dufrio recomenda a contratação de um profissional especializado e capacitado para exercer essa função. Agindo dessa forma, é possível garantir mais qualidade na utilização do produto e mais segurança para você e sua família.

 

Encontre o seu ventilador de teto na Dufrio!

No site da Dufrio, você pode encontrar diferentes modelos de ventilador de teto, de marcas como Arno, Ventisol e Mondial. Além de conhecer as opções por fabricante, você também pode filtrar a busca por preço, voltagem e classificação energética, encontrando várias informações para te auxiliar na realização de sua melhor compra. Acesse e confira! Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, siga nos acompanhando no blog para encontrar mais dicas valiosas e exclusivas. Já publicamos várias matérias sobre ventilação e, inclusive, algumas sugestões de melhores modelos de ventilador de teto para o verão. Fique por dentro das novidades com o Blog Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento