Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Purificador de Água: saiba como escolher o seu

por Dufrio Refrigeração • 26/11/2021
Compartilhar:

Purificador de água: tudo o que você precisa saber para escolher o seu

 

O Purificador de Água é um dos produtos queridinhos do verão. Nada melhor do que uma água fresquinha e gelada para amenizar a temperatura e manter-se hidratado, não é mesmo?

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças do mundo são reflexo da ingestão de água contaminada. Por isso, consumir água de boa qualidade é um dos principais passos para levar uma vida mais saudável. Se esse é o seu objetivo, você está no caminho certo!

 

Falando nisso, preste atenção nesse alerta de ouro: vamos ter modelos de purificador de água disponíveis na Dufriday! Além disso, a equipe Dufrio preparou essa postagem especial, que vai tirar todas as suas dúvidas. Continue lendo e confira:

 

  • Porque comprar um purificador de água ao invés de um galão
  • Qual a diferença entre filtro e purificador de água
  • Como escolher o purificador de água ideal
  • Dicas para manutenção e refil do seu aparelho

 

É melhor comprar um purificador de água ou um galão?

Em geral, a água que chega a maior parte das torneiras no Brasil não passa por um sistema de tratamento realmente eficiente, o que significa que nem sempre há uma margem segura para consumo direto. Por tal motivo, a utilização de um purificador traz mais garantia de saúde para você e sua família.

 

Além de possuir uma filtragem de maior qualidade e garantir que a água esteja sempre fresca e livre de impurezas, o purificador é capaz de eliminar microrganismos e poluentes como chumbo e nitrato. Ele também auxilia a reduzir e neutralizar possíveis odores desagradáveis e elimina o excesso de produtos químicos que podem ter sido adicionados à água.

 

Quando comparado a um bebedouro de galão, o purificador de água é uma opção mais econômica a longo prazo, já que não é necessária a reposição frequente do produto. Em nosso blog, temos outra postagem que pode te ajudar a entender as diferenças entre bebedouro e purificador.

 

Qual a diferença entre filtro e purificador de água?

 

O filtro realiza o tratamento básico da água, eliminando as impurezas da tubulação. Ele já está bastante presente na rotina dos brasileiros, desde os modelos simples, como os filtros de barro, até os mais sofisticados, com torneiras ou galões. Em relação ao purificador de água, o filtro possui um custo menor e não depende de energia elétrica, porém o purificador oferece mais qualidade e conta com mais benefícios para a saúde.

 

O purificador de água, portanto, trata a água de forma mais rigorosa e profunda, garantindo que ela esteja, de fato, livre de impurezas. O processo de purificação conta com três fases: filtragem, esterilização e absorção. Durante a segunda e a terceira fase, os microrganismos, o cloro e os metais nocivos são expelidos e eliminados.

Como podemos perceber, o filtro é um produto mais simples e age somente na primeira fase, enquanto o purificador realiza o processo completo.

Como escolher o purificador de água ideal?

Antes de avançar, vale lembrar que o purificador de água precisa estar conectado a um registro de água, então é essencial avaliar e preparar o local onde o produto será instalado. Em termos de localização, os filtros podem ficar tanto pendurados, quanto em armários.

Separamos algumas características que devem ser levadas em consideração para decidir o purificador certo para você. Confira:

  • Temperatura: geralmente, os purificadores contam com as opções de água gelada e natural; alguns possuem uma terceira alternativa, que é a de água misturada. A partir dessa diferenciação, é possível perceber um incremento no valor do produto, no seu tamanho e no consumo de energia. Em contrapartida, ganha-se mais espaço na geladeira, já que deixa de ser necessário colocar garrafas de água para gelar.

 

  • Refrigeração: há dois sistemas de refrigeração disponíveis para purificadores de água: o sistema por compressor a gás e o sistema através de placa eletrônica. O primeiro é indicado para locais de grande circulação e com fluxo intenso de pessoas, como empresas. O sistema com placa eletrônica, por sua vez, possui menor ruído e é associado aos purificadores mais compactos, recomendados para uso residencial.

 

  • Filtragem: como vimos, o sistema de filtragem completo é um dos principais diferenciais dos purificadores e é responsável por garantir a qualidade da água. O INMETRO conta com uma certificação para cada tipo de filtragem, o que é interessante de ser identificado nas etiquetas do produto. Por exemplo, existem modelos de purificador de água com Eficiência Bacteriológica.

 

  • Armazenamento: caso você more com pessoas que consomem um alto volume de água diariamente, é essencial atentar-se a esse atributo. Normalmente, quanto maior for o purificador, maior será a sua capacidade de armazenagem. Essa informação consta no manual do produto e em suas características técnicas.

 

Além dos atributos listados, também é importante considerar outros aspectos, como o custo de manutenção e a qualidade da purificação. Não se esqueça de averiguar se o aparelho possui aprovação do INMETRO e de observar as qualificações do fabricante e da marca.

 

Dicas para a manutenção e o refil do seu purificador

A manutenção periódica do purificador é bastante simples e se baseia na limpeza e na troca do filtro. No caso dos produtos que contam com o recurso de ozonização, recomenda-se uma atenção especial, visto que é necessário trocar o refil de gás.

Em média, a troca de refil deve ser realizada a cada seis meses. Preste atenção a recursos como o de “troca fácil”, presente nesse purificador de água da Consul, por exemplo. Isso facilita o processo de troca, de modo que não é necessário acionar um assistente técnico para realizar o serviço.

Outra dica de compra valiosa: os modelos portáteis podem ser instalados onde você achar melhor, seja na bancada da pia, em uma parede ou próximo à torneira. Entretanto, cabe ressaltar que nem todos contam com refrigeração, ou seja, com a opção de água gelada. Por isso, sempre busque se informar sobre as especificidades técnicas do produto, para garantir que ele atenda às suas necessidades.

 

Encontre o seu purificador de água na Dufrio!

No site da Dufrio, você pode encontrar diferentes modelos de purificadores de água, de marcas como IBBL, Midea, Consul e Electrolux. Além de conferir as opções por empresa, você também pode filtrar a busca por preço, voltagem e classificação energética, encontrando várias informações para te auxiliar na realização de sua melhor compra. Acesse e descubra!

Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, não se esqueça de dar uma olhada nas outras matérias do blog! Já publicamos outras matérias sobre eletroportáteis que vão te ajudar a ficar por dentro das novidades e tirar qualquer dúvida.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento