Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado multi split vale a pena?

por Dufrio Refrigeração • 11/02/2021
Compartilhar:
Ar-condicionado multi split

Ao se perguntar se o ar-condicionado multi split vale a pena, é interessante saber que ele permite resfriar vários cômodos de uma vez. Isso é um resultado de sua construção, que consiste em um compressor e várias saídas de ar (até cinco).

Somente com estas informações daria para ter uma ideia se ele vale a pena, mas vamos mostrar de forma mais detalhada para que você possa tomar a melhor decisão. Confira!

O que é um sistema de ar-condicionado multi split?

Com um sistema de ar-condicionado multi split, não há necessidade de tubulação. É um sistema completo projetado especificamente para áreas internas individuais. Portanto, é destinado a residências sem dutos ou para cômodos individuais que não têm dutos.

Como realizar a instalação?

A instalação deve ser feita por um técnico para manter a garantia do produto. Muitas das melhores marcas de unidades de ar-condicionado oferecem opções de instalação de divisão múltipla.

A instalação de um sistema de divisão múltipla requer a perfuração de um orifício de pelo menos 3 polegadas de diâmetro para passar a tubulação de cobre para transportar o refrigerante.

Assim, um profissional irá então executar as linhas para o refrigerante, junto com a eletricidade e drenagem. Você precisará comprar a tubulação, também conhecida como conjuntos de linha.

A quantidade de tubulação necessária é determinada pela distância do compressor externo a cada saída de ar interna individual. Uma bomba de condensador também pode ser necessária para a drenagem da condensação interna acumulada.

Se você só precisa resfriar um cômodo da sua casa, um sistema de ar-condicionado split é a resposta, mas se você deseja ar-condicionado em dois ambientes ou mais, um sistema de ar multi split é a escolha certa.

O custo inicial do sistema e dos materiais pode ser igual ou superior ao de uma unidade de ar-condicionado central convencional, mas os benefícios de um sistema versátil, flexível e com eficiência energética mais do que se compensarão com o tempo.

Quais são as vantagens de um ar-condicionado split multi?

As vantagens são diversas, mas separamos as 3 que mais se destacam. Veja!

Flexibilidade e comodidade

Eles oferecem conveniência incomparáveis e flexibilidade, possibilitando que você escolha a melhor unidade interna para cada cômodo de seu lar.

Você pode instalar um ar-condicionado de alta capacidade para salas de estar maiores e outros modelos mais silenciosos para os quartos, todos alimentados por uma única unidade externa. Isso permite que você controle a temperatura e o ambiente em sua casa em cada divisão.

Eficiência energética

As configurações de economia de energia, combinadas com a capacidade de aquecer ou resfriar ambientes individuais, ajudam a reduzir os custos de energia e funcionamento. Escolher a unidade de saída de ar interna certa para cada ambiente também garante que você não desperdice energia.

Controle independente

Ao aproveitar a capacidade de ajustar individualmente as temperaturas em cada ambiente, você economiza dinheiro e otimiza o conforto aquecendo ou resfriando ambientes individuais. Você pode ter até cinco saídas de ar internas separadas, todas alimentadas por um único compressor externo e controladas por um controle remoto sem fio.

Como fazer uma boa escolha?

Alguns critérios devem ser levados em consideração no momento de escolher seu aparelho. Vejamos quais são:

Avaliação SEER

Também conhecida como Avaliação Sazonal de Eficiência Energética (SEER), ela mede a eficiência de uma unidade. Você vai querer selecionar uma unidade com a classificação mais alta possível para o ar-condicionado mais eficiente.

Classificação EER

Também conhecida como Classificação de Eficiência Energética (EER), mede o uso de energia por metro quadrado de resfriamento, e uma classificação mais alta significa melhor eficiência.

BTU

Mede a quantidade de resfriamento que uma unidade específica é capaz de dispensar. Quanto maior for a sala, maior será essa contagem para mantê-la fria. Você pode estimar seu número usando uma calculadora de BTUs ou simplesmente perguntando ao instalador!

Por fim, agora você já sabe se o ar-condicionado multi split vale a pena para seu perfil, basta ler mais de nossos artigos para que você tenha uma ideia melhor e tome a melhor decisão!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Pedro Carlos Torres disse:

    Muito interessante e útil a vossa explicação sobre os Slit-Multi, eu pesoalmente andava indeciso conquanto a escolha que deveria fazer,apesar de ter que pagar um pouco mais pelo Slit-Multi creio que a longo prazo irei fazer uma escolha acertada.
    Agradeço a vossa informação me foi mto útil.

    • Tamires Otta disse:

      Olá Pedro, tudo bem? Espero que sim!
      Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo! A Dufrio preza pela satisfação de nossos clientes, sempre buscando melhorias e informações sobre os produtos!
      Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento