Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Temperatura ideal no ambiente de trabalho

por Dufrio Refrigeração • 21/08/2019
Compartilhar:
temperatura ideal para o escritório

É quase um clássico das brigas nos ambientes corporativos: uns sentem mais calor e outros sentem mais frio quando o ar-condicionado está ligado. Provavelmente, você que está lendo este artigo agora já presenciou alguma reclamação semelhante e se questiona: Afinal, qual é a temperatura ideal no ambiente de trabalho? Resolvemos este mistério! Siga lendo e confira. 

Antes de mais nada: O que é conforto térmico?

Conforto térmico é o que todas as empresas e escritórios devem buscar no momento que projetam a climatização dos seus ambientes. Este conceito fala sobre a satisfação expressada pela mente humana referente a temperatura do ambiente que o circula. 

Ademais, buscar o conforto térmico permite com que colaboradores consigam permanecer em um espaço por mais tempo de forma confortável, exercendo suas tarefas e buscando o melhor resultado em seus esforços. Entretanto, vale salientar que o conforto térmico varia de pessoa para pessoa, mas com um estudo aprofundado, é possível estabelecer uma temperatura média ideal para que todos estejam satisfeitos. 

Confira abaixo alguns dos benefícios de buscar o conforto térmico para criar a temperatura ideal no ambiente de trabalho: 

  • Melhora a performance humana dos colaboradores;
  • Economia de energia ao evitar a troca constante de temperatura do ar;
  • Conforto e mais saúde, evitando os famosos choques térmicos;
  • Fim das brigas quanto a temperatura do escritório. 

Qual a temperatura ideal no ambiente de trabalho?

O assunto sobre o clima ideal nos espaços corporativos já deu tanto o que falar que virou uma importante pauta dentro do próprio ministério do trabalho. Logo, é previsto que a temperatura média dos espaços que ocupem laboratórios, escritórios e salas de estudos esteja entre os 20° e 23° graus celsius. Esta é uma norma criada para evitar brigas e problemas administrativos quanto a temperatura do ar-condicionado de um espaço de trabalho público. 

Está montando agora um escritório novinho? Vem conferir nossas dicas para criar um ambiente de trabalho legal para todos. 

Vale salientar que a umidade do ar também é importante de ser cuidada, já que é uma das principais causas de doenças respiratórias. Contudo, ela precisa estar entre 40% no verão e entre 40% e 80% no inverno. Fique atento! 

Como solucionar as brigas quanto a temperatura?

A melhor maneira de solucionar este problema ainda é trabalhar a temperatura do ambiente de acordo com as normas criadas pelo ministério do trabalho. 

Entretanto, se os colaboradores possuem mesmo assim opiniões muito discrepantes quanto a temperatura do ambiente, sugerimos as seguintes dicas para chegar a um consenso quanto ao conforto térmico ideal:

  • Faça uma pesquisa interna sobre qual a temperatura ideal;
  • Busque aparelhos de ar-condicionado do tipo corporativos; 
  • Calcule a carga térmica que cada ambiente precisa suprir;
  • Use películas de proteção solar para amenizar a temperatura;
  • Faça a limpeza correta do ar-condicionado e manutenção do sistema;
  • Tenha um ar-condicionado para cada setor da empresa. 

Lembre-se que a temperatura pode afetar a produtividade dos colaboradores, logo, deve-se evitar os extremos do ar-condicionado. Ou seja, deixe claro que a empresa não pode operar com 16°C mas que também não pode estar em 30°C, sendo necessário chegar a um meio termo para todos. 

Tipos de ar-condicionado ideais para escritórios

Agora que você já sabe dicas de como criar uma temperatura ideal, trouxemos ideias de ares-condicionados que podem melhorar a experiência climática do ambiente de trabalho. 

1 – Ar-condicionado do tipo multi split

Ideal para os espaços corporativos que possuem uma evaporadora em cada departamento. Os multi splits são úteis e funcionais quanto a instalação da condensadora, afinal, é necessário de uma delas para conseguir fazer rodar até mesmo 4 partes internas do aparelho, todas ligadas em temperaturas diversas. 

2 – Ar-condicionado do tipo cassete

Este produto é ideal para climatizar grandes e médios ambientes, sendo sua instalação ideal feita no teto. São produtos que operam em uma temperatura, perfeitos para espaços de coworking. Confira alguns modelos:

3 – Ar-condicionado do tipo inverter

Para ambientes de trabalhos menores mas que prezam por um produto inteligente, que consiga fazer a manutenção da temperatura sem o controle humano, os modelos inverter são as melhores opções! Eles baixam a potência de ventilação assim que atingem a temperatura programada e também economizam mais energia. 

Enfim, agora você tem todos os argumentos necessários para resolver qualquer empecilho quanto a temperatura ideal no ambiente de trabalho. Com isso, todos irão trabalhar de forma mais confortável, serena e com a climatização ideal para toda a equipe!

botão-site

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Cesar Pereira disse:

    Sobre Condicionador de ar central.
    Estou comprando uma sala de 115mt2.
    Nesta sala há um aparelho de ar central (antigo) em espaço reservado.
    Gostaria de um orçamento e visita, para ver a melhor opção de troca.
    Aguardo seu contato (51 99984.1838).

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Cesar

      Você pode entrar em contato com nosso tele vendas através do fone 40071853.
      Eles vão poder lhe auxiliar.

      Att Equipe Dufrio!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento