Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

O que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador?

por Dufrio Refrigeração • 29/05/2019 • 29/05/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

O boleto de luz chega ao final de todos os meses e faz você repensar seus hábitos e até mesmo comparar. Afinal, o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador? Vamos esclarecer neste artigo se você deve continuar usando um ventilador, ou fazer um upgrade para um ar-condicionado. 

Cupom de desconto para ar condicionado

Qual os benefícios do ar-condicionado?

O ar-condicionado tem muitas vantagens que vão além de deixar um ambiente geladinho nos dias de verão. O aparelho tem opções benéficas para a saúde e a longo prazo pode ser uma opção que colabore para você economizar um bom dinheiro na conta de energia.

Preparado para deixar para trás a dúvida – o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador? Então siga lendo este artigo!

No primeiro mês, o investimento em possui um aparelho de ar-condicionado pode parecer até 5x maior do que comprar um ventilador. Mas após a compra e o momento da instalação, você poderá uma queda no valor da sua conta. Isso porque um modelo de aproximadamente 7500 BTUS gasta o equivalente a 120 Kwh, com uma potência e eficiência que podem refrigerar um ambiente inteiro de até 40m². Quer conferir mais benefícios? Veja abaixo.

  • Um ar-condicionado ajuda a eliminar fungos e bactérias do ar;
  • O aparelho tem grande vida útil, podendo durar décadas;
  • Existe o modelo inverter que é ainda mais econômico;
  • Você tem controle sobre a temperatura do ambiente;  
  • Aumenta o conforto do ambiente quase que instantâneamente;
  • Opere muitas funções para você! Como modo cool, sleep e inverter.
Decidiu instalar um ar-condicionado na sua casa? Então vem escolher o modelo ideal na nossa loja! Todos os produtos com grandes vantagens e garantia comprovada.

Qual os benefícios do ventilador?

O ventilador é o bom e velho amigo de qualquer pessoa que quer se manter longe do calor no verão. Todos já tiveram um em casa, seja de chão, de teto ou de mesa.

Existem produtos com diversas características no mercado, e estão cada vez mais atualizados. Contudo, fazer a escolha de um ventilador pode parecer um pouco complicada, afinal, qual é o melhor? um produto com 4 ou 6 hélices? com tecnologia touch, controle remoto ou com velocidade extra de ventilação?.

Vale lembrar que quanto maior a potência de climatização, maior será o gasto de energia deste produto. Segundo informações da Eletrobrás, um ventilador com instalação no teto consegue consumir 28 Kwh por aparelho.

Essa informação já faz pensar: “nossa, que economia em comparação ao ar-condicionado!” mas não se engane e lembre-se que para trazer os mesmos resultados que um ar-condicionado, é preciso de em média o triplo da eficiência destes ventiladores.

Contudo, se você quer apenas manter o bafo do verão longe, um bom ventilador ajuda. Separamos abaixo alguns benefícios de ter este produto na sua casa. Estes tópicos irão ajudar você a decidir – O que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador? 

  • É portátil, ou seja, você pode levar ele para climatizar qualquer cômodo;
  • Não resseca o ar, dificultando as famosas doenças respiratórias;
  • Ajuda na circulação do ar;
  • Possuem maior ajustes de inclinação, direcionando o vento para você;
  • Facilidade de limpeza, com grandes que desmontam facilmente;
  • Pode ser pequeno, não ocupando muito espaço;
O modelo de ventilador que você procura pode ser encontrado na nossa categoria especial de ventilação. Vem conferir e levar o seu para casa.

Qual a diferença entre ar-condicionado e ventilador?

Ainda não conseguiu saber o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador? Sabemos que os dois produtos são essenciais para quem quer manter o calor longe e os ambientes bem ventilados. Mas e quanto às diferenças? Quais características fazem a distinção destes produtos com maior aplicação na sua rotina? Confira na lista que criamos especialmente para você!

  • O ventilador é portátil. O ar-condicionado não;
  • O ar-condicionado exige instalação. O ventilador não;
  • O ar-condicionado resfria o ambiente. O ventilador não;
  • O ventilador consegue fazer o ar no ambiente circular mais;
  • O ar-condicionado oferece mais funções extras que o ventilador;

Afinal, o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador? 

Se você for adquirir apenas um modelo de cada aparelho, o que ainda sai mais em conta para seu bolso é o ventilador. Mas se você precisará deste produto em mais de um ambiente, é preciso lembrar de multiplicar o seu valor de consumo por quantos aparelhos estiverem ligados pela casa. Essa informação é essencial para entender o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador. 

Afinal, se você tiver 4 ventiladores trabalhando ao mesmo tempo, independente do modelo, vale a pena começar a cogitar o ar-condicionado, que irá resfriar o ambiente e fazer um trabalho com mais eficiência pelo mesmo valor.

Contudo, a escolha irá depender de alguns fatores, como por exemplo:

  • Você mora sozinho(a)?
  • Quantas pessoas irão se beneficiar do produto comprado?
  • Para você, basta um ambiente fresquinho ou geladinho?

Respondendo essas perguntas, fica mais fácil de fazer sua escolha. Afinal, se você mora sozinho, é o único beneficiado pelo aparelho e gosta de um ambiente fresquinho, opte por um ventilador. Entretanto, se as respostas forem contrárias, à sua escolha deve ser voltada a adquirir um ar-condicionado.

 

Agora que você é um expert em economizar com a climatização da sua casa, que tal repassar essas dicas para um amigo? Diga adeus a dúvida sobre o que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador. Envie este artigo para quem precisa e também deixe um comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Afinal, nós da Dufrio, estamos aqui para esclarecer todas as suas perguntas.

botão-site

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

6K

0

Residencial

Ar-condicionado portátil é bom ou ruim?

6K

4

Residencial

Qual a diferença do ar-condicionado de janela mecânico e eletrônico?

9K

24

Comercial

4 maneiras de fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado

0 Comentário

Deixe o seu comentário!