Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como dimensionar ar-condicionado com calculadora de BTUs

por Dufrio Refrigeração • 08/08/2019
Compartilhar:
Como dimensionar ar condicionado_

Aprender como dimensionar ar-condicionado é utilizar de um recurso bem fácil e que ajuda (e muito!) na hora de comprar o aparelho para sua casa. Muita gente fica confusa na hora de escolher qual o ar-condicionado mais potente para o ambiente desejado.

Alguns preferem apostar sempre naqueles com BTUs mais altos, outros querem investir um valor menor e arriscam de o aparelho não dar conta. Ainda, há quem vá pela opinião de conhecidos.

É para evitar qualquer decisão precipitada, baseada em “achismos”, que existe o dimensionamento do ar-condicionado. Ou, também conhecido como cálculo de BTUs. Como isso pode ser novidade para você, iremos explicar com detalhes. Vem!

Como dimensionar o ar-condicionado

Para dimensionar a capacidade ideal do ar-condicionado para o cômodo que você deseja, basta realizar um cálculo simples de BTUs. Para que não ocorram confusões, vamos por partes: primeiro, uma breve explicação sobre o que é BTU. Depois, apresentaremos o cálculo junto a uma calculadora (para facilitar a vida, certo?).

O que são BTUs

Nós já falamos sobre o que são BTUs aqui no blog, mas não custa nada recapitular. A sigla em questão quer dizer british thermal unite, logo, “unidade térmica britânica” em português. Então, estamos falando de uma medição criada para mostrar a potência que um ar-condicionado tem para resfriar ou aquecer um ambiente.

Como dimensionar ar-condicionado através do cálculo de BTUs

  • Primeiro, identifique quantos metros quadrados (m²) possui o cômodo que você quer climatizar;
  • Depois, multiplique 600 pelo valor em m²;

10m² x 600 = 6.000 BTU/h

  • Para ter um valor mais preciso, considerar outros fatores. Por exemplo, a média de pessoas que usa o ambiente ao mesmo tempo e/ou a quantidade de aparelhos eletrônicos no local. Para cada pessoa e/ou aparelho, adicione 600 ao resultado final.

6.000 BTU/h + 600 + 600 = 7.200 BTU/h

  • Ainda há outros fatores consideráveis, como a incidência do sol no ambiente que você quer instalar o ar-condicionado. Para ficar mais fácil, é agora que a calculadora entra em ação!

Calculadora de BTUS


Para facilitar o dimensionamento e você poder escolher logo seu ar-condicionado, nós criamos uma calculadora de BTUs no site da Dufrio. Lá, você só precisa inserir as informações que falamos ali no cálculo e o sistema faz sozinho!

Potência mais baixa ou mais alta do que o dimensionado

Sabemos que você quer economizar e pode estar pensando “e se eu comprar um ar-condicionado com a potência menor do que a dimensionada?”. Ou, você pode ser daqueles que prefere apostar em uma potência maior do que realmente necessário para ter a sensação de que tudo está ok.

E agora? O que fazer? Bom, pode ter certeza de que um ar-condicionado com menor BTUs do que o recomendado no cálculo que você fez é uma má escolha. Isso porque o aparelho pode apresentar problemas ao longo do tempo, como desgastes nas peças. Além disso, o ar-condicionado pode gastar mais energia do que o necessário porque ele tentará dar conta de resfriar ou aquecer todo o ambiente.

Por outro lado, uma potência maior do que a necessária não acarretará desgastes dos componentes. Mas, ao invés de economizar energia com o ar-condicionado, o gasto pode ser maior (ou bem maior) do que seria com a medida ideal.

Calcule e compre com consciência!

Para não se arrepender da compra, é simples: use a nossa calculadora de BTUs e depois veja as promoções de ar-condicionado na Dufrio. Escolha aquele modelo que se adequa melhor às necessidades da sua casa e boa compra!

 

botão-site

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento