Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Você sabe o que são e para que servem os expositores refrigerados?

por Dufrio Refrigeração • 12/09/2017 • 12/09/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Quem precisa de um refrigerador que mantenha os produtos gelados e, ao mesmo tempo, à disposição para serem prontamente encontrados e pegos geralmente aposta nos expositores refrigerados.

Por uma razão que em geral é a de atender clientes  em pequenos recintos como lojas, restaurante, lanchonetes ou até supermercados, contar com eles é uma forma de ter facilmente visíveis e conservados os produtos necessários.

Sendo equipamentos que cumprem bem a função de manter sob temperatura mais baixa os itens ali armazenados, podem servir tanto para expor bebidas como frios e laticínios e conferem bastante praticidade, à medida em que podem ser como as conhecidas e funcionais “prateleiras”, mas com o benefício da refrigeração sob medida.

Veja a seguir os principais tipos de equipamentos expositores refrigerados disponíveis no mercado e entenda melhor o que cada um oferece:

Qual a diferença entre os tipos de expositores comuns existentes?

 Expositor vertical x horizontal

 O expositor vertical tem formato e/ou disposição bastante parecidos com os de uma “geladeira” como conhecemos.

O diferencial prático fica por conta, na maior parte dos modelos, normalmente da porta de vidro para que se possa visualizar o interior antes mesmo de abri-lo e evitar que esse procedimento seja feito muitas vezes desnecessariamente o que acaba inclusive prejudicando a eficiência da conservação.

Habitualmente com temperatura de exposição entre 1º e 7º e controle de temperatura por termostato, garante que alimentos e bebidas sejam conservadas por tempo suficiente geralmente para girar no estoque.

Aqui é importante lembrar que nem sempre estamos falando da mesma coisa que freezer. Alguns expositores refrigerados normalmente não são feitos para atingir temperaturas abaixo de 0ºC, condição em que seria possível o congelamento.

Logo, alguns não podem ser considerado um freezer, ainda que muitas pessoas popularmente se refiram a eles como se sempre fossem (para ler mais sobre diferenças entre freezers acesse nosso outro conteúdo aqui).

Para quem precisa de mais espaço tem também as opções de 3 portas ou até 5 portas, as quais ainda que sejam um pouco mais caras oferecem bom custo x benefício, tendo em vista o tanto de produto que comporta de uma única vez.

Expositor Refrigerado de Bebidas Fricon com Porta de Vidro

Em geral os equipamentos modernos permitem nivelamento perfeito do expositor por meio de pés reguláveis, além de contar com outras vantagens, como sistema de iluminação em LED —  mais durável e econômico.

Essa, por sua vez, contribui para que os clientes melhor possam ver os produtos dentro do equipamento, facilitando a localização e escolha.

Já na linha de expositores horizontais temos as chamadas “ilhas”, sendo que algumas servem para produtos congelados também.

Isso porque existem ilhas que vem com a chamada dupla ação, com controle de temperatura por termostato ajustável — tanto congelamento quanto resfriamento, inclusive com possibilidade de degelo frost free assim como alguns expositores verticais.

Também com divisórias internas e tampa de vidro para facilitar a exposição dos produtos, apesar de não parecer tão “prático” quanto o vertical para a limpeza, por exemplo, tem essa função facilitada e gabinetes internos com formas arredondadas, além de dreno e fácil manutenção devido a sistema de unidade condensadora removível.

Ou seja, ambas as opções têm seus benefícios e podem ser bastante úteis na refrigeração comercial, sendo que o que define qual delas pode ser a mais apropriada a cada caso é essencialmente as especificidades de cada negócio, local e mesmo layout  —  sendo que, assim como acontece com os freezers verticais ou horizontais, o fator espaço no chão conta muito para viabilizar uma opção ou outra com mais conforto.

 E então, conseguiu entender agora as principais diferenças entre os tipos de equipamentos expositores refrigerados normalmente disponíveis? Que tal navegar pelos produtos da Dufrio e selecionar aquele que melhor atende suas necessidades?

Recomendados para você

1K

0

Conteúdo para Instalador

Boas práticas de manutenção em aparelhos de ar-condicionado

79

0

Residencial

Como proteger ar-condicionado da maresia na praia?

6K

5

Comercial

Ar-condicionado: qual a temperatura ideal?

2 Comentários

  1. Milla disse:

    Estou em dúvida sobre comprar um balcão refrigerado ou geladeira expositora, o balcão seria o ideal pela ampla utilidade, como sonremesas e lanches frios prontos, além das bebidas, mas tenho dúvida se gela suficiente, embora por fotos veja que sempre estão repletos de refrigerante. Vc poderia me ajudar? O balcão refrigerado cumpre a tarefa de manter gelado refrigerantes?

Deixe o seu comentário!