Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Você sabe o que são e para que servem os expositores refrigerados?

por Dufrio Refrigeração • 12/09/2017
Compartilhar:

Quem precisa de um refrigerador que mantenha os produtos gelados e, ao mesmo tempo, à disposição para serem prontamente encontrados e pegos geralmente aposta nos expositores refrigerados.

Por uma razão que em geral é a de atender clientes  em pequenos recintos como lojas, restaurante, lanchonetes ou até supermercados, contar com eles é uma forma de ter facilmente visíveis e conservados os produtos necessários.

Sendo equipamentos que cumprem bem a função de manter sob temperatura mais baixa os itens ali armazenados, podem servir tanto para expor bebidas como frios e laticínios e conferem bastante praticidade, à medida em que podem ser como as conhecidas e funcionais “prateleiras”, mas com o benefício da refrigeração sob medida.

Veja a seguir os principais tipos de equipamentos expositores refrigerados disponíveis no mercado e entenda melhor o que cada um oferece:

Qual a diferença entre os tipos de expositores comuns existentes?

 Expositor vertical x horizontal

 O expositor vertical tem formato e/ou disposição bastante parecidos com os de uma “geladeira” como conhecemos.

O diferencial prático fica por conta, na maior parte dos modelos, normalmente da porta de vidro para que se possa visualizar o interior antes mesmo de abri-lo e evitar que esse procedimento seja feito muitas vezes desnecessariamente o que acaba inclusive prejudicando a eficiência da conservação.

Habitualmente com temperatura de exposição entre 1º e 7º e controle de temperatura por termostato, garante que alimentos e bebidas sejam conservadas por tempo suficiente geralmente para girar no estoque.

Aqui é importante lembrar que nem sempre estamos falando da mesma coisa que freezer. Alguns expositores refrigerados normalmente não são feitos para atingir temperaturas abaixo de 0ºC, condição em que seria possível o congelamento.

Logo, alguns não podem ser considerado um freezer, ainda que muitas pessoas popularmente se refiram a eles como se sempre fossem (para ler mais sobre diferenças entre freezers acesse nosso outro conteúdo aqui).

Para quem precisa de mais espaço tem também as opções de 3 portas ou até 5 portas, as quais ainda que sejam um pouco mais caras oferecem bom custo x benefício, tendo em vista o tanto de produto que comporta de uma única vez.

Expositor Refrigerado de Bebidas Fricon com Porta de Vidro

Em geral os equipamentos modernos permitem nivelamento perfeito do expositor por meio de pés reguláveis, além de contar com outras vantagens, como sistema de iluminação em LED —  mais durável e econômico.

Essa, por sua vez, contribui para que os clientes melhor possam ver os produtos dentro do equipamento, facilitando a localização e escolha.

Já na linha de expositores horizontais temos as chamadas “ilhas”, sendo que algumas servem para produtos congelados também.

Isso porque existem ilhas que vem com a chamada dupla ação, com controle de temperatura por termostato ajustável — tanto congelamento quanto resfriamento, inclusive com possibilidade de degelo frost free assim como alguns expositores verticais.

Também com divisórias internas e tampa de vidro para facilitar a exposição dos produtos, apesar de não parecer tão “prático” quanto o vertical para a limpeza, por exemplo, tem essa função facilitada e gabinetes internos com formas arredondadas, além de dreno e fácil manutenção devido a sistema de unidade condensadora removível.

Ou seja, ambas as opções têm seus benefícios e podem ser bastante úteis na refrigeração comercial, sendo que o que define qual delas pode ser a mais apropriada a cada caso é essencialmente as especificidades de cada negócio, local e mesmo layout  —  sendo que, assim como acontece com os freezers verticais ou horizontais, o fator espaço no chão conta muito para viabilizar uma opção ou outra com mais conforto.

 E então, conseguiu entender agora as principais diferenças entre os tipos de equipamentos expositores refrigerados normalmente disponíveis? Que tal navegar pelos produtos da Dufrio e selecionar aquele que melhor atende suas necessidades?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
24 Comentários
  1. Milla disse:

    Estou em dúvida sobre comprar um balcão refrigerado ou geladeira expositora, o balcão seria o ideal pela ampla utilidade, como sonremesas e lanches frios prontos, além das bebidas, mas tenho dúvida se gela suficiente, embora por fotos veja que sempre estão repletos de refrigerante. Vc poderia me ajudar? O balcão refrigerado cumpre a tarefa de manter gelado refrigerantes?

  2. Cristiane disse:

    Qual é o procedimento para que as geladeiras não aqueçam o ambiente onde estão instaladas

    • Olá Cristiane, como vai ? O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira, tem também a propriedade de esquentar: afinal, existe um motor funcionando na geladeira. Mas se o motor esquenta a ponto de aquecer o ambiente, orientamos o acionamento de um técnico especializado para análise onde irá localizar o defeito. Ficamos a disposição! ?

  3. Silvio Sousa dos santos disse:

    Olá boa tarde estou na dúvida em um freezer para sorveteria , se uma ilha serve para armazenar os sorvetes ou teria que ser somente em freezer tampa de vidro

  4. patricia disse:

    qual tipo de categoria e mais economicos nos expositores

    • Olá Patrícia, como vai ?
      Aqui é a Lilian, nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

    • Sandra Carra Rebelatto disse:

      Procuro algo que resfrie para expor docinhos
      Mas não pode gotejar pois ficam expostos
      E as respectivas caixas são de papel
      Estou com muitas dúvidas pois todos os balcões que conheço gotejam
      Pensei nos verticais mas não sei
      Obrigada se puder me ajudar

  5. Isaac disse:

    Boa tarde.

    VOU MONTAR UMA CONVINIENCIA 24HS e estou com dúvidas nos equipamentos. Quais são os melhores de custo-benefício? O que deve avaliar nas características funcionais
    nestes equipamentos?

    • Olá Isaac, como vai? Aqui é a Lilian, iremos solicitar a nossa equipe de vendas para entrar em contato com você, assim consegue esclarecer suas dúvidas referente aos produtos, o contato será realizado via e-mail. Ficamos a disposição!

  6. Juliana disse:

    Justo o que eu procurava sobre porta de vidro. Obrigada!

  7. Marisa disse:

    Bom dia! Tenho uma pequena loja e queria saber qual a melhor opção para acomodar queijos, já que na geladeira comum não está dando certo. Aguardo

  8. Luciana disse:

    Olá… preciso de uma indicação de expositor vertical para armazenar bolos decorados em chantininho até a entrega ao cliente em que eles permaneçam com sua decoração perfeita se rachaduras como ocorrem em geladeiras, que não precisem de embalagens

  9. alexandrita disse:

    Ola, boa noite.
    queria uma opinião sua, to querendo comprar um expositor de bebidas, só que pra eu guardar e manter os bolos gelados, e recheios, massa.. etc.
    o qual me recomendaria?
    desde ja muito obrigada.

  10. fabio carrer disse:

    Boa tarde,
    eu gostaria de saber se e aconselhado usar os expositores para armazenar queijos, desde ja obrigado

    • Tamires Otta disse:

      Olá Fábio, tudo bem? Espero que sim!
      No momento possuímos somente expositores para bebidas. Cadastre seu e-mail em nosso site e fique por dentro das novidades em produtos e assim que entrar estoque do produto desejado você será notificado.
      Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento