Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Energia solar em casa: como ter esse recurso?

por Dufrio Refrigeração • 29/09/2020
Compartilhar:
Energia solar em casa

A energia solar em casa é uma alternativa mais barata e sustentável para gerar eletricidade nas residências. Se antes era uma opção bem cara, agora contamos com uma tecnologia que torna esse tipo de energia mais acessível.

Neste post, vamos falar sobre energia solar e o que é necessário para obtê-la na sua residência. Se você procura por uma opção barata e ecológica, leia até o final!

O que é a energia solar em casa?

Podemos definir a energia solar residencial como a produzida por sistemas de captação de energia fotovoltaica e placas solares, gerando o abastecimento necessário para uso em uma residência sem o consumo intermediado por uma concessionária.

Ela pode ser de três tipos: sistema fotovoltaico on grid, que possui conexão direta com a rede elétrica, off grid, que funciona de maneira autônoma e sem ligação com a rede elétrica, e híbrida, que agrega os dois sistemas.

O que é necessário para ter energia solar em casa?

Para ter um sistema de energia solar em sua casa, você precisará instalar um sistema fotovoltaico. Esse sistema é composto por placas solares (também conhecidas como módulos fotovoltaicos), inversor solar, cabos conectores e estruturas de fixação.

O ideal é a compra do sistema completo, pois assim você tem a segurança de contar com todos os componentes necessários.

Também é importante contratar um engenheiro ou um eletrotécnico especializado para fazer a instalação. Além da tranquilidade de ter o serviço realizado da maneira correta, apenas esses profissionais podem registrar legalmente o sistema junto à distribuidora de energia da sua região.

Como o sistema de energia solar funciona?

A luz solar atinge as placas instaladas no telhado da casa. Essas placas fazem a conversão de energia solar para um corrente contínua, que é enviada para o inversor e transformada em corrente alternada.

É a corrente alternada que utilizamos para usar a luz elétrica e os eletrodomésticos, gerando assim uma boa economia na conta de energia.

Quando a energia fotovoltaica é produzida em excesso, gera créditos para o consumidor. Ou seja, essa energia é injetada na rede para uso por qualquer residência ou estabelecimento conectado e vem descontada na próxima conta da unidade geradora (no caso, a sua residência).

E a manutenção da energia solar em casa?

A manutenção é bem simples ― basta fazer uma limpeza nos painéis a cada 6 meses. Em locais com muita poeira, a lavagem deve ser feita a cada 4 meses.

Também é importante checar a conexão dos cabos elétricos para garantir que estejam funcionando perfeitamente.

Não é preciso se preocupar com chuvas de granizo, pois os painéis são bem resistentes e suportam esses agentes.

Posso contar com energia solar em casa nos dias frios?

Vale lembrar que, mesmo em dias chuvosos ou nublados, o sistema ainda funciona, porém com potência menor do que nos dias mais quentes. Durante a noite, não há produção, pois o sistema depende da luz solar.

Para esses períodos, é possível utilizar a energia armazenada ou a rede de energia da sua cidade com a ajuda do sistema on grid.

Dessa maneira, é possível garantir iluminação o ano todo, mesmo durante os meses mais frios, com uma redução considerável nas contas.

Ficou claro como funciona a energia elétrica em casa e o que é necessário para ter esse recurso na sua residência?

Por isso tudo, vale a pena apostar nessa alternativa para reduzir custos e o impacto ao meio ambiente. Aproveite para conferir este artigo que explica o que é automação residencial e o que dá para automatizar na sua casa!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento