Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Energia fotovoltaica: como funciona na prática?

por Dufrio Refrigeração • 17/06/2019
Compartilhar:

Energia fotovoltaica: como funciona na prática? Originada da luz solar, a energia fotovoltaica é uma forma sustentável e a médio prazo econômica para ser utilizada na rotina doméstica.

Seu funcionamento é simples. Afinal, é através dela que a irradiação solar é convertida diretamente para energia elétrica, podendo ser usada para manter sua casa sempre ligada!

Ainda não está convencido que esta é a energia do futuro? Então siga lendo que mostramos 5 motivos para você investir em energia fotovoltaica.

1: Seu modo de funcionamento é simples

Um profissional irá fazer a instalação dos seus aparelhos em um local aberto e com bastante incidência de luz solar. A energia irá sair do conversor já no formato necessário para abastecer a sua casa através do quadro de luz.

Se ocorrer de não houver sol – em dias nublados – onde a capacidade energética pode ser menor, você continuará usando a energia elétrica das companhias. Isso sem ser necessário ligar ou desligar este serviço. A troca é feita automaticamente sem que você perceba.

Agora, se sua casa produz muita energia solar (ou seja, mais do que você consome) ela irá ser enviada para a distribuidora de energia, que vai gerar um crédito extra para você poder fazer uso da eletricidade.

2: Você adquire os produtos e produz sua própria energia

Já imaginou poder produzir a sua própria energia? Ou ser responsável por isso, sem se preocupar com companhias de elétricas, avisos de cortes, problemas com tempestades que cortam o abastecimento? Muito bom!

Para possuir o sistema fotovoltaico funcionando perfeitamente, você vai precisar ter os seguintes equipamentos na sua casa: as placas solares e o inversor solar.

Com isso, dentro de alguns meses você poderá sentir uma grande economiza de energia, podendo dizer adeus as faturas tradicionais que chegam na sua casa todo o mês.

Entenda neste vídeo porque a energia solar não é mais popular no Brasil e descubra seu potencial. 

3: É possível ganhar uma renda extra

Poucos sabem, mas é possível realizar a venda de energia elétrica dentro de pequenos leilões regularizados pela ANEEL. Neles, você poderá estar competindo espaço com grandes companhias, mas pode encontrar a sua fatia de sucesso realizando projetos em pequena escala.

Além disso, a renda extra surge a partir do momento que você consegue economizar com os boletos de energia elétrica todo o mês. O valor, que está cada vez mais alto, pode ser direcionado para outras atividades do interesse da sua família. Ou até mesmo ser adicionado a uma poupança.

Além disso, existem outras vantagens em adquirir um sistema fotovoltaico, são elas:

 

  • Sistema de rápida instalação (1 dia basta);
  • Energia amiga do meio-ambiente;
  • Mais economia para você a longo prazo;
  • É uma energia sem ruídos, ou seja, sem chiados nos geradores;
  • É o que faz você não se preocupar com os aumentos de eletricidade.
Ficou muito interessado? leia nosso artigo sobre eficiência energética e saiba mais desta nova linha da Dufrio. 

4: Instalação segura e com garantia

A instalação dos equipamentos é fácil e aqui na Dufrio possui anos de garantia. O legal é que seu sistema fotovoltaico tem validade de até 25 anos, o que permite muito tempo de economia. Não é mesmo?

Ainda tem dúvidas quanto a energia fotovoltaica: como funciona? Siga lendo.

A manutenção após a instalação dos painéis também são muito simples. Você só precisa fazer a limpeza de 6 em 6 meses, algo básico com água corrente para eliminar as impurezas que ficam instaladas no local. Isso se na sua cidade não chover com frequência, pois se chover o tempo de manutenção pode ficar ainda menor.

5: Existem vários modelos para escolher

Existem modelos de painéis solares adequados para casas e também para apartamentos, mas é sempre válido ficar atento às dicas para escolher o local ideal para a instalação do produto, que são:

  • Se em apartamentos, opte por coberturas ou locais com sacadas;
  • Se for para um condomínio, instale-o no telhado;
  • É possível instalar modelos nas fachadas (com menor potência);

O modelo ideal para abastecer a sua casa vai depender de quantos kWh você costuma consumir por mês. Ou seja, para escolher a potência dos seus painéis e conversores solares é preciso analisar a sua rotina de consumo para escolher aquele que irá conseguir manter sua casa sempre conectada a eletricidade – e se possível, fazendo sua residência conseguir uns créditos extras.

Energia fotovoltaica: como funciona? Agora você tem todas as respostas!

Você tirou todas as suas dúvidas sobre energia fotovoltaica, já pensou em todos os benefícios de ter este produto na sua casa? Mostre para a vizinhança que você está além do seu tempo investimento em tecnologia sustentável.

botão-site

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento