Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

O que é automação residencial e o que dá para automatizar em casa

por Dufrio Refrigeração • 24/07/2019 • 24/07/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Para muitos, obras de entretenimento como o filme De Volta para o Futuro e a série animada Os Jetsons são nostálgicas. Porém, elas também mostraram um desejo das pessoas que hoje já se tornou uma realidade. A automação residencial é um bom exemplo!

Como essa tecnologia ainda pode ser considerada uma novidade, já que poucos a exploram, nós vamos explicar melhor o que é a automação residencial. Além disso, trouxemos uma lista do que pode ser automatizado em sua casa, e ainda, uma média de valores, confira!

O que é automação residencial?

Basicamente, tudo o que envolve a palavra “automação” se refere a um sistema que torna processos mais inteligentes, ao ponto de levar independência até certos objetos. É como ter robôs em casa, alguns visíveis e outros não (ficam só na programação do aparelho).

Sendo assim, a automação residencial é a integração das funções dos aparelhos e demais objetos em uma casa . Assim, tudo pode ser ativado e controlado com mais facilidade e praticidade. Por exemplo, alguns sistemas utilizam comando de voz, outros só o wi-fi.

banner vi no blog

E o que dá para automatizar em casa?

Em geral, quase todos os eletrônicos ou aparelhos que tenham wi-fi já permitem as opções de automação residencial. Alguns deles:

Automação de ar-condicionado

A automação de ar-condicionado é uma das mais populares atualmente, com a possibilidade de programar todo o “clima” da sua casa pelo smartphone. Assim, você consegue definir os horários de funcionamento para cada cômodo, como se fosse uma agenda rotineira.

Além disso, algumas funções do ar-condicionado, como “sleep e economia de energia”, ficaram mais práticas de controlar através do próprio celular, apenas selecionando quando e onde elas serão acionadas.

Um exemplo de produto que permite a automação de ar-condicionado é o Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter. Inclusive, a Midea é uma das marcas mais fortes no setor de climatização e também quando se trata da automação.

Automação de sistemas de limpeza

Automação da limpeza da casa nada mais é do que os famosos robozinhos que andam sozinhos pelos cômodos da casa, aspirando o chão. Assim como o ar-condicionado, você consegue pré-definir quais as partes da casa ele precisa limpar, o horário, entre outras funções.

Fonte: Bukalapak

Automação de cortinas e persianas

Essa é uma automação residencial que existe há bastante tempo. Os comandos para cortinas e persianas funcionam com controles remotos ou fixados pelas paredes da casa, alguns sistemas podem ser acessados em tablets, inclusive.

Sendo assim, você só precisa escolher a ação que deseja: abrir ou fechar a persiana, programar horários para isso, entre outras funções.

Outras automações possíveis

Através do wi-fi, é possível integrar diversos outros sistemas da casa, que podem ser acionados em dispositivos móveis através de aplicativos ou, até mesmo, com comandos de voz. Além do que já falamos aqui, outras possibilidades de automação residencial, são:

  • Iluminação;
  • Áudio e vídeo;
  • Segurança.

O mais legal é que algumas inteligências artificiais, que você provavelmente já conhece, possuem os recursos para integrar a automação residencial. É o caso da Alexa (Amazon), Siri (Apple) e Google Home!

Qual o investimento para uma automação residencial?

Isso varia de caso para caso. Se você optar por automatizar apenas algo específico em sua casa, como a automação do ar-condicionado, por exemplo, o valor de investimento é exatamente o preço do produto mais a instalação.

Agora, se a ideia é aplicar em toda a casa, muitas pessoas recorrem a uma empresa de automação residencial, o que facilita toda a implementação. Nesses casos, a empresa olha toda a planta da casa e pensa em um projeto de automação ideal para o espaço e necessidades/exigências de cada pessoa.

Qual o seu primeiro passo para a automação residencial?

Você pode começar a automação em sua casa por aparelhos que já contenham com essa possibilidade, verifique se sua televisão ou ar-condicionado possuem wi-fi para controlar por seu smartphone ou tablet, por exemplo.

E aí, qual vai ser a primeira mudança em sua casa para a implementar a automação residencial? Conta para nós, aqui nos comentários!

botão-site

 

 

Recomendados para você

4K

3

Dicas

Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante

5K

0

Residencial

Ar-condicionado portátil é bom ou ruim?

50

0

Ar Condicionado

Como dimensionar ar-condicionado com calculadora de BTUs

0 Comentário

Deixe o seu comentário!