Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Qual eletrodoméstico gasta mais energia e dicas para usar na hora da compra

por Dufrio Refrigeração • 17/09/2020
Compartilhar:
Economia de energia

Você sabe qual eletrodoméstico gasta mais energia na sua casa? 

Com tantos aparelhos conectados à rede elétrica — geladeira, fogão, micro-ondas, ar condicionado, TV, máquina de lavar, computador etc. —, nem sempre é fácil encontrar os verdadeiros vilões da conta de luz.

Por outro lado, não vale a pena não poder usufruir dos seus equipamentos apenas a fim de economizar dinheiro, não é?

Por isso, o artigo de hoje vai ajudar você a entender qual eletrodoméstico pode estar consumindo muita energia e explicar como minimizar este problema sem precisar abrir mão do conforto. Acompanhe!

Saiba qual eletrodoméstico gasta mais energia

Procurando artigos que expliquem “qual eletrodoméstico gasta mais energia”, você vai encontrar diferentes resultados.

Tem quem diga que é o chuveiro elétrico. Outros afirmam que é o refrigerador. Há ainda uma terceira opinião que aponta o ar condicionado como vilão da conta de luz.

A Dufrio foi atrás da resposta e encontramos esta matéria, publicada pelo jornal Cruzeiro do Sul em novembro de 2019, que fala do assunto. No topo da lista, está lá o ar condicionado!

Parte dos indicadores usados pelo jornal Cruzeiro do Sul para apontar o eletrodoméstico que mais gasta energia vem do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel Info).

Segundo o Procel Info, o ar condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica do que um ventilador.

Logo atrás do ar condicionado, vem o chuveiro elétrico, o aquecedor de ar e a geladeira.

Como reduzir o consumo do eletrodoméstico?

Reforçando o que dissemos antes: você não precisa abandonar o ar condicionado ou deixar de usar qualquer outro eletrodoméstico que gasta mais energia.

Sistemas de climatização são muito importantes para a saúde e o bem-estar, sobretudo no verão e nas regiões mais quente do país.

Então, basta tomar alguns cuidados na hora da compra e fazer um uso consciente do aparelho. Estas duas medidas já minimizam bastante o consumo e fazem uma enorme diferença na conta de luz!

E quais são os cuidados? Temos um conteúdo muito completo aqui no blog da Dufrio com dicas de como economizar energia com ar condicionado, confira no link acima!

Vamos destacar os 3 pontos mais importantes:

Dimensionar a potência do aparelho

Na hora de fazer a compra, cuide para não escolher o aparelho errado! Dimensione a potência mais indicada para seu cômodo utilizando a calculadora de BTUs da Dufrio.

Este cuidado vai garantir o bom desempenho do aparelho e o seu conforto térmico, além de evitar desperdício de energia.

Sabendo o modelo e a potência em BTUs, é possível também calcular o consumo de energia do aparelho.

Investir em modelo inverter

Para garantir o menor consumo, a melhor opção são os modernos aparelhos ar condicionado inverter.

Ou seja, eles promovem economia graças ao trabalho do compressor inteligente que nunca desliga (apenas reduz a velocidade de rotação), prevenindo os picos de energia típicos dos aparelhos convencionais.

Cuidar portas e aberturas

Porém, se você seguiu as dicas acima na hora da compra, e mesmo assim o ar condicionado está gastando mais do que deveria, provavelmente o uso não está sendo feito de maneira correta.

Por isso, deixe portas e aberturas fechadas enquanto o ar condicionado estiver ligado para manter o ar gelado no espaço e evite que o sol bata no ambiente. Além disso, veja agora como economizar energia adotando 5 hábitos que fazem a diferença! Sem abrir mão do conforto dos eletrodomésticos!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Johnny disse:

    Na verdade, ar-condicionado 220V funciona em rede monofásica 220V, é porque há lugares no Brasil que fase+neutro é 127V e há lugares no Brasil que fase+neutro é 220V, não existe rede “trifásica” 380V, o que acontece é que, devido a alguns lugares fase+fase ser 220V e em outros fase+fase ser 380V (onde é monofásico 127V, bifásico será 220V e onde monofásico é 220V, bifásico será 380V, não existe multímetro com 3 pontas de provas, vc só encontrará no mercado multímetro com 2 pontas de provas, vc só medirá 2 fases ou 1 fase + neutro de cada vez). No Estado do Piauí 220V é monofásico e 380V é bifásico, (não sei se existe no mercado ar-condicionado 380V), ou seja, você comprando um ar-condicionado que tenha em sua especificação 220V (não diz se é bifásico ou monofásico, só fiz que é Vca ou V~, que significa tensão alternada) pode instalá-lo em qualquer lugar do Brasil, atendendo a sua voltagem, você pode comprar um ar-condicionado na Bahia, por exemplo, que em algumas regiões é 220 fase+fase, e instalá-lo numa rede monofásica 220V no Piauí)

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento