Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como economizar energia? Veja 5 hábitos que fazem a diferença

por Dufrio • 30/01/2020
Compartilhar:
Lâmpada, maior símbolo da economia de energia

Aprender como economizar energia é um desafio para muita gente. 

Alguns hábitos que diminuem o consumo já são conhecidos da maioria das pessoas: apagar as luzes ao sair dos cômodos, tomar banhos curtos, desligar os aparelhos que não estão sendo usados etc.

Mas há outras maneiras não tão óbvias — porém muito eficientes —  de reduzir o gasto com energia, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Siga as dicas abaixo e veja o impacto na sua conta de energia elétrica no final do mês.

Considere aderir à tarifa branca

Você já ouviu falar da tarifa branca? Trata-se de uma modalidade de cobrança que institui diferentes valores pelo uso de energia elétrica conforme o horário do dia. 

Nessa modalidade, a tarifa de energia é mais barata do que a convencional na maior parte do tempo e mais cara nos períodos de maior demanda. 

Ela é vantajosa para as pessoas que utilizam aparelhos elétricos fora dos horários em que o consumo geral é maior.

Entenda tudo sobre a tarifa branca neste artigo com perguntas e respostas!

A tarifa branca está disponível para todos os consumidores e pode ser uma grande aliada de quem busca saber como economizar energia elétrica. Avalie se é uma boa opção para você.

Utilize aparelhos com Selo Procel

Sabe aquele selo que vem junto aos eletrodomésticos e aparelhos elétricos, com diferentes faixas de cores e uma letra de A a E?

Ele é o famoso Selo Procel, uma certificação do Inmetro que indica o nível de eficiência energética do aparelho. Aqueles que são classificados como “A” são os que têm melhor eficiência energética, ou seja, consomem menos energia.

Portanto, se você deseja economizar energia no fim do mês, deve ficar atento às informações desse selo na compra de qualquer aparelho elétrico.

Tabela de códigos do Selo Procel

Troque suas lâmpadas para LED

Você ainda utiliza lâmpadas incandescentes na sua casa? Saiba que esse modelo é o que mais consome energia, aumentando sua conta no fim do mês.

A dica é, sempre que possível, priorizar o uso de lâmpada LED. Ela é capaz de deixar um ambiente iluminado com apenas 10 W — a incandescente precisa de 60 W para entregar a mesma intensidade de luz.

A tecnologia LED também é mais econômica do que a lâmpada fluorescente. Ou seja, é a melhor alternativa para quem quer saber como economizar energia com mudanças pequenas.

Tire os aparelhos sem uso da tomada

Não é mito! O simples hábito de tirar da tomada os aparelhos que não estão em uso reduz consideravelmente o gasto de energia.

Sabe aquela luzinha vermelha que fica aparecendo na sua televisão depois de você desligar o aparelho? 

Isso significa que ela está em modo “stand by” e, portanto, continua consumindo energia (o termo usado é “energia vampira”).

Alguns cálculos apontam que cada equipamento ligado na tomada consome, em média, 1 watt por hora. Ou seja, de pouco em pouco, esse hábito faz uma diferença enorme no final do mês.

Adote um sistema de energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica ainda não é muito comum em nosso país. Porém, é uma opção extremamente eficiente e deveria ser considerada se você busca alternativas de como economizar energia.

Com um sistemas de energia fotovoltaica, você utiliza a luz do sol para abastecer a energia elétrica da sua casa. Tudo o que precisa é de placas solares e um inversor solar.

Veja nesse artigo como a energia fotovoltaica funciona na prática

Dica extra!

Você sabia que é possível economizar energia sem abrir mão do conforto do ar condicionado? 

Os modelos “inverter” podem ser até 60% mais econômicos do que os tradicionais porque não produzem picos de energia. 

Saiba mais sobre o ar condicionado inverter e entenda por que ele é uma boa opção para o seu bolso!

Perguntas frequentes sobre consumo de energia elétrica

Para finalizar, a Dufrio trouxe as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre consumo de energia elétrica. Veja abaixo. 

Como saber meu consumo de energia?

Primeiro, procure verificar a potência dos aparelhos elétricos que você utiliza. Geralmente, essa informação vem descrita na embalagem ou no manual de instruções.
Depois, use a seguinte fórmula para fazer o cálculo do seu consumo: a potência do equipamento (W) multiplicado pelo tempo de utilização (em horas) e pelo número de dias de uso no mês.
Por fim, divida esse valor por mil para obter o valor em quiloWatts hora (kWh).
Falando em potência, entenda o que são BTUS e como calcular a potência certa para seu ar condicionado!

Como fazer a leitura do medidor?

Se seu medidor for analógico, ele terá quatro relógios e cada um deles mostrará um algarismo. Juntos, esses algarismos formam o número do consumo.
Faça a leitura sempre da direita para a esquerda para ordenar os números na seguinte ordem: unidade, dezena, centena e milhar.
Já o medidor digital é mais simples: ele apresenta o número de consumo em um visor, tal qual o painel de quilometragem de um carro.

O que é fuga de energia?

Fuga de energia é o nome dado para o escapamento de energia nas instalações elétricas.
Normalmente, isso acontece por conta de falhas no isolamento das fiações ou problemas nos componentes de um circuito.

Colocar alimentos quentes na geladeira gasta mais energia?

Sim. Quando você guarda alimentos quentes na geladeira, ocorre uma oscilação de temperatura.
Assim, o compressor tem que trabalhar mais para resfriar o interior do equipamento, aumentando o gasto energético. Isso também acontece quando você abre e fecha a porta repetidas vezes.

Quais aparelhos domésticos mais gastam energia?

Os aparelhos elétricos e eletrodomésticos que mais consomem são geladeira, chuveiro elétrico, ferro de passar, lavadora de roupas, ar condicionado e aparelhos em stand-by (TV, fogão elétrico, computador, carregador de celular etc).
Porém, você pode diminuir seu consumo escolhendo aparelhos mais econômicos. Veja nosso conteúdo que explica como escolher um ar condicionado com menos gasto de energia.

Aparelhos gastam mais funcionando na voltagem 110V ou 220V?

Depende do aparelho. Alguns podem performar melhor no 110V (geladeiras são um exemplo) e outros no 220V (chuveiros, secadoras de roupa etc).
O que realmente faz diferença no consumo de energia elétrica em geral é o preparo da fiação. Se os fios forem dimensionados adequadamente, vai haver pouca diferença de gasto de aparelhos 110V e 220V.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre como economizar energia? Caso você tenha alguma pergunta, escreva nos comentários que estamos prontos para ajudar!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento