Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Cuidados com a relação entre ar-condicionado e animais

por Dufrio Refrigeração • 22/12/2020
Compartilhar:
Ar-condicionado e cachorro

Quem tem bichos de estimação e o costume de refrigerar a casa no verão deve tomar alguns cuidados com o uso do ar-condicionado e animais.

O ar gelado e a baixa umidade do ambiente provocada pelo aparelho podem fragilizar a imunidade de cães e gatos, favorecendo o surgimento de doenças e infecções, como pneumonias e resfriados. Por isso, fique atento às recomendações!

Posso usar ar-condicionado com animais?

Na maioria dos casos, gato e cachorro podem ficar no ar-condicionado, sim. Se usado com moderação, o aparelho não faz mal à saúde dos animais. Na verdade, ambientes climatizados podem até ser benéficos para os pets.

Os cães, por exemplo, têm uma temperatura corporal mais alta do que os humanos (cerca de 2°C ou 3°C graus), além de sofrerem com os parasitas (pulgas e carrapatos) no verão. Por isso, ambientes mais frescos ajudam a aliviar o calor e os incômodos.

Porém, há casos específicos em que o uso do ar-condicionado com animais não é indicado: filhotes (que têm sistema imunológico frágil) e animais idosos com desbalanceamento da temperatura corporal e articulações atrofiadas devem ficar longe do aparelho.

Quais os cuidados no uso do ar-condicionado com animais?

Além de evitar o uso do ar-condicionado com filhotes e animais idosos, alguns outros cuidados são importantes para preservar a saúde e o bem-estar dos bichinhos.

Por exemplo, regular a temperatura mais confortável para o animal. Evite temperaturas muito baixas: os cachorros ficam bem em ambientes que giram em torno dos 27°C.

Além disso, é importante também manter o animal longe das saídas de ar e colocar a cama (ou espaço de dormir) fora da direção do vento do ar-condicionado. Dessa forma, o pet não recebe frio diretamente no corpo, apenas se beneficia da climatização do ambiente.

Limpar com frequência os componentes, trocar o filtro e fazer a manutenção do aparelho são outros cuidados importantes não só em relação ao ar-condicionado e os animais, mas também para a saúde das pessoas que ocupam o lugar.

Outra dica é escolher aparelhos de climatização com filtragem eficiente (que eliminam micro-organismos do ambiente), distribuição homogênea de vento, maior controle de desumidificação do ar e monitoramento da temperatura ambiente.

Como amenizar o calor dos animais no verão?

Já vimos que, respeitando alguns cuidados, o uso do ar-condicionado com animais é permitido e proporciona mais bem-estar para os bichinhos. Mas há outras formas de amenizar o calor dos animais no verão:

  • tosar os pelos, mantendo a pelagem mais baixa;
  • aumentar a frequência de banhos no verão, que ajudam a refrescar e eliminar parasitas;
  • deixe sempre um recipiente com água fresca e limpa em lugares de fácil acesso para o pet;
  • depois que o ambiente estiver resfriado, coloque o ar-condicionado no modo ventilação.
  • mude a dieta do animal, incluindo alimentos mais leves e menos calóricos que ajudam na digestão.

Considerações finais

O ar-condicionado pode ser um grande aliado do bem-estar dos animais, se combinado a outros cuidados que mantêm o frescor e a saúde dos pets no verão.

Continue com a gente aqui no blog da Dufrio: veja como limpar ar-condicionado de janela e como limpar o filtro do split para garantir um ambiente mais limpo e seguro para todos! ?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento