Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Desumidificador de ar funciona? Quais os melhores modelos

por Dufrio Refrigeração • 14/02/2019 • 14/02/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Escute o post:

Você já se deparou com a situação de estar em um ambiente muito úmido? Aquele que deixa a pele grudenta, as paredes molhadas e o chão escorregadio? Convenhamos que é uma situação um tanto quanto desagradável.

Para muitas regiões do país, este clima só é encontrado em dias de muita chuva e calor, principalmente em troca de estações como primavera e verão. Entretanto, em regiões próximas principalmente de grandes matas, este acaba sendo o clima normal do ecossistema, o que acaba gerando problemas respiratórios graves. Mas como amenizar ambientes muito úmidos? Quais os riscos que a umidade excessiva trás a saúde? Siga lendo e fique ligado em todas as informações sobre o assunto.

Por que usar um desumidificador de ar?

Fonte: Dr. Lava Tudo

Altos níveis de umidade no ar podem desgastar tanto os eletrodomésticos existentes na nossa casa como a nossa saúde. Eventualmente, o corpo pode mostrar-se acostumado com ambiente úmido, mas isso não significa que deve-se ter menos cuidado com a qualidade do ar. Abaixo, listamos alguns perigos de estar em contato frequente com espaços úmidos:

  • Doenças respiratórias como rinites e alergias se tornam mais comuns;
  • Ambientes úmidos são propícios a proliferação de mofo;
  • Aumento de problemas como congestão nasal;
  • Frequência de crises de asma;

Tendo estes problemas em vista, então, quais são os melhores desumidificadores de ar? E qual é a sua principal função? Como ele funciona?

Os desumidificadores de ar, como o nome já propõe, regulam a umidade dos espaços, criando ambientes mais agradáveis. Por exemplo, em situações comuns como sair do banho e ter o banheiro úmido: um desumidificador evitaria que o chuveiro liberasse tanta umidade no ar. Legal, não é mesmo?

Com o controle da umidade, os desumidificadores também conseguem amenizar a chamada “temperatura térmica”. Por reduzir as gotículas de água presente no ar, estes aparelhos evitam que a temperatura fique abafada. Ao mesmo tempo, o calor do ar se dissipa e podemos sentir uma sensação mais amena na própria temperatura do ambiente. O que resulta em um alívio nos dias mais quentes.

Desumidificador de ar: Benefícios além da saúde

Fonte: Imóveis e dicas para sua casa

Os malefícios de ambientes úmidos causam prejuízos não apenas à saúde. Aparelhos como computadores, televisões e demais eletrodomésticos sofrem com este tipo de ambiente, por vezes ficando enferrujados e tendo sua vida útil afetada. Um desumidificador pode ajudar:

  • A evitar a corrosão de aparelhos domésticos;
  • Evitar que paredes fiquem úmidas e percam sua sustentação;
  • Deixa longe problemas como ferrugem;
  • Mantém bolores longe, principalmente em cozinhas e banheiros;
  • Conserva quadros, roupas e documentos;

Portanto, concluímos que o aparelho é essencial para o conforto e o bem-estar de todos os ambientes. Criando um lar livre dos prejuízos da umidade.

Qual é o melhor desumidificador de ar?

Fonte: Zoom

Existem vários tipos de desumidificadores de ar. Aqueles desumidificadores de antimofo, o desumidificador silencioso e aquele que é perfeito para você. Mas como saber qual é o ideal para seu estilo de vida?

Antes de mais nada, analise as seguintes características para escolher o melhor modelo para a sua casa:

  • A região que você mora, se é úmida com frequência.
  • A previsão do tempo da sua cidade: chove com frequência?
  • Se você toma banho muito quente, aqueles que soltam vapor;
  • Qual o tamanho do espaço em que você quer instalar um aparelho?

Com estas informações podemos indicar qual desumidificador comprar.  Existem modelos especiais com benefícios diversos, tais como:

  • Os que detectam o nível de umidade: são aqueles que contam com medidores internos que auxiliam a controlar a umidade no ar. Assim que eles detectam que o ambiente está com uma quantidade de umidade saudável, desligam automaticamente.

 

  • Os que possuem depósito de água interno: Existem aqueles aparelhos que possuem depósitos internos que precisam ser esvaziados e outros que através de um sistema de canos consegue extrair toda a água do equipamento sem a necessidade de descarte.

 

  • Aparelhos que possuem capacidade para 35 litros: Os umidificadores não retiram a umidade do ar de forma ilimitada. É por isso que é importante ficar atento a sua capacidade em litros. Assim, é possível entender qual é a performance do aparelho de acordo com o tamanho e tempo de uso.

Confira alguns modelos que separamos para você escolher:

 

    Conte quais são os benefícios que o desumidificador de ar pode trazer para a sua rotina? Conte nos comentários.

    Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

4K

1

Comercial

Será que o ar-condicionado faz mal para a saúde?

2K

4

Refrigeração

Como saber se é o momento de investir em uma Câmara Frigorífica customizada

12K

0

Comercial

Entenda a importância de saber a temperatura ideal do ar-condicionado para climatização do ambiente

6 Comentários

  1. Rosana disse:

    Olá. Em todas as casas em que eu morei, mesmo com a pintura renovada, o mofo sempre me acompanha. Não sei a causa, parece perseguição. Casacos e sapatos são as maiores vítimas, e já cansei de jogar calçados fora, pois a sola interna se desfaz. Como fazer? Onde encontrar um aparelho anti-mofo de qualidade?

  2. Carlos Sabbadin disse:

    Por favor enviar cotação para desumidificador de ar para uma sala de 100m3

  3. Daniela Maria de Lima disse:

    Olá!No bairro onde moro,todas as casas tem problemas de umidade.Ou seja,o problema está na localização. Moro perto da represa.Minha casa tem todos os cômodos térreos. As paredes tem umidade,os móveis estragam,enferrujam,roupas ficam com cheiro de mofo.E o pior,tenho um bebê que sempre tem crises de asma,bronquite, etc..O desumidificador resolveria toda essa situação ?Qual seria o melhor tipo para ambientes muito úmidos?

    • Olá Daniela, como vai ? O indicado seria, os que detectam o nível de umidade: são aqueles que contam com medidores internos que auxiliam a controlar a umidade no ar. Assim que eles detectam que o ambiente está com uma quantidade de umidade saudável, desligam automaticamente. Ficamos a disposição!

Deixe o seu comentário!