Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como proteger ar-condicionado da maresia na praia?

por Dufrio Refrigeração • 07/03/2019
Compartilhar:
Ar-condicionado na praia

A maresia da praia é um vilão para qualquer produto. Seja celular, câmeras, televisores ou caixas de som, ela tem um poder corrosivo tão grande em aparelhos elétricos que consegue danificar até mesmo ares-condicionados.

Ainda não existem modelos próprios para evitar este mal, mas existem diversas dicas para você colocar em prática para proteger seu aparelho. Siga lendo para conferir todas elas.

Ar-condicionado split estraga mais que o comum?

Não. Os modelos de ar-condicionado split não possuem vantagem diante dos demais quanto a maresia. Para saber como proteger ar condicionado da maresia é importante ter cuidados na hora da instalação. Contudo, também é essencial cuidar da manutenção do aparelho.

Apesar disso, a impressão de que splits costumam estragar mais rápido que modelos de janela está justamente nos tipos de tubos usados na hora da instalação, já que a possibilidade de um tubo de alumínio sofrer mais dano é maior.

Essa etapa de instalação não existe nos modelos de janela por exemplo, já que são opções que não precisam da instalação de um tubo que liga a evaporadora e condensadora.

Dicas para deixar a maresia longe:

Você deve ter ficado um pouco frustrado por não existir um aparelho que deixe a maresia totalmente longe não é mesmo? Mas fique calmo, existem alguns macetes que você pode usar na sua casa que irão contornar o problema.

  • Use tubos de cobre na instalação, não de alumínio;
  • A utilização de serpentinas protetoras na condensadora ajuda;
  • Limpar o filtro toda a semana;
  • Fazer a higienização do aparelho com produtos não oxidantes;
  • Limpar a parte interna todos os anos garante proteção a corrosão;
  • Tenha cuidado extra com peças como as molas, rebatedor e flangeador;
  • Utilize ferramentas específicas para limpar o produto;
  • Quando não usado, tape a condensadora com uma capa.
  • Use e abuse de óleos impermeabilizantes nas superfícies metálicas.

No geral, a regra básica para quem possui ar-condicionado em sua casa na praia é cuidar frequentemente da limpeza do aparelho. Somente dessa forma será possível deixar o seu produto longe dos riscos da maresia, evitando que partículas de sal fiquem armazenadas em algumas das hélices, prejudicando assim o funcionamento do aparelho.

Qual os melhores modelos para a casa de praia?

Para a praia, a melhor escolha sempre será aparelhos que possuam a menor superfície metálica visível. Opções que tenham a condensadora (parte que vai na parte externa da casa) de plástico são boas opções para evitar que os produtos acabem enferrujando, mas é claro, sempre mantendo em dia as dicas acima.

Vale lembrar que os modelos a seguir ajudam a manter a maresia longe, mas sozinhos e sem cuidado também serão alvos desse vilão das regiões litorâneas. Confira opções mais recomendadas:

Gostou das dicas?

Colocando as dicas que vamos passar em prática, você garante que seu aparelho consiga ter uma vida útil muito maior.

O que você vai levar desta lista para a sua casa na praia?

 

Visite nosso site:

clique aqui

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
12 Comentários
  1. Regina disse:

    Boa tarde, gostaria que me informassem qual a melhor opção de ar condicionado de parede e portatil. Moro no litoral e a maresia é forte.
    Li em um artigo que seria melhor com aluminio, em outra de cobre, fiquei confusa.
    Minha opção é de 12.000 btus.
    Obrigada

    • Olá Regina, como vai? Aqui é a Lilian, nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

  2. Jeferson disse:

    Boa tarde!
    Tenho uma loja na praia, o condensador fica de frente pra maresia.. O mesmo não pode ser muito alto pois fica em cima na parte superior da vitrine.. Qual seria melhor opção pra mim?
    22000, 24000btus… Inverter não é indicado no meu caso?
    Obrigado,
    Jeferson

    • Olá Jeferson, como vai? Aqui é a Lilian, nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição!

  3. Gilberto disse:

    Gostaria de saber se tem fundamento dizer que no ar condicionado split inverter a placa do circuito estraga mais rápido devido a maresia da região litorânea do que em um ar condicionado split normal ???

  4. Margones disse:

    Senhores, bom dia!
    Em meu apartamento na praia, o condensador fica na varanda exposto ao sol o dia inteiro. Visando o lado estético, o protegi, cobri completamento com uma armação de madeira. Percebi que a mesma o faz esquentar ainda mais, então eis a minha questão: exesteria um material espécifico para esse tipo de problema? Os Senhores me sugeriam um outro qualquer? Desde já, fica os meus grandes agradecimentos!

    • Olá Margones, tudo bem?

      Sempre indicamos que a instalação e manutenção do aparelho de Ar Condicionado, seja feito conforme o manual de instalação feito pelo fabricante, para que você não tenha nenhum tipo de manutenção indesejada.

      Ficamos à disposição

      • Gabriel disse:

        Olá, gostaria de saber se é verdade ou mito que o ar condicionado inverter estraga mais na maresia pela maior quantidade de placas e outros componentes

        • Letícia disse:

          Olá Gabriel

          O que difere seu desempenho e durabilidade em locais com maresia é a tubulação e serpentina em cobre. Como o cobre não sofre oxidação em contato com a maresia, ele não sofre a corrosão que outros metais sofreriam. Porém até mesmo o cobre exige mais cuidados quando o ar condicionado está em imóveis no litoral.
          Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

  5. Elizabete vargas disse:

    Sobre a placa do inverter na praia, pensei em comprar um LG mas tbm tem um Eletrolux o que acha???.

    • Olá Elizabete, tudo bem?

      No momento, não vendemos modelos de Ar Condicionado da Electrolux, porém LG sim, e eles são muito bons para serem utilizados na praia. Abaixo, coloco um link para você conhecer todos os modelos:

      Clique aqui para ver

      Ficamos à disposição

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento