Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Fluído Gás Refrigerante: saiba como escolher a melhor opção

por Tamyris Lara • 29/07/2021
Compartilhar:

O fluído gás refrigerante é um componente essencial para executar o bom desempenho do ar-condicionado e, assim, oferecer a refrigeração ideal para cada ambiente. No entanto, como existem diversas opções do produto, é necessário entender quais são as diferenças entre cada uma delas e qual é a melhor escolha para cada situação.

Por isso, separamos algumas informações importantes nesse post que explicam qual a principal função do fluído gás refrigerante, quais opções do produto são mais comercializadas atualmente e as particularidades entre cada uma delas, para que, assim, você possa realizar a compra do produto de forma mais prática. Continue lendo para saber mais!

Saiba mais no Blog Dufrio sobre a importância de adquirir um fluído refrigerante de boa procedência >

Qual é a principal função do fluído gás refrigerante?

Sendo inserido na parte interna do ar-condicionado, a principal função do fluido refrigerante é absorver o calor do ar captado no ambiente e resfriá-lo. Ou seja, ele irá absorver o calor em níveis menores de temperatura e pressão e irá transferi-lo em pressões maiores para o ambiente externo, envolvendo sempre uma mudança de estado.

No caso dos modelos de ar-condicionado splits, por exemplo, o fluído gás refrigerante irá fazer com que o calor que absorveu a partir do evaporador (calor proveniente do ar do ambiente que será climatizado) seja rejeitado para o meio exterior, proporcionando assim a climatização ideal para o seu ambiente.

Leia mais no Blog Dufrio sobre os motivos pelos quais o seu ar-condicionado pode não estar climatizando o ambiente >

Os principais tipos de fluídos refrigerantes

Atualmente, existem dois tipos de fluidos refrigerantes que são vendidos no mercado: os fluídos refrigerantes sintéticos e os fluídos refrigerantes naturais. Cada um deles possui algumas particularidades que os tornam apropriados para diferentes ocasiões.

Sobre os fluídos refrigerantes sintéticos:

A diferença deles para os demais está no fato de a sua produção ser realizada em laboratórios. Com isso, eles acabam tendo custo benefício menor e aplicabilidade mais prática.

Os principais fluidos refrigerantes sintéticos são os CFCs, HCFCs, HFC e HFOs. Por serem prejudiciais ao meio ambiente, os gases do tipo CFC vem tendo sua produção minimizada e sendo cada vez mais substituídos por opções mais sustentáveis.

Já os gases HCFCs possuem como diferencial a presença de menos quantidade de cloro em sua composição, sendo assim menos agressivos para o meio ambiente do que o CFCs. As opções R141B e R22 são as mais conhecidas da categoria, sendo o último o modelo mais comum presente no mercado. 

Por fim, diferentemente dos demais, os gases do tipo HFC e HFO fazem parte das alternativas mais ecológicas e que causam menos dano à camada de ozônio devido à falta de átomos de cloro em sua composição. As opções mais conhecidas dessas categorias são o R404a, R410a, R32, R134a e R407c.

Fluídos refrigerantes naturais

Opostos as opções sintéticas, os fluidos refrigerantes naturais são as opções que têm como principal componente os fluidos encontrados na natureza. Apesar de serem opções mais eficientes, e que não agridem a camada de ozônio, os gases dessa categoria acabam tendo custo-benefício maior do que as demais opções.

Existem três opções que são mais comercializadas e utilizadas: os HCs, os da família CO2 e NH3.

A categoria HC tem como principais tipos de gases o R290 e R600a. São opções geralmente utilizadas em ambientes comerciais, além de possuírem componentes inflamáveis – portanto, se torna essencial ter cautela no momento em que for realizada a sua aplicação.

Já os da família CO2 têm como principal opção o gás do tipo R744 (este que acaba sendo mais utilizado em situações que requerem refrigeração em larga escala ou de ambientes maiores). 

Por fim, os fluídos refrigerantes do grupo NH3, sendo a opção R717 a mais conhecida, são os modelos mais antigos e versáteis, podendo ser utilizados em diferentes temperaturas. Também possuem maior aplicabilidade em ambientes comerciais, mas aqueles que requerem especificamente a refrigeração em grande porte.

Saiba mais no Blog Dufrio sobre os fluídos refrigerantes Dugold >

Como escolher a opção ideal de fluído refrigerante para cada situação?

Apesar de não existir uma fórmula exata no momento de realizar a escolha do filtro gás refrigerante, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração no momento da compra para que, dessa forma, você possa adquirir a opção ideal para o serviço que deseja executar. Confira abaixo os principais:

Disponibilidade: é muito importante verificar o quanto o tipo de fluído gás refrigerante que você está buscando se encontra disponível no mercado, para entender qual será a dificuldade de encontrá-lo em ocasiões futuras.

Custo-benefício: também é crucial entender se o custo-benefício do produto está de acordo com a situação para a qual você deseja aplicar o fluido. Leve em consideração o seu preço e dificuldade de aplicação, para que, assim, a compra seja efetuada com êxito.

Qualidade: procure sempre optar pelo produto que terá a melhor qualidade. Mesmo precisando fazer um maior investimento no momento da aquisição, é muito importante lembrar que isso significa que você está investindo em um produto que apresentará maior excelência a longo prazo.

Evite adquirir as opções que prejudiquem o meio ambiente: como vimos antes, os fluidos refrigerantes do tipo CFC acabam danificando a camada de ozônio e trazendo poucos benefícios. Por isso, procure sempre compreender sobre os malefícios de cada um antes da compra e se a possibilidade de realizar a substituição por um produto menos desgradável é viável.

Segurança: por fim, procure entender se o tipo de gás refrigerante que você deseja adquirir é inflamável, para que assim, você tenha maior cautela no momento de realizar a instalação do produto.

Confira as opções de filtro gás refrigerante no site da Dufrio!

Após ler as nossas dicas, será mais fácil de entender qual a função do fluído gás refrigerante e adquirir a melhor opção para a sua situação. Por isso, não deixe de conferir as opções disponíveis na Dufrio e garanta o produto ideal para a sua necessidade!

Esse conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre o fluido gás refrigerante? Conte para nós nos comentários! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento