Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Meu ar condicionado não gela, o que pode ser?

por Dufrio Refrigeração • 17/03/2020
Compartilhar:
Ar condicionado não gela

Em dias quentes de verão, ter um ambiente climatizado é tudo o que queremos, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas pedem por dicas aqui no blog, comentando que “nos últimos dias meu ar condicionado não gela, o que pode ser?”.

Existem diversos motivos para que o aparelho de ar condicionado não consiga climatizar corretamente o ambiente, sendo que o principal (e mais comum) é a falta de gás do equipamento, que pode ser facilmente trocado.

Porém, quando está tudo certo com o gás do ar condicionado, o que pode estar acontecendo com o equipamento? Confira todos os possíveis imprevistos que podem comprometer a eficácia do aparelho!

Ar condicionado fraco para o local (BTUS)

Se desde o início da aquisição do aparelho você consegue perceber que o ar condicionado parece não dar conta de climatizar o ambiente como um todo, é porque tem algo errado.

Se você identificar que não há nenhum problema de fábrica no equipamento, temos uma má notícia: você comprou um aparelho com menos potência do que necessita no espaço.

Ocorre que muitas pessoas tentam advinhar a potência do ar condicionado baseado na visão do ambiente que vão instalar o aparelho, ao invés de fazer o cálculo correto de potência.

Por exemplo, aqui na Dufrio nós disponibilizamos uma calculadora de BTUs online, em que você pode calcular corretamente qual a potência necessária para o ambiente, de forma prática e precisa.

Falta de limpeza

A falta de limpeza é outro fator que pode comprometer o funcionamento ideal do aparelho de ar condicionado, e por isso, deve-se ter atenção em duas partes do equipamento:

Filtro

Os filtros são unidades internas dentro do ar condicionado que devem ser limpos regularmente, em média uma vez por mês.

A falta de limpeza deste acumula poeira e outras sujeiras em sua superfície, o que consequentemente bloqueia a circulação de ar pela serpentina, impedindo a climatização correta o ambiente.

Condensador

O condensador é a parte do ar condicionado responsável pela troca de calor do seu equipamento e quando não é limpa periodicamente, pode prejudicar a eficácia do aparelho na climatização do ambiente.

Vazamento de ar

Ao se tratar de ares condicionados centrais, o vazamento de ar pode ocorrer quando algum duto do aparelho — que distribui o ar frio para os diferentes ambientes da casa — está com alguma abertura ou rachadura que esteja permitindo que o ar escape.

Quando isso ocorre, o ar refrigerado não chega com totalidade no local onde deveria e, assim, não gela o ambiente corretamente. Assim, ao suspeitar de algum vazamento nos dutos, é importante chamar um profissional para encontrar qual o local correto que está com problemas para poder reparar.

Evaporador congelado

Para aliviar o calor, por vezes deixamos o ar condicionado funcionando a todo momento. Saiba que esse hábito, tão comum, pode fazer com o evaporador congelar. Para se certificar que esse é o problema, coloque a mão no lado da unidade, perto do local onde está o filtro. Se estiver muito frio, provavelmente está congelado por dentro.

Para resolver isso é simples, basta desligar o modo de refrigeração e ativar a ventilação por um tempo, até o gelo criado no evaporador descongelar. Assim, o ar condicionado voltará a climatizar o ambiente de forma eficaz.

E aí, já descobriu por quê o ar condicionado não gela? Continue acompanhando as dicas aqui no blog da Dufrio para aproveitar o melhor da climatização em qualquer estação! Até a próxima!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento