Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Cooktop ou fogão? Qual é o melhor para você?

por Dufrio • 18/10/2019 • 18/10/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

A cozinha tem diversos eletrodomésticos que fazem toda a diferença em nossas rotinas, deixam tudo mais fácil e prático. Mas, quando o assunto é o fogão, estamos falando do coração da cozinha (pelo menos, para os cozinheiros do dia a dia)! Por isso, é bem comum a dúvida sobre comprar um cooktop ou um fogão.

Ambos têm a mesma finalidade, porém com características e algumas particularidades que os diferem entre si. Para saber qual é o ideal para sua cozinha, trouxemos as vantagens do cooktop e do fogão para você compará-las.

Cooktop

O cooktop, de uma forma simples, é o tampo do fogão, sem o forno. Ele pode ser colocado em balcões, desde que esses tenham estrutura para comportá-lo. Por causa do design sofisticado, o cooktop deixa a cozinha com visual muito mais elegante, além de ser muito fácil de instalar, usar e limpar.

Características do cooktop

Existem três tipos de cooktop, o que pode gerar algumas dúvidas na hora da compra. Mas é bem fácil entendê-los, olha só:

  • Cooktop a gás: como o nome já diz, o funcionamento depende do gás, como a maioria dos fogões;
  • Cooktop elétrico: depende apenas de energia elétrica para funcionar, que aquece rapidamente a resistência responsável por fazer o cozimento dos alimentos;
  • Cooktop por indução: assim como o anterior, funciona com energia elétrica, porém ao invés de resistência, faz uso de indução eletromagnética para aquecer. Possui um tampo liso, somente com desenhos que simulam as bocas.

Os modelos por indução são mais seguros, por aquecerem em contato com panelas com material especial, evitando queimar as mãos, por exemplo.

Além disso, você encontra cooktops nos mais variados tamanhos. De uma boca, para quem mora sozinho e não tem o costume de cozinhar, até de cinco bocas, para aqueles que cozinham muito ou preparam pratos para família e amigos.

Cooktops de 5 bocas e 1 boca.

Vantagens e desvantagens do cooktop

O cooktop permite que você aproveite melhor o espaço disponível na cozinha (já que há vários tamanhos para sua escolha) e, ainda, é muito fácil e prático de limpar.

Outro ponto muito importante de destacar é que o cooktop não possui forno. Se você não tem o costume de assar alimentos, é uma boa forma de otimizar espaço. Caso contrário, terá de buscar por um forno embutido ou até um forno elétrico (o que pode ser uma desvantagem, comparado ao fogão que já vêm com um forno).

Fogão

O fogão convencional é o clássico de toda e qualquer cozinha, bem fácil e prático de colocar em qualquer cozinha, já que não precisa ser instalado em nenhum móvel. Possui diversos tamanhos e cores, e é a escolha ideal para quem gosta e costuma cozinhar muito, por conta do forno em sua estrutura.

Características do fogão

A principal característica do fogão é o funcionamento a gás, com acendimento elétrico automático. Além disso, outro destaque para o fogão é que ele já possui um forno acoplado.

Vantagens e desvantagens do fogão

Além da vantagem de já possuir um forno embutido em seu corpo, o fogão convencional conta com um ótimo custo-benefício, sendo relativamente mais barato quando comparado com o cooktop.

Outra vantagem está na sua mobilidade, possibilitando que você mude de lugar na cozinha sempre que quiser dar uma cara nova para o lugar, lembrando que o ideal é manter o botijão de gás perto de uma janela, ou em um local em que circule bastante ar.

Apesar dessas vantagens, o fogão é mais difícil de limpar, em relação ao cooktop, por conta da presença do forno, e acaba ocupando mais espaço na cozinha.

Então… cooktop ou fogão? Qual o melhor?

Tudo vai depender das suas necessidades rotineiras na cozinha e suas preferências de design. Em resumo, para decidir entre o cooktop ou fogão, pense:

  • no espaço disponível na cozinha;
  • na necessidade de um forno e o valor a mais nos casos do cooktop;
  • na opção que tem o melhor custo benefício para você;
  • no design e decoração da cozinha.

Se a sua dúvida é qualidade, ambos os eletrodomésticos cumprem muito bem suas funções no preparo de alimentos. Por isso, para escolher um cooktop ou fogão, você deve considerar o espaço disponível na sua cozinha e o planejamento dos seus móveis, além de fatores como marcas, material e funções específicas. Assim, você poderá usufruir melhor do eletrodoméstico, independentemente de qual escolher.

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

2K

0

Conteúdo para Instalador

Tubulação de cobre: qual a importância de utilizá-la?

8K

0

Residencial

Ar-condicionado portátil é bom ou ruim?

2K

0

Ar Condicionado

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado no inverno

0 Comentário

Deixe o seu comentário!