Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como funciona o cooktop por indução? Vale a pena?

por Dufrio Refrigeração • 11/06/2020
Compartilhar:
Cooktop com uma panela em cima

Um dos tipos de cooktop mais modernos do mercado, o cooktop por indução vem conquistando a preferência dos consumidores mais antenados. Se você pensa em investir neste modelo, é interessante entender como funciona o cooktop por indução.

Primeiramente, saiba que não precisa ter receio! O funcionamento por indução é simples e seguro. Basicamente, você gera um campo eletromagnético embaixo da placa do cooktop que induz uma corrente elétrica na panela. Vem saber mais no post de hoje!

Como o cooktop por indução aquece?

A corrente elétrica produzida pelo campo eletromagnético do cooktop movimenta os elétrons presentes na panela, gerando o calor necessário para você cozinhar. Ou seja, é a panela que aquece a chapa, não o contrário.

Só tem um detalhe: não é qualquer panela que funciona no cooktop por indução! Somente modelos específicos com base metálica, fundo de aço ou ferro fundido podem ser utilizados.

Então, se você tem panelas de barro, alumínio, cobre e vidro, infelizmente elas não vão aquecer nesse tipo de fogão. A dica ao comprar panelas novas é aproximar um ímã na parte debaixo do utensílio: se ele grudar, é o modelo certo!

Tipos de coifa: quais existem e como escolher?

Posso utilizar gás de cozinha no cooktop por indução?

Não. O funcionamento do cooktop por indução é totalmente a base de eletricidade. Para acionar o campo eletromagnético do cooktop por indução, é preciso utilizar energia elétrica. 

Embora aumente o consumo de energia da sua casa, você não precisa gastar com a compra de gás de cozinha. Também não tem aquele inconveniente de quando o gás acaba, que impede você de cozinhar.

Outro ponto positivo do cooktop por indução é que não tem risco de gerar acidentes com fogo e gás (uma substância altamente tóxica e inflamável).

Quais as vantagens do cooktop por indução? Vale a pena?

Bom, como comentamos já, a segurança é uma das principais vantagens do cooktop por indução. Principalmente para quem tem criança em casa, já que vira e mexe os pequenos gostam de brincar com o fogão.

Além disso, a boca do cooktop esquenta apenas quando você aproxima a panela. Quando você retira o utensílio, a corrente eletromagnética é suspensa, e o aparelho resfria rapidamente. Esse mecanismo torna quase nulas as chances de acidentes e queimaduras.

Mas não para por aí! O cooktop por indução tem diversas outras vantagens que tornam este modelo tão desejado no mercado:

  • Praticidade no dia a dia. É super fácil limpar o cooktop, já que a superfície é lisa e sem grades. Basta passar um pano embebido em produto desengordurante.
  • Eficiência é a marca desse modelo: ele aquece mais rapidamente e agiliza o cozimento dos alimentos. Então, a longo prazo, tem menor desperdício de energia e acaba compensando financeiramente.
  • Mil e uma funcionalidades para facilitar sua vida! O cooktop por indução é moderno e multifuncional. Conta com timer, desligamento automático, função turbo, função “manter aquecido” e outros controles de temperatura.
  • Vantagem extra: esse modelo pode ser instalado sobre vários tipos de bancadas e ocupa pouco espaço. Perfeito para quem tem cozinha pequena! 

Então, respondendo à dúvida de grande parte dos consumidores ainda não familiarizados com esse modelo: sim, investir no cooktop por indução vale a pena

São muitos os benefícios que você ganha com esse equipamento. É uma compra que se mostra vantajosa para quem está montando a cozinha e quer um fogão estiloso, eficiente e funcional!

Ficou interessado em conhecer este modelo? Então dá uma olhada nas opções de cooktop por indução na loja virtual da Dufrio e entenda melhor por que ele vem conquistando tanta gente!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento