Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Função Dry no ar-condicionado: para que serve e quando usar?

por Dufrio Refrigeração • 07/01/2019
Compartilhar:
função dry no controle do ar-condicionado

Você está prestes a fechar a compra de um ar-condicionado novinho para você e sua família não precisarem mais se preocupar com o calor no verão ou com o frio no inverno mas se depara com a seguinte dúvida: O que significa cada tipo de função. Por exemplo: o que é a função dry no ar-condicionado? 

Hoje, este artigo vai responder todas as suas dúvidas sobre a função Dry: para que ela serve, quando deve ser ligada e como você pode aproveitar ainda mais essa opção existente no seu aparelho. Siga atento em cada parágrafo para poder dar aulas sobre esse assunto para seus amigos.

Cupom de desconto para ar condicionado

O que é a função Dry e como tirar melhor proveito dela:

A função Dry é aquele modo que permite a regulagem da umidade do ar do espaço onde o aparelho está. Na tradução literal, é a função da desumidificação. É uma função pouco conhecida mas muito bem vinda em um país tropical como o Brasil, que sofre com a umidade nas épocas quentes, principalmente em estados da região Centro-Oeste, Sul e Norte do país.

Para tirar melhor proveito desta característica de ar-condicionados split quente e frio, cuide para que a instalação de ar-condicionado seja concluída com sucesso e que o aparelho esteja em uma posição bem localizada no ambiente: de preferência, em uma área onde o vento possa atingir os quatro cantos do local, podendo deixar a umidade longe de forma unificada.

Como funciona o processo de desumidificação do ar-condicionado?

Agora que você já sabe o que significa este modo, vamos entender como o sistema do ar-condicionado consegue fazer a mágica de mandar a umidade do seu ambiente para longe?

Modelos de ar-condicionado que possuem no seus controles remotos a função Dry identificam qual o nível de umidade existente no ar e retiram o excesso que torna os espaços desagradáveis, mas não no nível de deixar o ar seco. Eles conseguem manter o equilíbrio certo para a sua saúde respiratória e para o seu bem-estar caminham juntas!
O seu aparelho irá identificar a umidade em forma de vapor d’água e condensar estas partículas transformando-as em água que logo serão armazenadas em um recipiente especial e feito para isto que existe dentro do seu aparelho de ar-condicionado. Abaixo, você pode conferir uma lista de ares-condicionados que possuem essa função:

  •  Ar-condicionado Split Hi Wall da Midea: Este aparelho pode tranquilamente desumidificar todo um apartamento pequeno, por exemplo, já que possui 30000 BTUS e sistema de filtragem de ar – que além de deixar o ambiente mais agradável também o mantém longe de bactérias e mofos.
  •  Ar-condicionado Split quente e frio da Agratto: É um modelo que também possui  30000 BTUS, gás R410a – super ecológico – e painel com display de led que vai ficar maravilhoso na decoração do ambiente.

Quando ativar o modo Dry na sua rotina:

Existem muitos momentos do seu dia a dia que merecem que a função Dry seja ativada para dar aquele up do ar do ambiente. Criamos uma lista que mostra como até um ar-condicionado pequeno com a função de desumidificação podem ser grandes aliados do sistema respiratório, confira:

  1. Dias onde temos chuvas intensas: Sabe aqueles dias em que o sol dificilmente é visto no céu e a previsão do tempo indica dias e dias de chuvas intensas na sua região? É durante este tempo que a casa fica exposta a grande umidade do ambiente externo e mesmo fechada acaba recebendo os valores d’água que deixam os espaços pegajosos, molhados e totalmente desagradáveis. Use e abuse do seu ar-condicionado na função Dry, mesmo que seja apenas no submodo ventilar, para tornar o local mais confortável.
  2. Áreas mais tropicais onde a umidade é visita frequente: Regiões onde a umidade é característica da região, como Campo Grande, Goiânia, São Luís e Salvador agradecem a invenção deste modo nos modelos de ar-condicionado. Mesmo os moradores locais estando acostumados com o clima, turistas na região podem ligar os aparelhos na função dry para se sentirem confortáveis.
  3. Dias onde as temperaturas são altas demais: Mesmo o ar estando seco, os ambientes com temperaturas altas demais acabam sendo sufocantes e a função Dry do seu aparelho de ar-condicionado pode deixar o ambiente mais confortável pois irá tentar controlar o nível de água no ar, deixando os níveis ideias para a sua saúde ficar 100%.

Agora que você já sabe o que é a função Dry, como o aparelho de ar-condicionado faz ela funcionar e como aplicar este modo na sua rotina, o que está esperando para investir em um aparelho que possua essa funcionalidade?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
12 Comentários
  1. Maria José Baldove Bertototo disse:

    Gostaria de saber, qdo colocado na função DRY se gasta energia igual COOL.

    • Olá Maria, como vai? A função Dry é aquele modo que permite a regulagem da umidade do ar do espaço onde o aparelho está. Na tradução literal, é a função da desumidificação. O modo Cool (Frio), geralmente utilizado no verão, faz com que o ar condicionado esfrie o ambiente. É possível ajustar a temperatura e a velocidade do ventilador para deixar o ambiente bem gelado, conforme a preferência de cada um. O consumo de energia ele é baseado em quantos Btus possui seu split e se é inverter ou não. Ficamos a disposição!

  2. Luiz Antonio Brito disse:

    Na função dry o ar não gela?

    • Olá Luiz, como vai? a Fução DRY, é basicamente a função da desumidificação. Você pode usar esta função, em dias onde temos chuvas intensas, áreas mais tropicais onde a umidade é visita frequente, e dias onde as temperaturas são altas demais. Ficamos a disposição!

      • Cristina disse:

        A função dry consome mais energia na potência 24 que as funções heart ou cool ?

        • Olá Cristina, tudo bem?

          A função Dry não consome mais energia que as funções Heat e Cool. O consumo ao utilizar a função Dry, vai variar de acordo com a necessidade que o aparelho identificar que precisará, até que o ambiente esteja na umidade ideal.

          Ficamos à disposição

  3. Marcos disse:

    Olá, tenho uma casa de veraneio que fica fechada no inverno. Tem tanta umidade que as paredes e os móveis ficam cheios de mofo. Gostaria de um ar condicionado que pudesse manter a umidade do ar abaixo de 60% no inverno. Isso é possível?

  4. Leonardo disse:

    Qualquer aparelho ar-condicionado que abaixe a temperatura do ar é capaz de condensar e retirar umidade do ar. Por isso todo ar condicionado tem um dreno.

    Daí queria saber, qual a diferença da função Dry pra função Cool, se ambas estiverem configuradas para manter o ambiente em 20 ⁰C num dia de temperatura ambiente de 25 ⁰C?

    • Olá Leonardo, tudo bem?

      A diferença é que a função Cool, é utilizado majoritariamente para refrescar o seu ambiente, não necessariamente deixando a umidade do ar na condição mais indicada, enquanto a função cool, irá desumidificar seu ambiente automaticamente até encontrar a medida ideal.

      Ficamos à disposição

  5. stenio martins disse:

    Na região Centro-Oeste, em cidades como Goiás ou Cuiabá,onde a umidade cai vertiginosamente entre o período de Agosto a Novembro,o uso de um split comum tenderia a abaixar mais essa umidade,tornando o ar mais seco e causando uma sensação de incômodo e/ou conforto ainda pior.Em virtude disso, teria um split específico para essa determinada região em que ao menos manteria a umidade do ar ou reaproveitaria a perda desta ,sem necessitar a ajuda de um umidificador?? Qual seria o melhor aparelho atual que atendesse a esse caso específico. Desde já ,grato. stenio.

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento