Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Função Dry no ar-condicionado: para que serve e quando usar?

por Dufrio Refrigeração • 07/01/2019
Compartilhar:
função dry no controle do ar-condicionado

Você está prestes a fechar a compra de um ar-condicionado novinho para você e sua família não precisarem mais se preocupar com o calor no verão ou com o frio no inverno mas se depara com a seguinte dúvida: O que significa cada tipo de função. Por exemplo: o que é a função dry no ar-condicionado? 

Hoje, este artigo vai responder todas as suas dúvidas sobre a função Dry: para que ela serve, quando deve ser ligada e como você pode aproveitar ainda mais essa opção existente no seu aparelho. Siga atento em cada parágrafo para poder dar aulas sobre esse assunto para seus amigos.

O que é a função Dry e como tirar melhor proveito dela:

A função Dry é aquele modo que permite a regulagem da umidade do ar do espaço onde o aparelho está. Na tradução literal, é a função da desumidificação. É uma função pouco conhecida mas muito bem vinda em um país tropical como o Brasil, que sofre com a umidade nas épocas quentes, principalmente em estados da região Centro-Oeste, Sul e Norte do país.

Para tirar melhor proveito desta característica de ar-condicionados split quente e frio, cuide para que a instalação de ar-condicionado seja concluída com sucesso e que o aparelho esteja em uma posição bem localizada no ambiente: de preferência, em uma área onde o vento possa atingir os quatro cantos do local, podendo deixar a umidade longe de forma unificada.

Como funciona o processo de desumidificação do ar-condicionado?

Agora que você já sabe o que significa este modo, vamos entender como o sistema do ar-condicionado consegue fazer a mágica de mandar a umidade do seu ambiente para longe?

Modelos de ar-condicionado que possuem no seus controles remotos a função Dry identificam qual o nível de umidade existente no ar e retiram o excesso que torna os espaços desagradáveis, mas não no nível de deixar o ar seco. Eles conseguem manter o equilíbrio certo para a sua saúde respiratória e para o seu bem-estar caminham juntas!
O seu aparelho irá identificar a umidade em forma de vapor d’água e condensar estas partículas transformando-as em água que logo serão armazenadas em um recipiente especial e feito para isto que existe dentro do seu aparelho de ar-condicionado. Abaixo, você pode conferir uma lista de ares-condicionados que possuem essa função:

  •  Ar-condicionado Split Hi Wall da Midea: Este aparelho pode tranquilamente desumidificar todo um apartamento pequeno, por exemplo, já que possui 30000 BTUS e sistema de filtragem de ar – que além de deixar o ambiente mais agradável também o mantém longe de bactérias e mofos.
  •  Ar-condicionado Split quente e frio da Agratto: É um modelo que também possui  30000 BTUS, gás R410a – super ecológico – e painel com display de led que vai ficar maravilhoso na decoração do ambiente.

Quando ativar o modo Dry na sua rotina:

Existem muitos momentos do seu dia a dia que merecem que a função Dry seja ativada para dar aquele up do ar do ambiente. Criamos uma lista que mostra como até um ar-condicionado pequeno com a função de desumidificação podem ser grandes aliados do sistema respiratório, confira:

  1. Dias onde temos chuvas intensas: Sabe aqueles dias em que o sol dificilmente é visto no céu e a previsão do tempo indica dias e dias de chuvas intensas na sua região? É durante este tempo que a casa fica exposta a grande umidade do ambiente externo e mesmo fechada acaba recebendo os valores d’água que deixam os espaços pegajosos, molhados e totalmente desagradáveis. Use e abuse do seu ar-condicionado na função Dry, mesmo que seja apenas no submodo ventilar, para tornar o local mais confortável.
  2. Áreas mais tropicais onde a umidade é visita frequente: Regiões onde a umidade é característica da região, como Campo Grande, Goiânia, São Luís e Salvador agradecem a invenção deste modo nos modelos de ar-condicionado. Mesmo os moradores locais estando acostumados com o clima, turistas na região podem ligar os aparelhos na função dry para se sentirem confortáveis.
  3. Dias onde as temperaturas são altas demais: Mesmo o ar estando seco, os ambientes com temperaturas altas demais acabam sendo sufocantes e a função Dry do seu aparelho de ar-condicionado pode deixar o ambiente mais confortável pois irá tentar controlar o nível de água no ar, deixando os níveis ideias para a sua saúde ficar 100%.

Agora que você já sabe o que é a função Dry, como o aparelho de ar-condicionado faz ela funcionar e como aplicar este modo na sua rotina, o que está esperando para investir em um aparelho que possua essa funcionalidade?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
14 Comentários
  1. Maria José Baldove Bertototo disse:

    Gostaria de saber, qdo colocado na função DRY se gasta energia igual COOL.

    • Olá Maria, como vai? A função Dry é aquele modo que permite a regulagem da umidade do ar do espaço onde o aparelho está. Na tradução literal, é a função da desumidificação. O modo Cool (Frio), geralmente utilizado no verão, faz com que o ar condicionado esfrie o ambiente. É possível ajustar a temperatura e a velocidade do ventilador para deixar o ambiente bem gelado, conforme a preferência de cada um. O consumo de energia ele é baseado em quantos Btus possui seu split e se é inverter ou não. Ficamos a disposição!

  2. Luiz Antonio Brito disse:

    Na função dry o ar não gela?

    • Olá Luiz, como vai? a Fução DRY, é basicamente a função da desumidificação. Você pode usar esta função, em dias onde temos chuvas intensas, áreas mais tropicais onde a umidade é visita frequente, e dias onde as temperaturas são altas demais. Ficamos a disposição!

      • Cristina disse:

        A função dry consome mais energia na potência 24 que as funções heart ou cool ?

        • Olá Cristina, tudo bem?

          A função Dry não consome mais energia que as funções Heat e Cool. O consumo ao utilizar a função Dry, vai variar de acordo com a necessidade que o aparelho identificar que precisará, até que o ambiente esteja na umidade ideal.

          Ficamos à disposição

  3. Marcos disse:

    Olá, tenho uma casa de veraneio que fica fechada no inverno. Tem tanta umidade que as paredes e os móveis ficam cheios de mofo. Gostaria de um ar condicionado que pudesse manter a umidade do ar abaixo de 60% no inverno. Isso é possível?

    • Olá Marcos, tudo bem?

      Para sua solicitação, indicamos que você entre em contato com um técnico, para que ele avalie qual o melhor modelo para a instalação.

      Ficamos à disposição =)

  4. Leonardo disse:

    Qualquer aparelho ar-condicionado que abaixe a temperatura do ar é capaz de condensar e retirar umidade do ar. Por isso todo ar condicionado tem um dreno.

    Daí queria saber, qual a diferença da função Dry pra função Cool, se ambas estiverem configuradas para manter o ambiente em 20 ⁰C num dia de temperatura ambiente de 25 ⁰C?

    • Olá Leonardo, tudo bem?

      A diferença é que a função Cool, é utilizado majoritariamente para refrescar o seu ambiente, não necessariamente deixando a umidade do ar na condição mais indicada, enquanto a função cool, irá desumidificar seu ambiente automaticamente até encontrar a medida ideal.

      Ficamos à disposição

  5. stenio martins disse:

    Na região Centro-Oeste, em cidades como Goiás ou Cuiabá,onde a umidade cai vertiginosamente entre o período de Agosto a Novembro,o uso de um split comum tenderia a abaixar mais essa umidade,tornando o ar mais seco e causando uma sensação de incômodo e/ou conforto ainda pior.Em virtude disso, teria um split específico para essa determinada região em que ao menos manteria a umidade do ar ou reaproveitaria a perda desta ,sem necessitar a ajuda de um umidificador?? Qual seria o melhor aparelho atual que atendesse a esse caso específico. Desde já ,grato. stenio.

    • Olá, tudo bem?

      Nestes casos, o mais indicados são os aparelhos que possuem a função Dry, pois esta ajuda a manter a umidade do local no nível ideal para a saúde.

      Ficamos à disposição

  6. JULLLY disse:

    A FUNÇÃO DRY PODE SER USADA JUNTO COM OUTRAS FUNÇÕES OU INTERROMPE OUTRA FUNÇÃO AO SER ACIONADA?

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento