Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Qual é o ar condicionado mais econômico?

por Dufrio • 04/10/2019 • 04/10/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Uma das muitas dúvidas na hora de escolher um ar condicionado diz respeito ao gasto de energia. 

Como somos especialistas em climatização, escrevemos esse guia com os principais fatores que garantem uma boa economia de energia durante o uso do ar condicionado.

Na hora da compra, considere seguintes informações:

 

Cupom de desconto Ar Condicionado Split

Selo Procel A é um indicativo de economia

Todos os aparelhos eletrônicos contam com o Selo Procel de Classe, que identifica como os aparelhos aproveitam o consumo de energia. A métrica criada pelo Inmetro vai de A a E, sendo que os equipamentos etiquetados com o selo Procel Classe A são os mais eficientes em relação a aparelhos da letra B em diante. 

Selo Procel - Economia Classe A

O selo permite que o consumidor saiba de forma rápida e efetiva qual a eficiência energética de cada aparelho, sendo uma primeira e ótima forma de começar a escolher o ar condicionado ideal para sua casa. 

 

Fique atento as funções do ar condicionado

Outro fator que deve ser observado nos modelos de ares condicionados prospectados são as funções que os aparelhos possuem, que podem ajudar na economia de energia. 

A função sleep(dormir) por exemplo, reduz a atividade de funcionamento do ar condicionado, com o intuito de manter uma temperatura mais agradável no ambiente durante as horas de sono. 

Essa redução de performance do ar condicionado também faz com que o aparelho gaste menos energia durante a noite, pois ele não estará funcionando em sua atividade máxima de climatização, mas sim, dosando seu funcionamento. Outras funções que podem ser eficientes na economia de energia são: 

  • Função energia: controla a capacidade do compressor em 50 ou 75%;
  • Timer: liga e desliga o ar condicionado em horários programados, o que ajuda na economia pois o ar não fica o tempo todo ligado;
  • Modo conforto: mantém o ambiente agradável, parecido com a função sleep, evitando o desperdício de energia. 

 

Tecnologia inverter ou dual inverter são mais econômicos

As tecnologias inverter ou dual inverter são essenciais quando o quesito de escolha é a economia. 

Os modelos inverter usam o compressor de forma mais eficaz, fazendo com que, ao chegar na temperatura ideal, ele não se desligue, mas sim, fique em uma frequência de giro mais lenta, sem parar completamente. 

Sem esse pico de liga/desliga, com um funcionamento gradual, pode-se economizar até 30% em relação a aparelhos tradicionais.  

Já o Dual Inverter parte do mesmo princípio, porém utilizando um rotor duplo, trazendo mais estabilidade e podendo economizar até 70% de energia quando comparado com condicionadores de ar tradicionais. A LG foi pioneira na tecnologia, sendo uma ótima opção para considerar na sua escolha! 

 

Ar-condicionado LG é bom? Veja a nossa análise!

 

Dimensione a capacidade do ar para o ambiente 

Uma ótima forma de garantir maior eficiência do seu ar condicionado e ,por consequência, consumir menos energia, é entender qual a potência ideal do aparelho (em BTUs) para o ambiente que ele será instalado. 

  • Um ar condicionado com pouca capacidade para refrigerar um ambiente acaba gerando gastos a mais na conta de luz, já que o aparelho “trabalha” mais para dar conta. 
  • Ao contrário também é ruim, um ar potente demais para ambientes que não precisam de tanta performance, acabam gastando energia desnecessária.

Para isso, nós criamos a calculadora de BTUs, que ajuda você a escolher a configuração certa de BTUs. Para que o cálculo seja preciso, você informa a calculadora as dimensões do cômodo, quantas pessoas costumam usá-lo, os eletrônicos no espaço, janelas e exposição ao sol (pela manhã, tarde ou dia todo). 

 

Ar condicionado mais econômico: o TOP 3 da Dufrio

De acordo com as opções que garantem um ar condicionado econômico, separamos os três modelos mais vendidos, considerando o custo-benefício. Olha só!

 

Ar condicionado Split Hi Wall LG DUAL Inverter 9000 BTU

Ar condicionado LG Split Dual Inverter 9000 BTUs

Com nota 4.7 de 5 e com recomendação de compra por 96% dos clientes, o Split Hi Wall LG Dual Inverter de 9000 BTUs é a escolha perfeita para quem busca por qualidade e economia. Possui selo Procel Classe A e ainda a função Sleep. O modelo funciona para refrigeração e exige voltagem de 220V para o funcionamento. 

 

Ar condicionado Split Hi Wall Daikin Advance Inverter 9000 BTUs

Daikin Advance Inverter 9000 BTUs

Com nota 5/5 e 100% de recomendação de compra pelos clientes, o Split Hi Wall Daikin Advance Inverter 9000 BTUs conta com as opções quente e frio, selo Procel Classe A e ainda a função Sleep, sendo um dos modelos mais econômicos aqui na Dufrio. 

 

Ar condicionado Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter 9000 BTUs

Springer Midea Split Wi-Fi Inverter 9000 BTUs

Com 4.7 de 5 em aprovação e 100% de recomendação de compra pelos clientes, o Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter 9000 BTUs é outra ótima opção ao se tratar de economia. 

Além da tecnologia que economiza até 30% de energia comparado aos ares condicionados convencionais, o aparelho de ar condicionado possui a função sleep e o selo Procel Classe A.

 

Economize com a Dufrio! 

Já sabe qual ar condicionado mais econômico escolher? Na hora da compra, não esqueça de:

  • Escolher um ar condicionado com Selo Procel A;
  • Priorizar as tecnologia inverter ou dual inverter;
  • Ver as funções econômicas do ar;
  • Usar a calculadora de BTUs para comprar o ar condicionado com a capacidade certa.

 

A Dufrio conta com 22 anos de mercado, oferecendo soluções completas em climatização de ambientes. Se a sua vontade é comprar aparelhos de ar condicionado com ótimo custo benefício, então você veio ao lugar certo! 

Aproveite nossas promoções de ar condicionado e encontre o modelo ideal para sua casa.

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

1K

0

Comercial

Entenda por que a atuação de um profissional na instalação e manutenção do ar-condicionado é importante!

5K

0

Refrigeração

Refrigerador Side by Side: o que é e vale a pena ter um?

2K

0

Residencial

Ar-condicionado para o seu bebê

0 Comentário

Deixe o seu comentário!