Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como manter o apartamento fresco e arejado no verão

por Dufrio Refrigeração • 24/09/2019
Compartilhar:
Apartamento arejado

Com a chegada do verão, são muitas as preocupações com o conforto, principalmente com a temperatura dentro de casa. Ventiladores e ar condicionado ajudam – e muito! -, mas nem sempre dão conta de deixar o ambiente fresquinho e arejado.

Para isso, existem algumas dicas que ajudam a contornar a situação e manter a casa agradável até mesmo nos dias mais quentes do ano. Confira abaixo como se livrar do calor com algumas mudanças simples.

Deixe o ar circular

Manter a casa inteira fechada a transforma em um verdadeiro “forno”. Para evitar que o lugar todo fique abafado, é essencial manter as janelas e deixar que que o ar circule, ainda mais se você dispor de uma circulação cruzada – ou seja, janelas em lados opostos do ambiente.

Além disso, é importante ressaltar que os vidros, mesmo fechados, permitem a entrada de calor dentro de casa, mas não sua saída. Por isso, manter a casa aberta é essencial para a renovação e circulação do ar.

Outra dica é manter as janelas abertas à noite para que todo o calor acumulado dissipe. Para evitar mosquitos e outros insetos neste caso, a dica é instalar telas anti mosquitos nas janelas.

Troque as lâmpadas de casa

O ideal é evitar lâmpadas que “esquentam” o ambiente, como as incandescentes. Por isso, troque opte por lâmpadas fluorescentes ou LED, que além de consumirem menos energia, evitam que a sensação térmica do ambiente faça-o parecer mais quente.

Livre-se de tapetes e tudo que for de material “fofinho”

Tapetes grossos, mantas felpudas e almofadas de veludo são alguns dos elementos decorativos que não devem fazer parte da sua sala ou quarto no verão. E isso tudo porque esses materiais “fofinhos” absorvem muito calor.

Deixe o piso de casa livre de tapetes ou opte pelos modelos mais fininhos. Se o seu sofá for de um tecido “quente”, como veludo ou couro, forre-o com um tecido leve. O mesmo vale para todo o resto da sala ou quarto: dê lugar a tecidos leves e de fibras naturais.

Mude a decoração do lugar

Pode até parecer um pouco louco, mas a decoração também influencia bastante na sensação térmica de um ambiente. Quanto menos objetos tiver espalhados pela casa, menos calor vai ficar retido no ambiente. Para que o local fique arejado, deixe o espaço livre para o ar circule e não seja absorvido por poltronas, mesas, puffs e tudo mais.

Invista nas cortinas certas

O ideal é que elas sejam em tons claros, tecido leve e que tenham proteção térmica, o que evita que os raios UV entrem no ambiente. Assim, você pode manter as cortinas fechadas e as janelas abertas, evitando a entrada de raios solares, mas sem impedir a ventilação do ambiente.

Evite ter muitos eletrônicos ligados em um só ambiente

Aparelhos eletrônicos como a televisão, por exemplo, liberam muito calor no ambiente. A regra é simples: quanto mais eletrônicos em uso, mais quente o ambiente irá ficar. Por isso, simplifique e desligue tudo que você não estiver utilizando. Por exemplo, quando estiver usando o computador, ao invés de carregar o celular na tomada, conecte-o no computador.

Outro truque básico para manter o ambiente mais fresco é tirar tudo da tomada. Quanto mais eletrônicos você desligar por completo, melhor para a sensação térmica da sua casa.

Traga a natureza para dentro de casa

Vasos de plantas são ótimos para manter o ambiente agradável nos dias quentes. Os benefícios são muitos: a qualidade do ar melhora, a umidade do ambiente aumenta e a decoração ainda fica muito mais alegre.

Invista em folhagens e plantas que não precisem de muitos cuidados ou luz solar direta. Além disso, o ideal é colocá-las perto de janelas para que recebam luminosidade em alguma parte do dia.

Climatizadores nos lugares certos

Mande o calor para longe com uma dica super simples: colocando o ventilador de frente para a janela. E isso porque à noite a temperatura externa cai, então, ao “empurrar” o ar quente para fora do ambiente, o ar frio entra e o espaço fica muito mais fresco e arejado.

Já os ar-condicionados, que tem como objetivo resfriar o local, devem ser instalados sempre na parte superior do ambiente, pois como o ar frio é mais denso, ele “desce”, formando as correntes de convecção e deixando o ambiente em uma temperatura mais agradável.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento