Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar condicionado ajuda a combater o coronavírus? Mito ou verdade?

por Dufrio • 02/04/2020
Compartilhar:
Mulher de máscara realizando limpeza do filtro do ar condicionado

Em tempos de pandemia, tem muita gente se perguntando se o ar condicionado ajuda ou não a combater o coronavírus. A resposta é: depende. Ele pode ajudar de certa forma, mas depende dos hábitos de limpeza e manutenção do equipamento.

O fato é que, se não for feita manutenção periódica, o sistema do ar condicionado pode acabar acumulando partículas nocivas à saúde, como fungos, bactérias e micro-organismos.

Por outro lado, é sabido que o ar condicionado proporciona diversos benefícios. Dentre eles, a climatização adequada em hospitais, clínicas e farmácias (serviços essenciais durante a pandemia) e a temperatura ideal no ambiente de trabalho, aumentando o bem-estar e a produtividade dos funcionários — fatores importantes sobretudo agora, quando muitas pessoas estão se adaptando ao Home Office.

Ou seja, manter o ambiente refrigerado ainda é (e continuará sendo) uma necessidade para muita gente. Porém, agora mais do que nunca, é importante redobrar os cuidados com o aparelho e ficar atento à manutenção para evitar a transmissão de doenças!

Cuidados com o ar condicionado

O aparelho de ar condicionado deve ser higienizado periodicamente — isso inclui a parte externa e também a parte interna, que acumula partículas de sujeira e pode contaminar o ar que as pessoas dentro do local respiram.

Normalmente, essa manutenção deve ser feita a cada 15 ou 30 dias. No entanto, convém aumentar a frequência de limpeza neste momento. O objetivo é garantir sempre ótimos padrões de qualidade do ar no interior dos cômodos refrigerados.

Além disso, para garantir a eficiência da filtragem e impedir que agentes infecciosos sejam transmitidos através do ar condicionado, é importante ficar atento ao tempo de uso do filtro. Ele deve ser trocado a cada três ou seis meses.

Por que é importante limpar o filtro do ar condicionado? Entenda tudo sobre o assunto!

Como limpar o ar condicionado

Fazer a limpeza do ar condicionado não tem muito mistério. Basta abrir o aparelho e higienizar seus componentes. Veja os principais passos:

  • desconectar o aparelho da tomada;
  • tirar o filtro e a tampa da frente;
  • limpar a bobina com produtos específicos;
  • retirar a poeira das lâminas da ventoinha;
  • lavar o filtro com água;
  • devolver o filtro e a tampa ao aparelho.

Ao fim da limpeza, a recomendação é esperar pelo menos 10 minutos antes de ligar o aparelho de novo.

Veja mais dicas para limpar o filtro do ar condicionado!

Monitoramento do índice de CO2

Um dos fatores mais importantes para evitar a transmissão de Covid-19 (e diversos outros microorganismos que causam infecções respiratórias) é manter o ar sempre renovado.

Por isso, é imprescindível fazer o monitoramento do índice de CO2 dentro dos ambientes climatizados e manter os laudos de qualidade do ar sempre atualizados para garantir que tenha sempre ar fresco entrando no ambiente.

Orientações do PMOC

Aprovado em forma de lei em 2018, o Plano de Operação, Manutenção e Controle (PMOC) do ar condicionado tem como objetivo garantir a segurança das pessoas dentro de ambientes climatizados.

Segundo as normativas do PMOC, as atividades de manutenção de ar condicionado devem garantir que o ar do ambiente esteja na sua melhor condição de pureza, e que o fluxo seja filtrado adequadamente para reter partículas e microgotículas que contenham, eventualmente, agentes infecciosos.

Conclusão

Quando nos preocupamos em manter os sistemas de climatização higienizados e limpos, ajudamos a prevenir e evitar diversas doenças, contribuindo com toda a sociedade!

Vamos todos juntos colaborar nessa? 🙂

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Cicera disse:

    Boa tarde,

    Eu tenho uma duvida, com relação ao uso do ar condicionado, devemos usar o ar condicionado ou o ventilador em meio essa pandemia do coronavirus?
    aguardo uma resposta
    Obrigado!

    • Olá Cicera, tudo bem?

      Recomendamos sempre as informações do ministério da saúde, que até o momento não identificou nem uma peculiaridade sobre nenhum dos aparelhos. Por isso, o uso de nenhum dos dois está proibido. O COVID-19 ainda é muito recente e estudos novos são feitos a cada dia, fique sempre ligada em suas atualizações. O que podemos te garantir é que o ar condicionado é um grande aliado para saúde, devido seus filtros que ajudam a deixar o ar mais limpo. Neste momento é muito importante que mantenhamos nossas residências muito mais limpas que o habitual e o ar-condicionado ajuda nisso.

      Ficamos à disposição

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento