Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

O que é frost free e como essa tecnologia pode trazer benefícios?

por Dufrio Refrigeração • 21/08/2017 • 21/08/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Contar com a praticidade de um refrigerador se tornou algo bastante comum atualmente. A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é notável, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é grande, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

Isso tudo faz com que seja praticamente impensável dispensá-lo. Desde que começaram a fazer parte de nossas vidas e a se popularizar trouxeram inúmeras vantagens, simplicidade e possibilidades.

No entanto, limpá-lo ou como conservar/manter o equipamento em ótimas condições de funcionamento é um assunto que ainda intriga muita gente.

O bom é que existem soluções e alternativas.

E é preciso conhecer o produto que você adquire também, para poder tirar melhor proveito dele.

Conforme os equipamentos de refrigeração foram se modernizando novas opções entraram no mercado e cada uma delas traz seu conjunto de relação custo x benefícios específicos aos clientes.

Uma das inovações mais revolucionárias nesse sentido, no entanto, foi justamente a tecnologia a chamada frost free, um modo de operar que não acumula gelo e permite maior facilidade e comodidade aos usuários.

Confira a seguir exatamente o que ela representa e de que modo simplifica bastante a vida de quem utiliza um equipamento dotado dessa capacidade:

Afinal, o que é frost free? Como funciona?

Frost free significa, ao pé da letra, “livre de gelo” e é exatamente isso a que essa tecnologia se propõe.

Antigamente a maioria dos congeladores como eram apenas conhecidos os equipamentos no começo (lembrando que existem diferenças entre eles e os chamados freezers) costumavam criar uma camada de gelo que se engrossava quanto mais tempo demorasse a ser desfeita o que precisava se dar manualmente.

Para realizar o procedimento normalmente era desligado ou interrompido o equipamento com certa frequência, sendo preciso retirar alguns compartimentos para deixá-los sob água a fim de que o gelo fosse se desfazendo ou quebrando.

Ou seja, toda a limpeza do acúmulo de gelo era manual e um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário observar sempre a situação do refrigerador para que ela fosse feita de tempos em tempos.

Caso contrário, as camadas de gelo nas ladeiras iam se tornando cada vez mais espessas e comprometendo o funcionamento e utilização do equipamento.

Com a tecnologia frost free nada disso é preciso.

Por meio de um sistema temporizador que “sabe” quando é preciso agir uma resistência elétrica é acionada regularmente para que o gelo nunca chegue a se formar de fato como nos equipamentos não dotados desse mecanismo.

Ou seja, embora não dispense a limpeza habitual, por questões de higiene, elimina a necessidade de acompanhamento mais assídua da formação de gelo em excesso.

Os produtos que possuem essa tecnologia podem ir desde a geladeiras com freezers ou equipamentos à parte, os quais normalmente contêm tal especificação em suas informações técnicas (“degelo frost free”).

Vale aqui entender também a diferença entre frost free e defrost. Enquanto a frost free é como o que foi até aqui explicado, a defrost tem um consumo de energia relativamente menor, mas, embora acumule pouco gelo, precisa passar pelo degelo manual ao menos duas vezes a cada 12 meses.

Quais as vantagens? Por que optar por um equipamento com essa tecnologia?

Para os usuários a grande vantagem que é percebida mais diretamente ao apostar em um refrigerador ou freezer que venha com essa tecnologia está principalmente na praticidade.

Isso é muito útil em especial para quem tem uma rotina agitada, pouco tempo para fazer o degelo e desejo de simplificar ao máximo as tarefas e não ter de se preocupar com algo que precisa ser sempre observado de perto.

Evita-se problemas com esquecimento, além de maior trabalho e até certo transtorno na hora de degelar, com o próprio processo de transformação do gelo em água e sua movimentação pela cozinha e pia, por exemplo.

Além disso vale lembrar que existem outros benefícios agregados a um equipamento com a tecnologia frost free.

Quando o gelo que se acumularia é “combatido” pelo sistema de aquecimento ele se reverte em água que é transformada em vapor, o qual irá circular pelo refrigerador e auxiliar inclusive em seu desempenho e a dispersar com mais facilidade odores que naturalmente podem surgir nesse espaço.

E então, você já entendia direito a tecnologia frost free e suas vantagens? Que tal dar uma olhada nas opções de equipamento dessa linha de degelo da Dufrio, presente desde expositores até freezers verticais?

Aproveite e navegue por nossos produtos para fazer sua melhor escolha ou compartilhe suas dúvidas aqui para que possamos te ajudar!

Recomendados para você

7K

10

Residencial

Ar-condicionado 110V: realmente existe?

70

0

Ar Condicionado

3 cuidados no inverno que você deve ter

2K

10

Dicas

Cuidados na manipulação de cilindros refrigerantes

0 Comentário

Deixe o seu comentário!