Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como saber se é o momento de investir em uma Câmara Frias customizada

por Dufrio Refrigeração • 27/10/2017
Compartilhar:

Atualmente devido às elevadas temperaturas ambientes, bem como legislações de conservação de alimentos e controle de desperdícios, faz-se necessária a utilização de sistemas de refrigeração, como câmaras frias (ou câmaras frigoríficas), para conservação de alimentos em diversas outras áreas (como no setor de medicamentos e/ou vacinas).

E para determinar o tamanho da câmara, por exemplo, verifica-se a demanda existente, por meio de devido cálculo, estipulando-se a necessidade de carga térmica em kcal/h para que com base nisso sejam selecionados os equipamentos mais adequados ao projeto.

Sabemos que estão disponíveis hoje no mercado diversas opções de câmaras que variam bastante não só no tamanho e tipo de projeto, como também no custo (que varia conforme os itens de segurança utilizados, bem como giro diário de produto, fluído refrigerante adequado a normas ambientais e outros detalhes importantes.).

Mas para te ajudar a compreender o que mais pesa nessa decisão elencamos a seguir os fatores mais importantes que você deve pensar ou fazer para escolher a câmara mais apropriada para sua atividade:

Identifique suas necessidades

O primeiro passo é entender o que sua atividade necessita. Saber a produção diária ou o recebimento diário de produto, é imprescindível para determinar a carga térmica com precisão, evitando gastos desnecessários em peças ou na pior hipótese um sub dimensionamento do sistema.

Busca por empresa especializada

Encontrar um fornecedor de confiança também é muito importante.

Ao contar com uma empresa especializada para prestar esse serviço você, provavelmente terá suporte na etapa de detalhamento das necessidades, obtendo ajuda de profissionais experientes em projetos especiais e engenharia de aplicação, o que facilita a tomada de decisões com base em obras realizadas,

Além disso, as vantagens de contar com um fornecedor de ponta e com experiência vão além: com profissionais experientes você terá certeza de cálculos e dimensionamentos térmicos embasados em total credibilidade, podendo assegurar o seu investimento, e contar o transporte e à montagem, o que possibilita garantia de qualidade sem ter que se preocupar com nenhuma etapa da implantação.

Projetos modulares

Câmaras modulares, são projetos com dimensões padrões, ou seja, projetos concebidos baseados em algumas situações predefinidas, que podem de maneira rápida se adequar a necessidade do cliente

Optar por câmaras modulares pode ser uma boa. Isso porque com elas é possível reduzir em até 50% o tempo no processo de instalação e você não precisa abrir mão totalmente da característica customizável, já que, embora siga medidas predefinidas, esse modelo permite certa flexibilidade, ajustando-se a necessidade do cliente.

Avaliação do fator custo

O custo x benefício também pesa muito na hora dessa escolha. Nem sempre é viável para determinada situação investir em câmaras totalmente planejada.

Em relação à câmara customizada a opção por módulos oferece, além da implantação mais rápida e simples, possibilidade de maior previsibilidade e/ou controle e opção sobre alguns custos, já que as partes principais da estrutura apresentam medidas “padrões” que se adaptam a qualquer configuração, permitindo inclusive fácil expansão posterior — o que pode torná-las a melhor escolha em alguns casos.

Logo não existe modelo melhor ou pior. Tudo vai da necessidade de cada negócio, do orçamento, da avaliação de profissionais e prioridades e principalmente do aspecto funcional e gerenciável para cada cliente.

Quando escolher a câmara customizada

Por fim, em projetos de grande porte — como no caso de algumas indústrias em específico, centros de distribuição, frigoríficos, mercados maiores, pavilhões ou indústrias alimentícias — é necessário realizar um projeto especial totalmente sob medida.

Com base nisso também os projetos customizados podem ser fundamentados na melhor relação potência x eficiência energética de forma a oferecer uma solução customizada para atender sua necessidade.

Desse modo os engenheiros responsáveis poderão desenvolver projetos com layout especial baseado no espaço disponível,  já que as câmaras customizadas são feitas com projeto próprio com dimensões específicas,

Se essa realmente for à sua necessidade, recorrer a câmaras planejadas pode ser uma opção, para minimizar o tempo de projeto e instalação.

E então, ficou mais claro agora o que você deve basicamente analisar na hora de decidir em qual opção de câmara fria apostar?

Precisa de ajuda para encontrar as melhores soluções? Conte com a Dufrio; temos o que você precisa!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
4 Comentários
  1. Sérgio disse:

    Bom dia, gostaria de fazer um orçamento, moro em Pelotas, vcs atende aqui?

  2. Jaqueline disse:

    Boa tarde,vocês atendem na região de Florianópolis,Santa Catarina,para fabricação de câmaras frias para açougue?
    Oferecendo-se manutenção e suporte.
    Fico no aguardo
    Obrigada

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento