Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Câmaras frias: o que são e como funcionam

por Dufrio Refrigeração • 22/09/2017
Compartilhar:
Capa do artigo Câmaras Frias

 

Câmaras frias: o que são e como funcionam

 

Quando se fala da conservação de alimentos através da redução de temperaturas, é comum que surjam dúvidas sobre as melhores maneiras de armazenar produtos e, também, sobre quais são os modelos de equipamentos mais indicados para cada tipo de sistema de refrigeração. 

 

Tratando-se de refrigeração comercial e industrial, pode-se recorrer a diferentes opções e tecnologias para realizar tal conservação, dependendo, especialmente, das necessidades que cada estabelecimento apresenta, do porte das operações e das especificidades de sua atividade. A principal solução são as câmaras frias! 

 

A seguir, vamos trazer as principais informações que você precisa sobre câmaras frias e frigoríficas, explicando o que elas são e como funcionam. Descubra os principais tipos de câmara fria, quais são seus diferentes usos, e muito mais. Vamos juntos? 

 

O que são câmaras frigoríficas? Como elas são projetadas? 

As câmaras frias são equipamentos que possuem grande espaço físico para conservação de produtos. Quando comparadas a refrigeradores e freezers convencionais, por exemplo, elas conseguem armazenar quantidades bem maiores de produtos. Além disso, também contam com controle de temperatura digital com grande precisão — isso é indispensável na indústria e não costuma ocorrer em sistemas domésticos, que utilizam controladores analógicos e menos precisos. 

 

Câmaras frias e frigoríficas oferecem ambientes amplos e customizados para acondicionar produtos que necessitem de refrigeração, permitindo, inclusive, a movimentação de pessoas e equipamentos em seu interior, o que é um diferencial em relação a sistemas domésticos. Algo bastante interessante nas câmaras frigoríficas é o fato delas poderem ser disponibilizadas de forma totalmente adaptada às necessidades de cada cliente e utilização. 

 

Ou seja: as câmaras são projetadas baseando-se nas especificidades de cada cliente, tais como: tipo de produto, temperatura de entrada e saída, tempo de conservação, movimentação diária, preferência por material do isolamento, etc. Legal, né?

 

Por conta disso, sempre deve-se realizar um estudo e projeto específico para cada câmara frigorífica, tendo em vista o detalhamento das necessidades do cliente. Assim, faz-se o cálculo e dimensionamento térmico apropriado para também oferecer os melhores níveis de potência e eficiência energéticas. 

 

Existem, ainda, câmaras modulares, que seguem medidas padrões e pré-definidas, tornando-as versáteis e moldáveis. Em alguns casos, isso reduz até mesmo o tempo de instalação e de montagem, fazendo com que sejam uma opção prática e com bom custo x benefício. 

 

Na hora de escolher, portanto, o ideal é recorrer a uma empresa confiável e especialista no assunto (como a Dufrio!) que possa proporcionar mais suporte e uma boa engenharia de aplicação para ajudar na definição da estrutura mais adequada. 

 

 

Leia no Blog Dufrio sobre como saber se é o momento de investir em uma câmara frigorífica customizada 

 

 

Qual a diferença entre câmara fria e câmara frigorífica?

Câmara fria e câmara frigorífica se referem essencialmente ao mesmo produto, embora existam algumas diferenças na temperatura de operação e, portanto, na funcionalidade específica de cada uma. Confira: 

 

  • Câmara fria: está mais relacionada com a função de resfriamento, visto que não costuma alcançar temperaturas negativas e funciona entre 0ºC a 18ºC. As câmaras frias são geralmente utilizadas para armazenar e conservar bebidas, embutidos, laticínios, verduras, frios e outros produtos.
  • Câmara frigorífica: está ligada à função de congelamento e opera entre -1ºC e -25ºC. É o modelo mais utilizado em açougues, frigoríficos e supermercados que precisam conservar produtos perecíveis — como carnes, sorvetes, gelo e frutos do mar — para estender sua vida útil. 

 

É importante destacar que as variações de temperatura dentro de cada função estão relacionadas não apenas ao tipo de produto, como também ao tempo pelo qual ele deve permanecer armazenado. 

 

Outro ponto importante a se observar é que as câmaras, sejam de resfriados ou de congelados, são projetadas para manter produtos que já estejam nessas condições. Ou seja: o produto entra resfriado e se mantém resfriado, ou o produto entra congelado e se mantém congelado. Caso você necessite que o produto mude de fase, deve-se adquirir um túnel de congelamento. 

 

O túnel de congelamento, na realidade, nada mais é do que uma câmara de características especiais, com equipamentos de grande porte capazes de realizar um congelamento rápido. A energia envolvida nesse processo é dezenas de vezes maior, o que diferencia o túnel de uma câmara convencional. 

 

Confira os diferentes usos das câmaras frias

O uso de câmaras frias nos processos de fabricação, conservação, transporte, comercialização e preparação de alimentos já é bastante evidente, não é mesmo? Em geral, costuma-se pensar que as câmaras frigoríficas são utilizadas apenas pelo setor alimentício, o que não é verdade! 

 

As câmaras frias são úteis em diversos setores da indústria, como, por exemplo: na indústria farmacêutica, onde são usadas para a conservação de vacinas e bancos de sangue, e nas indústrias automobilística e química, sendo importantes para a conservação de produtos inflamáveis. Até mesmo em necrotérios as câmaras frias são essenciais! 

 

Para além dos hospitais, laboratórios, clínicas e demais locais que atuam na indústria e no ramo farmacêuticos, as câmaras frias também são comumente utilizadas para conservação de material médico-hospitalar. 

 

 

Em supermercados e centros atacadistas de grande porte, as câmaras frias são necessárias para conservar os produtos, tornando-se indispensáveis tanto no estoque quanto diretamente em walk-in coolers e sistemas de autosserviço. 

 

Logo, a principal função da câmara frigorífica é conservar de modo adequado os produtos que necessitam de baixas temperaturas, para que, desde que dentro do prazo de validade, esses produtos possam ser repostos no momento certo nas áreas de vendas. Isso geralmente é feito com o suporte de equipamentos expositores refrigerados nos corredores por onde circulam os clientes. 

 

Matadouros e açougues, como já vimos, utilizam as câmaras frigoríficas para armazenamento adequado da carne em quantidades bem maiores, já que sua capacidade de refrigerar também é mais potente. 

 

Solicite seu orçamento para câmara fria na Dufrio! 

 

No site da Dufrio, você encontra uma página sobre câmaras frigoríficas em que é possível se informar ainda mais sobre o assunto e, também, solicitar um orçamento de forma rápida e prática.

 

Contamos com equipes especializadas em projetos e engenharia de aplicação que podem te ajudar ao longo de todo o processo de cálculo e dimensionamento térmicos, sempre baseando-se em conhecimento, credibilidade e mais de 21 anos de experiência no segmento

 

Confira as soluções que oferecemos: 

  • Câmaras frigoríficas modulares: te permitem economizar mais tempo no processo de instalação, já que contam com medidas que se ajustam a qualquer ambiente.
  • Câmaras frigoríficas sob medida: as câmaras frias customizadas da Dufrio são desenvolvidas especialmente para o seu espaço, sendo a solução mais otimizada e que melhor atende às suas necessidades. 
  • Projetos de grande porte: caso você esteja procurando câmaras frigoríficas industriais para centros de distribuição, supermercados, pavilhões ou outros espaços maiores. 

 

Para conhecer mais detalhes sobre cada tipo, acesse a página em nosso site e entre em contato com nossos especialistas! Caso tenha sobrado alguma dúvida, sinta-se à vontade para interagir nos comentários. Até a próxima! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
38 Comentários
  1. Arnobio Santana disse:

    Preciso saber o valor médio de uma câmera frigorífica digital com capacidade média de 12.000 kg para armazenamento de creme de açaí

  2. Jessica disse:

    Gostaria de um orçamento de câmara frigorífica com as medidas de (LxCxA)2,5×2,0x2,0

  3. Johnathan disse:

    Ola. Preciso de uma camara que o produto entra na temperatura ambiente, e a camara o resfriará e manterá a 0°c.
    Preciso que tenha 12m de comprimento x 2.4 altura x 2.4 largura.
    Obrigado.

  4. Rosangela disse:

    Olá.. preciso de uma câmera fria para flores.. o q vc me indica?

  5. Franklin disse:

    Bom dia!
    Estou precisando de 200m² de camara, com 5 de altura, para armazenamento de feijão. podem me enviar orçamento/projeto?

  6. Anor p Júnior disse:

    Olá.. preciso de uma para armazenar sorvetes
    Altura
    250 cm
    Largura
    348 cm
    Profundidade
    368 cm
    Comprimento
    368 cm
    Peso do Produto

  7. DAVINO SOUZA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA CAMERA FRIA COM PLUG IN E UMA A GAS IDENTICA AOS FREEZER

    • Olá, como vai ? nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

  8. emerson.santos disse:

    Boa tarde!

    Solicito cotação e demais informações técnicas e comerciais, conforme segue:

    01 cj Camara Frigorífica com as seguintes dimensões: 2,6×4,0x4,0m com capacidade para atingir -40ºC ± 2,0ºC e demais equipamentos de refrigeração para atingir esta temperatura.

    Maiores informações, estou a sua disposição.

    Obrigado!

  9. Francisco soares disse:

    Boa noite estou pesquisando uma câmera para eu armazenar cerveja e água e refrigerantes para distribuiçao qual vc me indicaria

    • Olá Francisco, como vai? Aqui é a Lilian, nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

  10. Eduardo disse:

    Bom dia..estou precisando de im orçamento?uma camera pra receber o iorgute e outra camera movel pra colocar em uma pickp estrada pra fazer as entregas nos comercios,88-998017558

    • Olá, como vai? nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

  11. Adriana Aparecida disse:

    Boa tarde!!! Gostaria de um orçamento de uma camara com as medidas 2,00 larg x 2,00 comp x 2,40 altura.

    Desde já agradeço,
    Adriana Assis.

    • Olá Adriana, como vai? nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 😉

  12. André Rodolfo disse:

    Bom dia.
    Gostaria de realizar cotação de câmara frigorífica para o acondicionamento de sacos de gelo e caixa de peixe para peixaria de “pequeno” porte.

    No aguardo.

  13. Anderson disse:

    gostaria de um orçamento 4x7x3 da altura

  14. Ademar disse:

    Bom dia,

    As câmaras frigorificas composta por chapa e EPS não necessitam de impermeabilização como barreira de vapor? Quando montadas sobre piso de concreto, este piso deve ser impermeabilizado para evitar condensação?

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Ademar

      Segue retorno.
      Os sistemas de isolamento de pisos, independente do material utilizado EPS, PUR, ou PIR, necessitam de uma sequência de camadas para garantir um isolamento de qualidade. Primeiramente é indicado colocação de hidro asfalto e manta asfáltica, após material isolante e na camada superior nova manta asfáltica.
      Quando se trata de isopainel utilizado no piso, se respeitado as espessuras do material, não é necessário a impermeabilização inferior.

      Att Equipe Dufrio!

  15. BRUNO disse:

    Olá,
    Necessito fazer a compra/instalação de uma câmara frigorífica para acondicionamento de carne bovina (em sua maioria). No entanto, preciso saber como preparar a área de instalação, com relação à instalação elétrica necessária para atender a demanda câmara e preparação de base e paredes de vedação (impermeabilização e isolamento) da área (3,50×6,00 m) destinada à implantação. Além disso, tenho interesse também em fazer uma cotação para adquirir o equipamento. Gostaria dessas orientações, caso possível.

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento