Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ventilação cruzada: o que é e quais seus benefícios?

por Dufrio Refrigeração • 12/01/2021
Compartilhar:
Ventilação cruzada

Um ar-condicionado deixará sua casa fresca com o toque de um botão, mas “não é importante que precisamos desfrutar da forma natural de ventilação em nossa casa”? Bom, a maioria dos proprietários de edifícios e casas tentam incorporar um projeto que permite bastante luz natural, mas muitas vezes negligenciam outra consideração importante, que é a ventilação cruzada.

Apenas alguns construtores entendem completamente o valor desse tipo de método e a incorporam de forma eficaz em todas as suas estruturas. Quando o princípio dessa técnica é seguido corretamente, você pode experimentar a ventilação máxima ao entrar na casa.

Por isso, preparamos um artigo que esclarece diversas dúvidas e poderá te orientar para modernizar o seu espaço. Confira!

O que é ventilação cruzada?

A ventilação cruzada é o método natural de resfriamento e aqui, o vento força o ar frio externo a entrar no edifício por meio de uma entrada como uma empena, uma veneziana de parede ou uma janela aberta. Nesse ínterim, as saídas de dentro da casa, como ventilação do telhado, janelas mais altas, etc., afastarão o ar quente interno do exterior.

Consequentemente, aumenta naturalmente a circulação de ar do edifício, permitindo-nos desfrutar de um resfriamento otimizado e de uma melhor qualidade do ar dentro de casa.

Quais os benefícios da ventilação cruzada?

Hoje em dia, com o desaparecimento do conceito de ventilação cruzada, as pessoas são obrigadas a viver em uma casa com muita umidade. Aqui estão os benefícios que você desfrutará quando este princípio de ventilação cruzada for efetivamente utilizado durante a construção de uma casa.

  • A ventilação cruzada diminui o uso de condicionadores de ar e, portanto, leva à redução do consumo de eletricidade;
  • A temperatura ambiente é reduzida de forma consistente e é ainda mais benéfica durante o verão;
  • Ao contrário do ar condicionado ou refrigerador, não vai exigir nenhuma rotina de manutenção e carga;
  • Você pode desfrutar do ar fresco entrando em sua casa o tempo todo e manter o ambiente ventilado;
  • Alguns estudos mostraram que as pessoas que vivem em casas com ventilação natural têm menos probabilidade de ter problemas de saúde do que as pessoas que passam a maior parte do tempo sob o ar-condicionado;
  • Você pode desfrutar da brisa fresca sem nenhum ar viciado circulando dentro de casa;
  • Não libera nenhum gás nocivo e, portanto, é amigo do ambiente.

Como fazer ventilação cruzada naturalmente?

A maneira mais fácil de fazer a ventilação cruzada naturalmente é abrir as janelas. É realmente muito simples. Idealmente, você deve abrir algumas janelas que estão em frente uma da outra. Não se preocupe se essa configuração não for possível em sua casa. Apenas certifique-se de que as janelas/portas abertas não estejam localizadas no mesmo lado da casa.

O melhor método é fazer com que uma brisa entre em uma janela e saia diretamente de outra colocada em frente à primeira. O ar encontrará um caminho para as áreas abertas, mesmo se as janelas estiverem situadas a 90 graus da janela de entrada.

Observação: a quantidade de ar movida é diretamente proporcional ao tamanho das aberturas de entrada e saída.

Por que a ventilação cruzada é importante?

Podemos não querer admitir que o ar em nossa casa é geralmente mais poluído do que o ar exterior. A ventilação cruzada empurra o ar quente para fora e, com ele, poeira e poluentes.

Você pode economizar dinheiro em impostos com esse método nas primeiras horas da manhã e à noite. O ar normalmente é mais frio durante esses horários, portanto, as unidades de ar condicionado não precisam funcionar com tanta frequência. Se você não tiver certeza do que fazer, tente configurar o termostato para esfriar.

Por fim, agora você já sabe como funciona a ventilação cruzada e já pode usufruir do método. Basta seguir as orientações mencionadas e começar a desfrutar de todos os benefícios já comentados.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento