Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

“Minha geladeira não está gelando direito”. O que pode estar acontecendo?

por Dufrio Refrigeração • 23/05/2018
Compartilhar:

Se você se pergunta: “porque minha geladeira não está gelando direito”, saiba que pode ser muito comum nas residências e mesmo em ambientes de trabalho em que se faça necessária a presença de um recurso para conservar alimentos ou bebidas (na copa, por exemplo), o refrigerador tem um papel essencial na rotina de seus usuários e na vida moderna.
É praticamente impensável, por exemplo, que ele esteja fora da composição básica de qualquer ambiente em que seja comum cozinhar ou fazer refeições.
Quando apresenta um mau funcionamento pode não só comprometer o prazo de validade ou a qualidade dos alimentos como até ocasionar perdas maiores e desperdícios, além de transtornos com degelo inapropriado ou alimentos que comecem a descongelar ou a verter água.
Por isso manter atenção sobre suas condições é muito importante.
Fato é que às vezes, quando se tem impressão de que o aparelho não está funcionando como deveria, pode ser que realmente esteja acontecendo algum tipo de problema ou falha de ordem técnica. Ou, em outros casos,é ainda provável que ele esteja precisando apenas de algum ajuste mais simples, que não requeira intervenção de um profissional mais específico ou da assistência técnica propriamente dita.
Se você estiver passando por isso, para entender, portanto, que espécie de problema pode estar se sucedendo com o seu e como resolver ou evitar, fique de olho nas dicas a seguir:

Limpeza

Comece pelo mais básico: cheque se sua geladeira/refrigerador está bem limpo (a), sem sujeira que possa ter se acumulado próximo a componentes essenciais para seu funcionamento.
Pode parecer difícil ou improvável, mas sim: por dentro a limpeza pode influenciar, e muito, ainda mais se o aparelho não for do tipo frost-free (degelo automático).
Embora esse tipo de tecnologia esteja cada vez mais em alta — pelos enormes benefícios que traz — é possível que você ainda esteja utilizando um modelo mais antigo, desprovido desse sistema.
Nesse caso é necessário redobrar a atenção, sempre estando alerta para as dicas de como limpar o equipamento de refrigeração da forma adequada.
Muita gente não sabe, mas externamente esse cuidado também pode ser muito importante, pois, na parte de trás da geladeira, onde podem estar as condensadoras (sabe naquela região em que as pessoas costumam até colocar itens para secar? — evite essa prática!), esse fator por vezes atrapalha a performance esperada.

Sobrecarga e fechamento incorreto

Em seguida, cabe enfatizar que é recomendado sempre verificar se o refrigerador não está sobrecarregado.
Isso faz sentido, inclusive, levando-se em consideração que eventualmente algum produto pode dificultar o correto fechamento das portas.
Muitas vezes você pode batê-las e ter a sensação de que estão devidamente fechadas. Porém, após alguns instantes —  em especial se você não estiver observando — elas podem “ceder” (abrindo um vão) e permanecerem assim por muito tempo, situação em que o refrigerador “recebe” calor de fora e tem dificuldade em manter a temperatura certa para o qual foi programado.
Outra coisa: embora não seja uma causa de dificuldades na refrigeração tão comum, pode ser que em função da quantidade de alimentos seja necessário o ajuste da temperatura para mais ou para menos graus.
E, não menos importante: verificar se com o tempo de uso ou possíveis problemas de fechamento anteriores não houve comprometimento da borracha de vedação que pode ter ficado “frouxa”, precisando ser substituída.

Problemas com peças e manutenção

Por fim, embora um aparelho de qualidade não seja projetado para apresentar problema em curto ou médio prazo, pode ser que ocasionalmente ocorra algum desgaste ou falha em uma peça específica — situação em que a avaliação técnica é primordial para diagnosticar e apontar a ação corretiva.
Se o aparelho estiver com algum barulho essa probabilidade é maior. Uma peça  pode ter se deslocado ou queimado ou algum dano na tubulação pode ter ocorrido (apesar de isso ser menos frequente).
Quando o assunto for também sujeira nem sempre a causa é visível e por isso um técnico pode precisar fazer uma visita: problemas localizados no filtro ou vazamento de gás que comprometa a refrigeração principalmente em áreas mais “baixas” do refrigerador, por exemplo, devem ser confirmados e solucionados por uma equipe especializada, que entenda efetivamente do assunto.
Nesse caso, muito provavelmente você só saberá solicitando tal auxílio e depois que as demais causas possíveis forem descartadas.
É imprescindível, portanto, ter sempre a manutenção do seu aparelho em dia, ainda mais se ele já tiver um bom tempo de uso, e contar com a ajuda de profissionais capacitados para as verificações mais complexas, evitando até mesmo que ações por conta própria e equivocadas causem “acidentes” ou maiores danos ao refrigerador.
E então, esse artigo conseguiu te ajudar a entender as possíveis causas de funcionamento não adequado de seu equipamento refrigerador?
Ou está, ainda, interessado em trocar de aparelho? Se esse for o caso, veja também mais de nossas opções de refrigeradores e descubra qual a ideal para você!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento