Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Temperatura ideal para cerveja: qual a ideal para a cerveja não congelar?

por Dufrio Refrigeração • 04/12/2017
Compartilhar:

Apreciada em larga escala no Brasil (estamos entre os 20 países que mais consomem), a cerveja definitivamente tem boa aceitação e considerável predileção entre os brasileiros, embora seja bastante popular também em outras regiões do globo.

Quando consumida com responsabilidade (em suas versões “com álcool” e “sem álcool”, de acordo com o consumidor e cada caso) ela é frequentemente companheira de festejos, visita a restaurantes, bares e happy-hours.

Dados mostram também que ela está em segundo lugar dentre as bebidas preferidas por aqui.  Segundo pesquisa que já foi realizada pelo site MeSeems, que coleta e compartilha opiniões, isso ficou evidente, sendo que a cerveja é consumida ao menos às vezes por 35% dos que preferem esse tipo de bebida.

E a tradição é bebê-la bem gelada. Afinal, de clima tropical, normalmente nosso país propicia, em épocas quentes, esse tipo de prática.    Aliado a isso está o fator gosto (preferência) e sabor. Gelada a cerveja é, sem dúvida, mais atraente.

No entanto, é preciso prestar atenção à temperatura ideal para a cerveja não congelar. Se isso ocorre pode haver considerável alteração do aspecto e consistência e na gustação do produto.

Para apreciar a bebida no ponto certo, por isso, é imprescindível quer seja em um estabelecimento comercial ou em casa não desatentar quanto ao tempo de permanência no equipamento refrigerador ou ao controle de sua temperatura.

Veja algumas dicas importantes:

 

Mas, afinal, qual a temperatura ideal para a cerveja?

A temperatura ideal para a cerveja não congelar deve observar alguns cuidados. Ela nunca pode baixar de 0ª (temperatura em que se inicia o congelamento).

Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados.

O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).

Isso porque se a bebida congelar poderá até mesmo amargar, condição em que os apreciadores a consideram popularmente “choca”. O problema ocorre quando existe uma falha na “vedação”, como é chamada, já que, ao passar por congelamento, a latinha, por exemplo, pode sofrer alterações em suas propriedades de pressão interna, tendo a estabilidade diminuída.

A que tipo de equipamentos devo recorrer para isso?

A cerveja pode ser levada a um freezer (mas atenção: a aparelhos que tenham capacidade de funcionar no modo refrigerador, para não congelar realmente) ou geladeira convencional, porém dependendo da necessidade que se tem pode valer a pena recorrer a equipamentos específicos para a armazenagem e refrigeração desse produto.

Existem, por exemplo, opções de cervejeiras residenciais e comerciais que atendem muito bem a ambas as demandas.

Nesse caso a regulagem de temperatura é, muitas vezes, feita por um painel digital de controle, com opções que podem chegar a variar em mais de 4 níveis de ajustes.

Dessa forma as vantagens de ter cervejeiras é grande, pois oferecem controle apropriado de temperatura e funções próprias para gelar esse tipo de produto.

Cervejeiras residenciais

No caso de uso residencial pode ser interessante na possibilidade de ser uma casa de veraneio ou um espaço para reuniões, eventos familiares ou com amigos. Por isso cabe pensar na frequência com que ocasiões envolvendo o consumo da bebida podem acontecer e se é interessante investir nisso (principalmente em função da quantidade consumida em cada uma dessas situações).

Alguns modelos comportam, por exemplo, uma média de 75 latinhas, o suficiente para manter uma festa sempre bem abastecida, sem exigir espaço maior para armazenagem de produtos em uma quantia superior, que normalmente não é requerida nessas ocorrências.

Assim não se corre o risco de os convidados chegarem e não haver bebida gelada o suficiente ou de ter que repor e ficar esperando a bebida gelar (existem equipamentos compactos, ideal apenas para satisfazer essas pequenas demandas).

Cervejeira Consul Mais 82L Amarelo 220V

Cervejeiras comerciais

Já para o comércio o benefício pode ser muito evidente ao possibilitar entregar ao cliente a bebida sempre no ponto certo (a certeza disso), não correndo o risco de perder vendas por esse fator ou mesmo vender menos por ter somente mais produto em estoque, em temperatura ambiente e não procurada por alguns clientes.

Para estabelecimentos de comércio opções maiores também oferecem bom desempenho. Com tecnologia de refrigeração com fluxo de ar de trás para frente, alguns equipamentos conseguem gelar as cervejas mais rapidamente (e podem ser compartilhados com energéticos) para suportar a demanda de vendas do produto já em condições ideais para consumo (o que pode ser um diferencial em relação a outros pontos comerciais).

Proporcionando, ainda, degelo automático (sistema frost free) e ajustes de temperatura programados, podem comportar latas ou garrafas de 600ml e litro tranquilamente, sendo super práticos e vantajosos para o negócio.

Cervejeira Slim Inox Fricon Porta de chapa com visor 284L 220V

E então, descobriu qual a temperatura ideal para a cerveja? Interessado em um equipamento próprio para gelar cerveja em seu estabelecimento ou residência? Que tal navegar pelas opções de cervejeiras da Dufrio e verificar o que melhor se adapta às suas necessidades?

Ou aproveite e interaja conosco pelos comentários! Teremos o maior prazer   em tirar suas dúvidas e ajudar!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
24 Comentários
  1. Ana disse:

    O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante). Desculpa minha pergunta mas seria negativo ou positivo, adquiri uma cervejeira de 38l.
    Não sei em qual temperatura ideal deixar para as cervejas ficarem geladas. O ciclo de ciclagem termica não para , fica funcionando direto, hoje ela está em -3.

  2. Marco disse:

    Muita informação,pouca objetividade. Afinal qual a melhor temperatura para gelar uma cerveja em uma cervejeira?

  3. Eduardo disse:

    Minha cervejeira da Bramha tem o controlador ems 75 não mantém nos graus estipulado , tipo , coloco 4,5 e ela chegando nos -4.5 ela desliga e chega no 0 em 15 minutos , chegando no zero ela liga e vai pros -4.5 em 15 minutos aí chega de novo nos -4.5 ela desliga e vai pro 0 … o que tenho que fazer pra manter nos -4.5 ?

  4. Joana darc André dos santos disse:

    Então o meu é freezer e congela mesmo colocando no um água cerveja em lata o que devo fazer obrigado

  5. Ivanilde Paes disse:

    Como regular minha Câmara comercial para cerveja
    Para ficar na temperatura ideal de cerveja?

  6. Ivanilde Paes de Camargo disse:

    Minha geladeira Kofisa tá com à temperatura de fábrica.
    Chega 3.9ao7.9
    Quero regular a temperatura não consigo

  7. Ivanilde Paes de Camargo disse:

    Minha geladeira Kofisa tá com à temperatura de fábrica.
    Chega 3.9ao7.9

  8. Leandro disse:

    Boa tarde!!!
    Tenho um frezzer vertical mais antigo na minha casa e pretendo usá-lo na fabricação de cerveja caseira, este equipamento pode operar com segurança numa faixa de temperatura de -2°C até 25°C, usando para tal um controlador de temperatura instalado no mesmo?????

    • Olá Leandro, como vai? A temperatura ideal para cerveja é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC. Isso porque se a bebida congelar poderá até mesmo amargar, por isso é importante que fique atento a temperatura correta. Ficamos a disposição!

  9. Leandro disse:

    Boa tarde!!!
    Obrigado pela resposta mas acho que não me fiz entender…

    O que pretendo é instalar um controlador de temperatura no frezzer e usá-lo para fazer a fermentação e maturação da cerveja que vou fazer de forma artesanal em casa…

    Como a Fermentação tem que ser feita com temperatura em torno de 20°C e a Maturação em torno de 0°C, a faixa de temperatura que iria trabalhar com o frezzer seria uma faixa de -2°C até 20°C positivo…
    Como o freezer é projetado para congelar e trabalhar normalmente em faixas mais baixas de temperatura, gostaria de saber se consigo trabalhar numa faixa temperatura mais alta sem danificar o aparelho…

  10. Hirã Azevedo Gomes disse:

    Amigo me da uma ajuda, pretendo Gelar 150 cervejas long neck em um freezer horizontal de 309 litros, minha dúvida quanto tempo antes da hora de beber devo ligar o freezer?

    Muito obrigado

  11. Renato Bariani disse:

    Aconselho comprarem um bom termômetro, pois os termostatos não não possuem lógica quando se trata de pequenos deslocamentos, A experiência se adquiri batendo cabeça!

  12. Henrique Santos disse:

    Gostaria de saber como devo organizar melhor minha expositora. Onde devo colocar as cervejas, na parte de baixo ou em cima? Tenho uma expositora com cinco prateleiras. Obrigado desde já.

    • Olá Henrique, tudo bem?

      As expositoras são fabricadas para gelar igualmente em qualquer prateleira interna, por isso, você pode organizar de acordo com sua preferência, que as suas cervejas serão geladas uniformemente.

      Ficamos a disposição =)

  13. Sidnei disse:

    Um controlador de temperatura ageon numa Câmara fria de 6portas qual a temperatura ideal para congelar pão cru ,carne ,frango

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Sidnei

      Segue retorno.
      Independentemente da marca do controlador é exigido pelas entidades de fiscalização uma temperatura mínima de -18°C
      para armazenar produtos de origem animal.

      Att Equipe Dufrio!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento