Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O que é geladeira frost free? O que é frost free e como essa tecnologia pode trazer benefícios?

por Dufrio Refrigeração • 21/08/2017
Compartilhar:

Contar com a praticidade de um refrigerador se tornou algo bastante comum atualmente. A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é notável, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é grande, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

Isso tudo faz com que seja praticamente impensável dispensá-lo. Desde que começaram a fazer parte de nossas vidas e a se popularizar trouxeram inúmeras vantagens, simplicidade e possibilidades.

No entanto, limpá-lo ou como conservar/manter o equipamento em ótimas condições de funcionamento é um assunto que ainda intriga muita gente.

O bom é que existem soluções e alternativas.

E é preciso conhecer o produto que você adquire também, para poder tirar melhor proveito dele.

Conforme os equipamentos de refrigeração foram se modernizando novas opções entraram no mercado e cada uma delas traz seu conjunto de relação custo x benefícios específicos aos clientes.

Uma das inovações mais revolucionárias nesse sentido, no entanto, foi justamente a tecnologia a chamada frost free, um modo de operar que não acumula gelo e permite maior facilidade e comodidade aos usuários.

Confira a seguir exatamente o que ela representa e de que modo simplifica bastante a vida de quem utiliza um equipamento dotado dessa capacidade:

Afinal, o que é frost free? Como funciona?

Frost free significa, ao pé da letra, “livre de gelo” e é exatamente isso a que essa tecnologia se propõe.

Antigamente a maioria dos congeladores — como eram apenas conhecidos os equipamentos no começo (lembrando que existem diferenças entre eles e os chamados freezers) — costumavam criar uma camada de gelo que se engrossava quanto mais tempo demorasse a ser desfeita — o que precisava se dar manualmente.

Para realizar o procedimento normalmente era desligado ou interrompido o equipamento com certa frequência, sendo preciso retirar alguns compartimentos para deixá-los sob água a fim de que o gelo fosse se desfazendo ou quebrando.

Ou seja, toda a limpeza do acúmulo de gelo era manual e um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário observar sempre a situação do refrigerador para que ela fosse feita de tempos em tempos.

Caso contrário, as camadas de gelo nas ladeiras iam se tornando cada vez mais espessas e comprometendo o funcionamento e utilização do equipamento.

Com a tecnologia frost free nada disso é preciso.

Por meio de um sistema temporizador que “sabe” quando é preciso agir uma resistência elétrica é acionada regularmente para que o gelo nunca chegue a se formar de fato como nos equipamentos não dotados desse mecanismo.

Ou seja, embora não dispense a limpeza habitual, por questões de higiene, elimina a necessidade de acompanhamento mais assídua da formação de gelo em excesso.

Os produtos que possuem essa tecnologia podem ir desde a geladeiras com freezers ou equipamentos à parte, os quais normalmente contêm tal especificação em suas informações técnicas (“degelo frost free”).

Vale aqui entender também a diferença entre frost free e defrost. Enquanto a frost free é como o que foi até aqui explicado, a defrost tem um consumo de energia relativamente menor, mas, embora acumule pouco gelo, precisa passar pelo degelo manual ao menos duas vezes a cada 12 meses.

Quais as vantagens? Por que optar por um equipamento com essa tecnologia?

Para os usuários a grande vantagem que é percebida mais diretamente ao apostar em um refrigerador ou freezer que venha com essa tecnologia está principalmente na praticidade.

Isso é muito útil em especial para quem tem uma rotina agitada, pouco tempo para fazer o degelo e desejo de simplificar ao máximo as tarefas e não ter de se preocupar com algo que precisa ser sempre observado de perto.

Evita-se problemas com esquecimento, além de maior trabalho e até certo transtorno na hora de degelar, com o próprio processo de transformação do gelo em água e sua movimentação pela cozinha e pia, por exemplo.

Além disso vale lembrar que existem outros benefícios agregados a um equipamento com a tecnologia frost free.

Quando o gelo que se acumularia é “combatido” pelo sistema de aquecimento ele se reverte em água que é transformada em vapor, o qual irá circular pelo refrigerador e auxiliar inclusive em seu desempenho e a dispersar com mais facilidade odores que naturalmente podem surgir nesse espaço.

E então, você já entendia direito a tecnologia frost free e suas vantagens? Que tal dar uma olhada nas opções de equipamento dessa linha de degelo da Dufrio, presente desde expositores até freezers verticais?

Aproveite e navegue por nossos produtos para fazer sua melhor escolha ou compartilhe suas dúvidas aqui para que possamos te ajudar!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Cláudio disse:

    Bom dia!

    No meu caso o gotejamento está ocorrendo pois a parte de trás da evaporadora está gerando água que escorre e não cai na canaleta, pois esta é posicionada na parte da frente.

    Pergunto: isto é indício de aparelho com defeito? Digo isso porque no meu ponto de vista não era para a agua estar escorrendo por tras, só na frente e em direção à canaleta.

    Esta agua acaba caindo na turbina e é direcionada pro interior do ambiente, gerando inconvenientes.

    • Olá Cláudio, tudo bem?

      Pode estar acontecendo por excesso de Condensação, esta pode ser gerada por diversos fatores sendo um deles excesso de fluido refrigerante. Será necessário um técnico para melhor avaliação.

      Ficamos à disposição =)

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento